01/08/2012

O Capelão Evangélico

Pois não desprezou, nem abominou a dor do aflito, nem ocultou dele o rosto, mas o ouviu, quando lhe gritou por socorro. 
Salmos 22:24



O serviço de Capelania Cristã

Tem como base legal na constituição federal no artigo 5  -  Inciso VIII - é assegurada assistência religiosa nas entidades civis e militares nos termos da lei.

O capelão é uma autoridade, um título muito honrado e de muita responsabilidade.

O serviço de Capelania é importante pelo fato de não ser como muitos pensam apenas para pregação, não... Esse serviço é de amparo às pessoas que precisam de uma ajuda um aconselhamento nas horas difíceis, uma orientação, e em casos até apoio financeiro.
Caso sim a pessoa solicite uma orientação espiritual faz-se uso do conhecimento da Bíblia e no curso de Capelania, não é qualquer pessoa que pode ser capelão,,, tem que ter experiência  na área de psicologia, aconselhamento, e ser bom conhecedor da bíblia.
E ser imitador de Jesus... Ter amor AGAPE (amor de Deus)!

O que faz um capelão?


CAPELÃO(Ã) É um ministro religioso, QUE LEVA UMA NOVA VIDA AO SER HUMANO e que está autorizado a prestar assistência religiosa e realizar cultos em hospitais, presídios, corporações militares, escolas, conventos, universidades e outras organizações. É  aquele que traz dentro de si o amor e a compaixão, pelo ser humano em geral.

O capelão é um integrante voluntário da equipe multidisciplinar da fé, é uma pessoa capacitada e sensível às necessidades humanas, dispondo-se a dar ouvidos, confortar e encorajar, ajudando nos presídios, escolas, hospitais e lares, ajudando as pessoas a lutarem pela vida com esperança em Deus. Oferece aconselhamento espiritual e apoio emocional tanto aos necessitados e seus familiares, como aos profissionais distintos. É importante elo com a comunidade local.

Ser capelão está ligado diretamente ao grande objetivo de “cuidar de vidas”.

Os capelães fazem seus trabalhos voluntários diariamente, fazendo visitas aos hospitais, presídios, escolas, lares ou onde for chamado, distribuindo literaturas Bíblicas, distribuindo vestimenta sapatos, produtos geriátricos e cestas básicas. Fazendo acompanhamento pré e pós-cirúrgico, aconselhando; suas palavras de mudança de vida voltadas a todos.

Os capelães também podem ser concursados, fazendo trabalhos específicos em corporações para qual foi designado... Levando Palestras e Seminários acerca de como viver uma vida melhor em hospitais, clínicas, escolas, presídios, etc...   Tudo gratuitamente.

Capelania, portanto, é o exercício da função extra pastoral (atua fora dos púlpitos das igrejas) que visa à assistência espiritual, enfocando a pessoa do Senhor Jesus Cristo no contexto do Reino de Deus e não apenas de um grupo religioso (igreja). É levar a fé, a esperança e o amor (I Co 13:13); é aperfeiçoar sua fé com as obras (Tg 2:22); é ser ovelha de Jesus (Mt 25:35-36); é uma visão Bíblica.

Capelão aceita as pessoas  com problemas sem discriminação como elas são, e reconhece que Deus também as ama e aceita, mas recusa deixá-las como elas estão.
O Capelão deve entender e saber como falar nos ambientes dramáticos conhecendo bem o "chão que pisa" não ignorando a relação entre fé, cura e alívio.

 O Capelão é um "ser humano" que cresce, aprende, arrisca sua vida para servir e dar Glória a Deus. Ele responde ao "Chamado de Deus" para ser um testemunho vivo de servo entre homens, mulheres, crianças, jovens, adultos e velhos. Em alguns casos deixando família e emprego para se dedicar integralmente a obra missionaria, vivendo de ajuda altruísta sem temer.

fotos

tom caet