09/05/2012

Ser crente, evangélico ou cristão?

Ser crente, evangélico ou cristão?

De que adianta congregar com quem esta ao seu lado e que está tão distante dentro de uma congregação?

Crente – todo mundo é.

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Tiago 2:19

Evangélico – aquilo ou aquele que se refere ao evangelho trazendo boas novas.

E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Tiago 2:16

Cristão -  quem segue Cristo e não anula o sacrifício da cruz

O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gálatas 1:7-8

A verdade para Deus não merece castigo ou desprezo.

Não digo que não exista (não me julgue), mas ainda não vi num versículo Bíblico, ordem ou um conselho para construirmos templos, gravarmos CD ou cobrarmos para pregar. Só vejo pessoas “crentes” ou “evangélicas” que ficam bravas em ouvir a sã doutrina – Espiritual - porque preferem seguir a sua própria razão.
A fé primitiva ainda não acabou e não serão destruídos pelos ditos “crentes e evangélicos”. Infelizmente a maior culpa vem de alguns líderes, cães gulosos que não se fartam. São culpados por interpretar a bíblia de acordo com as próprias conveniências e convicções.  Usando o seu próprio entendimento e não deixando que a bíblia diga nos púlpitos o que é certo ou errado.
Em meio a tanta instituição denominacional, embora seja chamada igreja, não são todas legitimamente evangélicas. Pois, as chamadas "congregações" nada têm a ver com o "congregar" bíblico, que era simplesmente estar juntos com outros cristãos. Mesmo a bíblia afirmando sempre, que Ele não habita em templos feitos por mãos humanas (At 7.48).
Realmente a igreja somos nós e não as paredes, mas creio que exista uma instituição religiosa que tem compromisso e amor a Deus e ao seu reino (sei que é coisa rara, mas ainda não vi). Só que erramos ao achar que somos donos da verdade e acabamos mudando superficialmente a nossa vida, transferindo apenas de religião, convicção ou razão e não de atitude de fé.
Muitas pessoas vão pra igreja "deixar os problemas", todos querem bênçãos... Acham a igreja  um local de "terapia", um QG, que prepara e dá recursos para aprender a alcançarem as almas perdidas ou conquistarem vitorias no mundo material. Só que poucos se esforçam pra estar íntimos a Jesus. E acabam Iludidos, se decepcionam porque infelizmente não questionaram a instituição e nem os ensinamentos dos pastores, com medo de estar “indo contra Deus”.
Vemos por nós mesmos que essa estrutura continuará a mesma: Impor uma dependência na alma que é fé naturalmente mística, onde se não estiver num templo não seremos um cristão de fato.
Sabemos que as Igrejas são comandadas por homens, contudo esses lobos não comandam o  livre arbítrio: os que permanecerem fieis alcançarão  a vida eterna. Mt.6:6 Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a Seu Pai que esta em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, te recompensará. A Bíblia diz: Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:25
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Vamos tomar cuidado, com essa babilônia religiosa de tantas placas de igrejas, denominações que se dizem crentes, evangélicas, protestantes ou cristãs se fazendo parecer anjo (s) de luz  destruindo e matando a fé do povo; se os católicos adoram imagens e os protestantes adoram a mamom, qual será o destino de ambos? Apocalipse 18:4:  diz: ouvi outra voz do céu dizendo: retirai-vos dela...  
Ainda há esperança! Pois, enquanto houver um “Cristão” fundamentalista: pastor, cantor, missionário pregando o verdadeiro evangelho, será plantado, será regado e nascerá uma linda flor de Jesus. Pregando boas novas sem doutrinas e estatutos, apenas a regra de fé que é a bíblia. Teremos a garantia de estarmos com pessoas reunidas sem pisar na graça de Deus e nem anular o sacrifício na cruz. Porque assim diz o evangelho em Romanos 12:1-21:

Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,

Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.

De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;

Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.

Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;

Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;

A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.

Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Finalizando- Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?
Provérbios 1:22

Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado.
Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada.
Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado.

Lucas 17:34-36


fotos

tom caet