31/08/2013

Para Que Serve os Teólogos?

 Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. ( I te. 5: 19,20,21 - BIBLIA)


Congresso de internacional de engenheiros na Austrália. O representante da Rússia, os engenheiros do Japão, da Bolívia e do Iraque, possuem algumas divergências. Mas todos sabem que para uma determinada altura, deve ser utilizada uma quantia mínima de ferro, e uma mistura ideal de cimento para se fazer um viaduto. Não dá para fazer com menos, a estrutura cairá. Todos concordam.
Engenheiros são pessoas admiráveis. São capazes de projetar obras magníficas, como as duas torres do World Trade Center. Foram eles também que projetaram os dois imensos aviões que derrubaram as torres. Torres e aviões foram projetados para o conforto e a segurança das pessoas. Mas, a religião de alguns fanáticos transformou aviões e torres em tragédia.

Congresso de obstetras no Paquistão. Os americanos, jamaicanos, chineses e os israelenses concordam plenamente que não se deve fazer uma cesariana aos cinco meses, nem esperar quinze meses. Todos concordam que nove meses é uma boa data para terminar uma gestação. No caso, os médicos não criaram lei, apenas, seguem as leis que Deus criou. Não há porque discutir. Médicos do mundo todo concordam nos pontos principais, e quando se descobre um remédio melhor para certa doença, mundialmente tal remédio ou técnica passa a ser utilizada.
Encontro de físicos. Como em todas as ciências, há discordâncias, que levarão a novas pesquisas e melhor conhecimento. Os representantes negros de países muçulmanos não deixam de reconhecer a importância do branco judeu Albert Einstein. Ninguém discorda de sua afirmação que a matéria pode ser transformada em energia. Os que porventura duvidavam, foram convidados para ver uma demonstração prática em Hiroshima, 1945, mas não quiseram ir. Não dá para discutir com a equação de Einstein.
Físicos são pessoas muito importantes. Eles não discordam sobre como funcionam as ondas eletromagnéticas que fazem um celular funcionar. O celular funciona seguindo leis reconhecidas em todo o mundo. Sem os físicos, viveríamos como na idade média.

Reunião dos coveiros. Também não há muito que discutir sobre como enterrar os defuntos. Congresso de padeiros. A maioria concorda com o uso da farinha de trigo.
As profissões e as ciências existem para o benefício da humanidade. Se uma profissão for extinta, causará grande confusão e sofrimento para as pessoas. Eu comentava com meu pai, no hospital, estas ideias, e ele tentou encontrar falhas no raciocínio:
Mas, e os militares, e as máquinas de guerra?
São projetadas para nos defender – respondi. – O exército brasileiro não é considerado uma coisa má. Está ali para defender nossa pátria.
Meu pai não desistiu:
Mas, e se de uma hora para outra, como você diz, forem exterminados todos os ladrões? Aí não criaria nenhum transtorno, muito pelo contrário...
Pensei em argumentar que ladroagem não é profissão, mas encontrei uma resposta melhor:
Nesse caso, haveria um problema sério em muitos governos, prefeituras e assembleias, com a saída de tanta gente ao mesmo tempo...
As ciências e as profissões são úteis para a humanidade, visam melhorar a nossa vida. Mesmo as mais simples. E, em todas elas, há consenso nos pontos principais, e debatem-se pontos controvertidos de forma a aprimorar o conhecimento. Algumas profissões são fundamentais para nossa vida. Podemos fazer um teste. Vamos começar com os engenheiros. Se pegássemos todos os engenheiros, colocássemos em um saco e jogássemos no rio, o que aconteceria?
No dia seguinte, ao ir de casa para o trabalho, imaginemos a confusão. Houve um problema na usina de Itaipu, e como não havia quem entendesse, e como o sistema é interligado, falta energia no país inteiro. Paralisação de todas as construções... a longo prazo, voltamos à idade média. Nosso mundo depende dos engenheiros. E se acabássemos com os coveiros? Imaginem aquele monte de defuntos empilhados na porta do cemitério. Pensem na possibilidade de sumir com todos os especialistas em informática. Caos total em bancos, aeroportos, paralisação da economia...

Agora façamos o teste com os teólogos. Vamos pegar todos eles, colocar em um saco e jogar dentro do rio...
No dia seguinte, ao ir de casa para o trabalho, o que você nota?
Tudo funciona normalmente. Os motoristas de ônibus trabalham normalmente, os elevadores funcionam, os jornais circulam, a vida permanece a mesma. Só nas faculdades de teologia os alunos ficam sem aula, e eles aproveitam a folga para namorar. Fora isso, nada muda de imediato. No sábado, as igrejas adventistas e as sinagogas funcionam normalmente. No domingo, as demais religiões cristãs também funcionam sem anormalidades. O médio e em longo prazo, pouco muda, também, exceto pela possibilidade de cessar os atentados em Israel, e o governo de Israel, sem os partidos religiosos radicais, faz concessões e surge a paz no oriente médio. Mas isto foi apenas um sonho. Os teólogos aí estão escrevendo em Revistas e viajando pelo Brasil para corrigir as besteiras que os leigos inventam. Mas vamos imaginar mais um pouco: um congresso internacional de teólogos. Sobre o que eles discutem? O que eles estudam?
Um dos teólogos da Índia adora a vaca. Os teólogos muçulmanos creem em Alah e Maomé, seu profeta, que orientou que exterminassem os cães cristãos. A África manda vários representantes, cada um adorando um deus diferente. De todo o mundo chegam os que estudam Zeus, Odin, Júpiter, Tupã, Oxum... Há no Rio de Janeiro quem adore o pastor Vilson Oliveira, cujo poder sobrepuja em muito a vaca dos indianos. Está bem, vamos reunir só as grandes religiões. Melhor, nada de budista ou xintoísta, vamos ficar só com as religiões monoteístas. Cristãos, Muçulmanos e Judeus. Aliás, para evitar guerra, vamos descartar estes também, fiquemos só com os cristãos.Mas não há o menor consenso entre católicos e protestantes. Vamos eliminar os católicos, já que nos séculos passados andaram exterminando os protestantes. Mas mesmo entre os protestantes não há o menor consenso. As doutrinas da maioria das religiões são excludentes entre si. Cada religião ensina que está certa, e as outras estão erradas. Mas, mesmo dentro de uma mesma religião, os teólogos vivem se estapeando e puxando pelos cabelos. Só depois de muita briga, chegam a um consenso, promulgam uma doutrina, e passam a exigir dos leigos que acreditem no que decidiram em suas confusas reuniões.
Os teólogos não concordam nem mesmo com o objeto principal de seu estudo, Deus. E por discordar, passam a perseguir, desprezar e, quando possível, matar os que discordam. Gostam muito de se apresentar como os representantes da divindade entre os homens, e exigem dos que estão abaixo deles, chamados carinhosamente de “leigos”, que estes não só os respeitem como também os sustentem. O leigo, como não tem capacidade para descobrir por si o caminho para a vida eterna, precisa então pagar pedágio ao teólogo. Se há uma coisa que os faz ficar profundamente irritados é quando um leigo se mete a questionar a fonte de financiamento dos teólogos, e sugere que os dízimos possam ser utilizados entre os próprios leigos para pregar o evangelho. Prestem atenção. Não estou falando de bons Pastores. Há teólogos que também são bons Pastores. Neste caso, eles não devem ser colocados no saco e jogados no rio. São pesquisadores da verdade. Mas nem sempre são famosos, pois têm por princípio não perseguir nem desprezar a ninguém, e assim passam despercebidos. Sem eles, o mundo ficaria muito violento, as pessoas ficariam sem esperança, e as ovelhas ficariam dispersas e entregues aos lobos. Conversei com um teólogo, possuidor daquele monte de títulos complicados obtidos nos Estados Unidos, sobre ética e honestidade em sua profissão. Ele se manifestou preocupado com os rumos que a nossa igreja está tomando, principalmente no trato com os que questionam doutrinas. Disse que leu o que escrevi sobre o respeito em “não toqueis nos meus ungidos”, e que concordava. O encastelamento do alto clero e a incapacidade de ouvir o clamor dos leigos é que estavam causando tantos focos de insatisfação. Falei-lhe de minha intenção em escrever propondo colocar os teólogos no saco e jogar dentro do rio, ele riu, e perguntou se eu sabia qual a definição de teólogo. Reconheci que não; ele então definiu: “Teólogo é um indivíduo que consegue complicar as coisas mais simples”.Merecem menção honrosa deste artigo aqueles que chamam de arrogantes e ignorantes os que “questionam as verdades que Deus graciosamente nos revelou”. Concordo com eles, há muita arrogância e ignorância nos questionadores. Mas, o que faremos com os que discordam do nosso modo de interpretar as verdades que Deus graciosamente nos revelou? Claro, nós (com nossa arrogância) estamos absolutamente certos e eles são umas bestas. Mas como devemos tratá-los? Será que chamá-los de ignorantes, ameaçá-los com a morte eterna, vai surtir efeito? Será que discriminá-los nas igrejas, cortá-los, persegui-los, vai ajudar a convencê-los? Estes métodos já foram usados tantas vezes no passado... O que aconteceu?
Como disse um teólogo, ele faz afirmações nas quais é difícil acreditar. Depois de um tour pelo Brasil (supostamente) combatendo as heresias mais absurdas, ele termina dizendo:
“Daqui a pouco aparecerão outros em outro lugar do Brasil com outro ponto de vista e lá vamos nós novamente”. O que será da próxima vez? Dom de Línguas? Questões sobre o dízimo? Dúvidas quanto à inspiração? Profecias apocalípticas? Não sei, mas sei que em breve eu, ou outro qualquer estaremos na mesma situação novamente.
“Mas, tenho uma dúvida sincera e gostaria de saber o que vocês acham. Devemos continuar dando importância a esses 'focos'? Às vezes penso que sim, pois há pessoas sinceras que pedem esclarecimento. Mas como na maioria absoluta das vezes os principais defensores da nova ideia jamais mudam seu pensamento, a despeito daquilo que lhes seja mostrado, pergunto se não é essa uma armadilha de Satanás para nos fazer ficar ocupados com esse tipo de coisa e, com isso deixarmos de pregar o evangelho. Algo a se pensar...”
Já se comentou o suficiente sobre este excesso de trabalho imposto aos nobres teólogos por este bando de membros leigos ignorantes que ficam inventando bobagens. (Ainda bem que pararam de marcar datas para a volta de Cristo!)
Fico penalizado com esses teólogos itinerantes. Como comprovação, até dou um conselho: deem mais atenção aos “focos” que questionam o dízimo. Pois, se estas ideias vingam vocês terão que viajar por conta própria e se hospedar em hotéis de segunda nas próximas vezes que saírem a campo para defender a unidade de suas igrejas. E seus filhos terão que passar em faculdades públicas, pois diminuirá a verba para sustentá-los nas particulares. Terão que estudar junto com os filhos dos leigos pobres, já pensou que humilhação?
Este assunto continua em foco. Enquanto isso, alguém poderia encontrar um rio bem profundo e verificar se não tem nenhum ambientalista por perto, vigiando?
Texto original -- T. Fonseca; Adaptação e Edição - E.Mucheroni. 28/04/2003

não seja falso comigo, Deus tá vendo!!!!

"Quem abrir uma cova, nela cairá, e quem romper um muro, uma cobra o morderá." Eclesiastes 10:8.

Assim diz o Senhor... Era o que os servos de Deus, os profetas falavam quando iam profetizar (a verdadeira profecia). Deus pode cumprir os sonhos do homem, desde que esteja de acordo com a sua vontade, e não para dar coices e entristecer as pessoas. Digo isso porque estou cercado de irmãos que tentam derrubar meu muro [chamado].  Mas aprendo com eles o que não devo fazer, certamente em tomar cuidado ao tratar o meu próximo principalmente quando ele não está por perto pra se defender dos nossos comentários.

Reconheço que existe mesmo uma separação entre mim e os que dizem seguir a Cristo. Só que eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar de opinião, porque não me envergonho de raciocinar e aprender. Também não brinco com a fé dos outros, evito movimentar a minha língua [intriga] à toa.
Prosseguirei andando sozinho. Não vim para o campo lançar palavras para agradar as pessoas, muito menos dizer ser profeta de Deus para fins próprios... Senão ficaria longe da vontade e da verdade de Deus. E nem me utilizo da palavra de Deus, e de tudo quanto tenho direito para mascarar com a verdade, mesmo estando longe dela.

Revelo-me numa característica do apostolo Paulo, que é não se calar diante dos tais. Só que quando vou comentar com eles acerca dos erros de alguém, sempre dizem que eu falo demais das pessoas e cada um prestará conta de si [como seu não soubesse], ou então utilizam a frase que está em Fp 1:18:  que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Entretanto, eles se esquecem de que até mesmo Paulo condenou atos que fossem contrários às escrituras. Gl 2:14: Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
Portanto, não me comparo aos outros. Entendo claramente que a profecia é a palavra expressada pela boca de Deus, diretamente para todos, e não somente a interpretação individual da escritura, e como Paulo, direi sempre: ...vi que não andavam [ainda andam] bem e direitamente conforme a verdade do evangelho,... Porque muitos se dizem profeta de Deus, mas só estão profetizando bênçãos para si mesmo, e se esquecem de que os verdadeiros profetas também exortam o povo, desde o menor até o maior.

Quem estiver lendo isso, digo, que a vida cristã só faz sentido quando prosseguimos para o alvo [Cristo Jesus]. Alvo que é preenchido pelo Espírito de Cristo, na plenitude daquela personalidade linda que o Senhor programou para cada um de nós. E se o alvo é para ser prosseguido, logo viveremos como crente e não cono  crentes religiosos.

Não fico parado, esperando as bênçãos prometidas.  Tenho  um alvo maior. E prossigo todos os dias para o alvo. Embora, nestes últimos dias venho vivendo o cumprimento das profecias bíblicas, sobre o meu ministério, onde tem se levantado muitos falsos [profetas, apóstolos, doutores e pastores], anunciando um evangelho, deturpado, que não condiz com as verdades expostas na Bíblia Sagrada. Paulo escreveu aos romanos (Rm 1:16), que não se envergonha do evangelho de Cristo, que é poder de Deus para salvação.

Quando ele fala de Evangelho, está se referindo a Cristo - em 1 Cor 1:23, Paulo diz: "Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos." Paulo não queria saber se alguém se escandalizaria com o verdadeiro evangelho, se achariam loucura. Ele não inventava modismos para atrair as pessoas para Cristo, ele pregava a Cristo e sua obra redentora. e pronto! O evangelho é a Palavra - em Jo 14:24, o próprio Jesus disse: "Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou."

Enfim, quando anuncio o Evangelho, anuncio a palavra de Deus, não a minha ideia ou de outra pessoa. Tenho que pregar a palavra, nada mais além da palavra (Jr 23:29); é amando a palavra que nos tornamos sábios (Jr 8:9). É a palavra de Deus que liberta o homem de toda forma de pecado. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gl 1:8. Que Deus nos guarde de anunciar outro evangelho. A fé vem pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus. Hb 11:3.

PS [post scriptum]. Atente-se sempre que nada é feito às escondidas do Pai, e que tudo que almejamos, devemos pedi-lo e com sabedoria, pois como um bom pai, Ele quer o melhor para nós, no tempo certo. Às vezes, mesmo quando estamos fazendo o melhor, encontramos obstáculos que podem ocasionar frustração, desapontamento e até desespero. Muitas provações que enfrentamos na vida resultam do nosso pecado. E as coisas que demoram a acontecer não são por causa do tempo de Deus, mas das nossas desculpas...


 Amém

30/08/2013

Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança

Senhor Deus, devo admitir, que às vezes, eu preciso descansar um pouco, parar e simplesmente deixar as aflições em outro lugar. Embora esteja em meio à angústia, embora a tristeza assole meu coração, todavia me lembrarei do Senhor. Eu preciso renovar as emoções. Estou com saudades e queria voltar um pouco ao passado, aos lugares amigos, de gente conhecidas.  Falar sem medo dos meus conhecimentos sem dar satisfação a ninguém, voltar ao lugar onde comecei a minha vida sem julgamentos de estranhos e desconhecidos. 

Tenho andado ultimamente recolhendo as pedrinhas que incomodam a minha felicidade, recolho-as com cuidado, pois são elas que me dão forças para lutar, para prosseguir, para ser forte diante das aflições. Também Sinto a falta daqueles dias felizes de esportes, do meu coração ingênuo na fé que ficou lá nos montes tempos atrás. Era muito bom. 

Faz-me um bem enorme lembrar isso, explorar os primeiros sonhos, com gostinho de lembrança. Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Lamentações de Jeremias 3:21-24.

Como são insondáveis os Teus caminhos, os Teus planos fazem-me Senhor aceitá-los e não os meus, os teus caminhos são os da perfeição e Tu os traçaste para mim. Pois, meus passeios são apressados, minhas viagens longas. Respiro todos os momentos a liberdade cristã e trago-a como um presente que ilumina outros corações. Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Mateus 5:45. por isso sou grato pelo sacrifício de Jesus no meu lugar para me dar a vida eterna. Peço que perdoes meus pecados e mude a minha sorte! Minha alegria está no Senhor, a minha porção é o Senhor e em Ti espero! Louvado seja o Teu nome! Em nome de Jesus, Amém!

Se paz a mais doce me deres gozar /Se dor a mais forte sofrer/ Oh! Seja o que for Tu me fazes saber/ Que feliz com Jesus sempre sou
REFRÃO: Sou feliz com Jesus Sou feliz com Jesus, meu Senhor.
Embora me assalte o cruel Satanás/ E ataque com vis tentações;/ Oh! Certo eu estou, apesar de aflições,/Que feliz eu serei com Jesus!/A vinda eu anseio do meu Salvador/Em breve virá me levar/Ao céu onde vou para sempre morar/Com os remidos na luz do Senhor

arrumam desculpas para não servir e ainda se acham...

Já reparou que as pessoas que não conseguem realizar seus objetivos arrumam sempre uma desculpa?

O pior, que assim também são alguns crentes que dizem confiar em Deus, mas vivem usando desculpas que não servem pra nada. Arrumam sempre uma justificativa por não cumprir o alvo, alcançar o objetivo. Os tais deveriam ser sinceros e retos pra não se perderem e, resolver ao invés de se desculpar. Deveriam incomodar as pessoas que estão acostumadas a empurrar a vida com a barriga, sendo exemplo! A dica é tentar não se perder em seus próprios idealismos, pois a falta de segurança pra realizar o que se deseja,  acaba não incomodando ninguém. Quem vive de fé mediana e quem arruma desculpas esfarrapadas é medíocre.   
Cujas justificativas são: Não tenho dinheiro, sorte, experiência, tempo. Algumas pessoas não se dão bem, não tem sucesso por causa da culpa e acaso, reclamam até de Deus, pois não admitem seus próprios erros. Está na hora de mudar:

Em primeiro lugar, quando cometer uma falha, assuma. Quem não admite, não consegue corrigir falhas. Na verdade são orgulhosas demais para assumir o que precisam corrigir. Agora, dizer que não é da vontade de Deus é desculpa esfarrapada! Depois de tanto tempo ainda não adquiriu experiência com Ele? Trabalhando voluntariamente terá experiência, ajudar as pessoas dá experiência, tratar bem às pessoas dá experiência... São tantos meios de ajudar e tanta gente querendo uma mãozinha… Ofereça seu trabalho voluntariamente e em troca ganhará gratidão e experiência e autorização de Deus. Caso tenha dificuldades em conseguir isso, reveja seus conceitos.

Em segundo lugar todo mundo tem a mesma quantidade de tempo para reaprender. O dia tem vinte e quatro horas para o mendigo, para o Pastor, para o Presidente basta analisar se o tempo que utiliza está sendo usado de maneira correta. Fazer as coisas como sempre fez sem se preocupar em resultados, é desperdício de tempo.

Em terceiro lugar goste de todos como você mesmo. Se você é subordinado a alguma pessoa  ou função e não gosta dela, na verdade, você está prejudicando a si mesmo, ou pode estar no lugar errado. As pessoas vão perceber e não demorará pra será conhecido como uma pessoa amarga, preguiçosa e desleixada. Se brigar com alguém, faça as pazes. Se alguém te magoou, perdoe. E se, por acaso, não conseguir, saia! MUDE! E vai trabalhar em algo que te faça feliz. Procure ver com outros olhos as circunstancias. Deixe de ser frouxo! Pare de usar Deus e a Palavra para não fazer nada!

Um homem que está buscando a verdade deve ter coragem e determinação, pois chegará um momento da sua busca, que vai achar o que procura. Ao se deparar com a verdade, pode ocorrer que tudo aquilo em que ele crê será posto á prova. Então terá um dilema: Seguir a verdade ou ficar no seu lugar de conforto com ideias prontas. “Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum. João 18:38”; Se prestar atenção às pessoas medianas vivem arrumando desculpas esfarrapadas. Quem vive somente com pessoas medianas vai aprender sempre novas desculpas. Encontrar desculpas para tudo é escolher ser medíocre pra nada. Para de ser negligente! Deus te deu dons, te deu vida! Então ore pedindo orientação, direção para o trabalho e não permissão para esperar. Imagine se Deus estivesse esperando demais para cuidar de você? JESUS FICOU COM PREGUIÇA QUANDO SALVOU VOCÊ?

desbafei! ufa!!!

Cristão Sim, Religioso Nunca!
“Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas”!
 Pois que fechais os homens o Reinos dos céus: 
e nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando"  Mt 23:13

Pai eu sei que viver com Senhor tem valido a pena! Só que ultimamente estamos aflitos por causa de pessoas religiosas que chegam até nós e nos irritam, nos ofendem, e não nos fazem bem. Sabemos que O Senhor disse que isso aconteceria, por isso declaramos a Ti a nossa angustia, pois precisamos renovar o nosso entendimento acerca de como lidar com elas...  Elas são tão religiosas e não veem o mal que causam a obra missionária.  Particularmente não tenho suportado ouvir tantas desculpas delas, são questionadoras, omissas e desprovidas de vontade própria. Sempre alegam que vão falar com o Senhor pra realizar a obra e nada acontece... Até que eles queiram.  Estão estagnados a uma benção pessoal e poder único, data, hora e... Estou chegando ao Senhor para que me afaste desses, pois quero te servir sem vaidade em todo o tempo. Ainda hoje tenho pensado nas características essenciais à atitude desses cristão-evangélicos-religiosos atuais.  Em desabafo, refiro-me às atitudes comuns de gente sincera que, sem perceber, agem por costume e tradição, e não quero ser conduzidos por eles. Temo já encontrar-me contaminado com alguns pensamentos egoístas, gananciosos da fé que fazem do templo [igreja], pregadores, cantores serem idolatrados. Não pretendo me entregar a autoridades humanas para realizar a obra. Nem tão pouco Te usar para desculpar-me da preguiça. Não aguento ouvi-los dizer que vão orar pra ver se é de Deus ir e abençoar o próximo. Tu sabes que não tenho medo de ir. E não me desculpo nisso. Eu escolhi! Eu decidi! Portanto eu creio que Tu estás comigo!

Penso eu sem demora eliminar a mediocridade e as coisas banais que carrego sem perceber, e que fazem parte do cotidiano de muita gente também, tipo: quando fico irritado quando eles [crentes] não falam “Em o nome de Jesus” ou discutem para provar que a forma que eu vivo é a incorreta e única; e dão mais valor ao  que está escrito do que ao que está dito e consumado. Obviamente esta é a minha opinião sobre este perfil. Eu não sou rotulo de coisa alguma, sou apenas uma pessoa específica. E não um religioso repugnante, convencido e presunçoso que sempre pensa ter a verdade, que passa e finge que não vê o ferido e que quer dar aula de religião pra Jesus. Portanto, ajude-me Deus, eu preciso me dedicar mais obra para não me assemelhar em nada e este tipo de gente. Exclusivamente O sigo não como uma meditação ou repreensão quanto à minhas atitudes. Mas para declarar que o Senhor me dá uma vida feliz, e sinto um prazer nisso. Afinal, se estou sendo perseguido é porque estou no caminho certo… Também não tenho vergonha de falar de Jesus para as pessoas. E, não quero esquecer nunca de abençoar com “vá com Jesus” quando se despedir de alguém. E muito menos deixar de orar no nome de Jesus e se predispor a ajudar alguém que tenha falhado no caminhar, e principalmente, não se esquecer de, ou julgar o outro a retidão do Senhor. Sei que não sou o único. E também não estarei condenado por causa disso. Sinto-me feliz por ser meu amigo Divino e não O estimo por medo ou interesse de alguma coisa, como antes digo que pretendo ser Cristão Sim!
“Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas”!Pois que fechais os homens o Reinos dos céus:  e nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando"  Mt 23:13.


Pai, perdoa o meu jeito de achar que sou perfeito
Vejo erro nas pessoas, e não olho meus defeitos
Justifico-me com o bem quando o mal eu pratiquei
No final, eu reconheço quando eu erro outra vez
Estou sempre declarando: "quero ser como criança"
Com o coração tão cheio de maldade e de vingança
Pai, perdoa o meu jeito de achar que sou perfeito
Sou tão falho pecador detalhado de defeitos.

Pai, meu Pai, tenho muito que mudar
Pai, meu Pai, me ajude a melhorar.

Pai, a minha oração pode parecer tão dura
É que essa realidade no meu peito só machuca
Não dava pra esperar, amanhã seria tarde
Te entregar meu coração é minha prioridade
Me olhando nessa hora ainda não sou perfeito
Mas eu sinto que me amas mesmo eu sendo desse jeito
Obrigado por me ouvir
Não vou nem me despedir
Fica aqui dentro de mim
Para nunca mais sair.

29/08/2013

Senhor Jesus cristo [o Meu Salvador]


Irmãos,

Muitas vezes deixamos nos dominar pelas dificuldades e ambições. Nós cometemos o pecado baseado na mentira e na desobediência, e nós só entendemos isso a partir do momento em que somos transformados pelo conhecimento da palavra de Deus. Paulo em Efésios 1:18,19 sendo iluminados os olhos do vosso entendimentopara que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder Para que a incredulidade seja iluminada de modo que possamos ver e entender o poder, a autoridade e a proteção espiritual que é a nossa herança em Cristo.

Quando não expressarmos a nossa fé com bom testemunho, o descrente vê Jesus, o Evangelho, o inferno, apenas como um estado íntimo da consciência. Pra eles demônios existem pra nada, Deus é omisso, Jesus é mito, céu é utopia e aí vai...

Só que convivemos com muitos cristãos cultuando Jesus na cruz, abatido, vitimado pela incompreensão humana que simplesmente os ignoramos... Noutro modo, continuamente o vemos ser comparado a médico, psicólogo, professor, pessoas respeitadas no conhecimento da ciência e pouco fazemos para esclarecer... Isso porque acostumamos a ver o uso da Palavra sendo confiada a homens condenados, de caráter terrível a um inferno eterno em função de seus erros ou aos supostos eleitos a salvação em função da suposta fidelidade e obediência.

Enquanto Jesus age de forma simples com o homem, o mesmo complica tudo para seguir Jesus. Bem, a partir daí podemos ver o quanto Deus passa a ser infinitamente bom e misericordioso com a humanidade. Né?

Mas será que Deus faz classificação dicotômica [duas faces] do Seu amor e não percebemos ou Ele apresenta DUAS concepções do caminho da salvação que não entendemos?

Em primeiro lugar temos que crer, o nosso Senhor disse que não podemos livrar as pessoas das cadeias, da cegueira espiritual ou da influência demoníaca sem que antes se repreenda as investidas do mal na nossa vida. Enquanto não exercemos a fé, o comando espiritual delegada no nome do Senhor Jesus Cristo o diabo continuará a procurar um espaço para tentar os filhos de Deus.


Em segundo lugar aceitar, porque a vontade de Deus expressa totalmente à dependência Nele onde a Sua Palavra em nossa vida proclama a confiança absoluta nela. E por fim adorá-Lo em obediência e dedicação. Para tanto, precisamos ter visão espiritual que nada mais é do que saber discernir entre a verdade de Deus e a mentira do diabo. Já que o Senhor Jesus é real e nele irradia o amor largamente, assim como o sol cujos raios se direcionam para todos os lados e alcançam a todas as pessoas da terra. Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti. Sal 32:8,9.

O "jejum da língua"

Como é difícil  falar bem de alguém, ver somente o lado bom delas! "Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente" (1 Pd 3,10).

O direito de examinar e reter as palavras são direitos imprescritíveis ao crente, só que o Evangelho não tem a pretensão de subtrair isso, como também não tem a finalidade de satisfazer todo mundo em suas opiniões pessoais ou ser usada para agredir a integridade de alguém. Infelizmente nos últimos dias tenho estado com pessoas que habitualmente e naturalmente agem assim, ou seja, fazem comentários alheios acerca do meu ministério e do meu entendimento. Como é difícil estar com esses irmãos. Estar com os que se entregam a esse comportamento e que nada mais fazem além de criar confusão e causar ira e amargura em nossos corações, sem falar da falsidade entre amigos.

No trato a critica, entendo que cada um está livre para aprová-la ou rejeitá-la; mas para discuti-la seria necessário debatê-la com conhecimento de causa; ora, a crítica, muito frequentemente, tem provado a ignorância de quem tem princípios tolos... Da mesma forma critico frequentemente neles a malevolência que os torna responsável por atos repreensíveis ou ridículos, e garanto que se ao serem confrontados certamente afirmariam que foram envolvidos incidentemente ou diabo armou uma cilada para eles.

Então porque quando os confrontamos pelo seu mau hábito, negam essas alegações respondendo com desculpas e racionalizações bíblicas ofensivas tripudiando ou debochando?

Em primeiro lugar, porque são fofoqueiros e não sabem que o são: Os fofoqueiros muitas vezes têm o objetivo de se elevar ao custo de fazer com que outras pessoas se pareçam maus e eles os bons; também se exaltam como uma espécie de repositórios de conhecimento e santidade, onde falam dos erros e defeitos dos outros, ou revelam detalhes potencialmente embaraçosos ou vergonhosos sobre a vida alheia sem o seu conhecimento ou aprovação alegando ser revelação divina. Sendo desmascarados, ao invés de admitirem a falha, eles culpam algo ou alguém mais na tentativa de minimizar a seriedade do erro do que para soluciona-lo.

Lamentavelmente temos visto tantas amizades [vidas] sendo destruídas por causa de algum engano [entendimento] e que começou com uma fofoca [critica]. Mas a Bíblia nos diz que "o homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos" (Provérbios 16:28). Também no livro de Romanos, Paulo mostra a natureza pecaminosa daqueles a qual Deus estará derramando a Sua ira. Esses que por terem rejeitado as instruções e direção de Deus, Ele os entregou às suas naturezas pecaminosas. Nesta lista se inclui murmuradores e difamadores (Romanos 1:29-32). A bíblia fala que a boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. “As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre” (Provérbios 18:7-8). Triste ver que alguns gostam disso e procuram por ocasiões para ofender outras pessoas.

Em segundo lugar, as atitudes deles se evidenciam precisamente ao contrário do que dizem, pois, muitos não estão vivendo, pelo contrário, vivem negando, confundindo-se com as imitações grosseiras e burlescas do charlatanismo da fé, pois enaltecem a si mesmo naquilo que fazem esquecendo as suas próprias fraquezas, dando, enfim, como a regra de todas as excentricidades em nome de Deus. A fofoca, que tem causado desunião, intrigas e amarguras na vida de alguns cristãos. Devemos, pois, definir, conhecer e aprender como neutralizar esse erro.

 Não seria mais sensato apaga-los do meio dos salvos em Cristo. Mas instruí-los: Paulo advertiu as viúvas para não serem mexeriqueiras ou ociosas. Essas são conhecidas por serem "não só ociosas, mas também paroleiras [guardadoras] e curiosas, falando o que não convém" (1 Timóteo 5:12-13). Temos que nos atentar aos que não produzem frutos [ociosas] e que têm a tendência de passar muito tempo com outras pessoas em seus lares, trabalhos, escolas, juntamente e se envolvem na vida dos outros, escutando e observando varias conversas e situações que têm o potencial de serem destorcidas, principalmente quando ditas sem testemunha.

Em terceiro lugar, Deus nos adverte contra deixar que esse pecado entre em nossas vidas. "O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios" (Provérbios 20:19). As mulheres certamente não são as únicas culpadas de fofocar.  Portanto, não se deve dirigir àqueles que têm convicções diferentes de fé com palavras de desrespeito e altivez, porque o fofoqueiro é um inútil leva e traz que só serve pra isso, pois, pessoas inteligentes falam sobre ideias, pessoas comuns falam sobre coisas; pessoas medíocres falam sobre pessoas… por favor, àqueles que, não estando satisfeitos com aquilo que vivem, procurem alguma coisa melhor...

Em quarto lugar, A igreja do Senhor na terra tem a missão de ser diferente, consequentemente com os Seus princípios, Jesus não se impõe a ninguém. Ele quer ser aceito livremente e por convicção voluntaria. Os ensinamentos que recebemos vêm gratuitamente Dele. O livro de Provérbios tem uma longa lista de versículos sobre os perigos da fofoca e potencial dano que pode resultar. "O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado. O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto" (Provérbios 11:12-13). Por essa razão não nos misturemos com essas coisas e tentemos ficar de fora de escândalos e burburinhos.

A mim, alguns podem achar que julgo ser melhor que os outros, mas a verdade é que tento fazer o bem ao próximo a cada dia com a intenção de prepara-lo  para receber a salvação em Cristo. Porém, tem uma classe de cristão, ou  falsos cristãos, que acreditam que vão pro céu ofendendo os outros, mas que terão lugar reservado no inferno, por causa do “disse que me disse”. Sl 101.5 “Destruirei aqueles que falam mal dos outros pelas costas...”. 
Se mesmo assim alguém aí está pensando que está certo, saiba que: “Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e está enganando a si mesmo.”  Inclusive, o que nos irrita no outro e nos faz pensar que ele seja arrogante, chato, sabe tudo... normalmente é aquilo que temos arraigado dentro de nós, portanto, o chato,  desempenha um papel importante: de nos mostrar quem somos e sobre nossas chatices também. Embora muitas vezes nós tenhamos nutrido sentimentos ruins por tanto tempo,  mesmo convertido precisamos de mais tempo pra acabar com eles.

Por isso muitas vezes perdemos as pessoas próximas por endurecermos o nosso coração.  Nesse caso, bem que poderíamos ter aprendido muito com essa pessoa, mas a perdemos... Também perdemos tempo pra descobrir que pessoas mudam, defeitos mudam, tempos mudam, mas, se não tomarmos cuidado, as opiniões não. Só não  percamos o tempo em amar as pessoas, ame-a sempre seja ela como for.

“O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu vos amei” (João 15:12)

28/08/2013

Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? (Romanos 9.20)


Por favor dediquem seu tempo para leitura bíblica  pois no dia do arrebatamento, esses que se exaltam na presença de Deus, cobrando respostas por ter feito algo como quem anda direitinho nessa vida, e cobra isso do Criador será humilhado. Veja o que aconteceu ao mestre da lei de Moisés, aqueles que justificam suas obras, quando oram diante da presença de Deus. Vejam:


Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano;
jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.(Lucas 18.10-14)

OBS:  quando você  clama a Deus por resposta dizendo: "Estou Te obedecendo, cade as janelas dos Ceus, eu não aceito essa situação de miséria," porque não sou infiel e o Senhor prometeu!!, isto é JUSTIFICAÇÃO DIANTE DE DEUS DE UM VERSÍCULO DA LEI Dada A MOISÉS, VEJA EM (MALAQUIAS 4.4).  veja o que o apostolo paulo disse aos Cristão em Gálatas:

Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.(Gálatas 5.4)e, por meio dEle, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés.(Atos 13.39) que Deus tenha misericórdia e possa nos iluminar ! 

25/08/2013

Amar Ca


whenever we talk about someone we think we give her the opportunity to do the same, but there is no guarantee of avoiding it say what you do not want to hear ...

"sempre que falamos de alguém aquilo que nós pensamos, damos a ela o direito de fazer o mesmo, porém sem garantia de impedir que ela fale o que não queremos ouvir..."

Não sirva a Deus em estado de pecado, senão...




Sempre me deparo com alguém traumatizado com a experiência evangélica, que não suportam mais ficar no mesmo local com crentes corruptos. Que preferem manter com eles apenas um vínculo meramente formal como uma comunidade cristã: acreditando em Jesus, sendo todos filhos de Deus e pronto!

Pra alguns cristãos, é muito cômodo ter uma aparência de santo, é até fácil; porém, aquilo que é oculto sempre vem a ser revelado. É lendo as escrituras que aprendemos a escolher e fazer o que é certo, porque isso deixa Deus e as pessoas felizes com gente. Só que muitas vezes, somos tentados a não querer oferecer o melhor para Deus e de modo egoísta impedimos a verdadeira entrega do nosso coração a Ele e dos outros, deixando de servi-Lo com procedimento digno de servo.

Atentemos ao triste fim de Eli que era sacerdote e pai de Hofni e Finéias, que não eram obedientes como Samuel e não escolheram fazer as coisas certas, pelo contrário, fizeram tudo errado diante dos homens e diante de Deus.

Bem como muitos hoje, Eli havia sido escolhido especialmente por Deus para ser Sacerdote e juiz em Israel (2.28). Mas, infelizmente, não foi fiel em sua missão. Principalmente por conta de seus filhos, que se tornaram sacerdotes sem as qualificações morais. Eles eram profanos, desprezavam as coisas de Deus, fazendo pouco caso do que é sagrado. Não se contentavam com o seu salário, tomaram para si aquilo que pertencia a Deus, explorando o povo, fazendo comércio das coisas de Deus, desonrando assim seu ofício sacerdotal (2.12-17). Algo que nos faz querer entender o porquê da pessoa que é ensinada na verdade de Deus, se tornar absolutamente incompreensível à Palavra divina. Mas a pergunta é: por que isso acontece com elas?

Isso ocorre por causa dos maus exemplos no meio evangélico, dos ensinamentos contaminados dos que escolheram fazer o que é errado, dos que terão problemas depois e que ignoram que pagarão um preço por isso. Porém é indispensável lembra-las que encontramos um caso bem claro “nas” Escrituras: é o dos filhos de Eli, descrito em 1 Samuel onde verificamos o repúdio de Deus e Seu julgamento sobre ele e seus filhos. O pecado deles era muito grande à vista do Senhor, pois eles estavam tratando com desprezo a oferta do Senhor.  (1 Sm 2.12-17). Por que vocês zombam de meu sacrifício e da oferta que determinei para a minha habitação? Por que você honra seus filhos mais do que a mim, deixando-os engordar com as melhores partes de todas as ofertas feitas por Israel, o meu povo?’... É chegada a hora em que eliminarei a sua força e a força da família de seu pai, e não haverá mais nenhum idoso na sua família, e você verá aflição na minha habitação. (1 Sm 2.29,31-32).

O que assusta é que Eli não está sozinho nesta historia. Hoje, infelizmente há muitos outros casos de irmãos que conhecem a Deus e que são ou tem filhos abomináveis e sinistros nas igrejas. Tomando ainda outros exemplos na bíblia, temos: Adão (Caim), Isaque (Esaú), Samuel (seus filhos – 1 Sm 8.3), Davi (Absalão) e Ezequias (Manasses).  

Mas foi de Eli, inerte, insuficiente, a culpa de ser tolerante e conivente com os pecados dos filhos, permitindo que eles seguissem no ministério... Deus se queixou de Eli, dizendo que ele honrou mais aos filhos do que a Deus. (2.29).

Os pecados de Eli e seus filhos levaram o povo a afastar-se também de Deus (2.24). Deus retirou sua bênção e o povo foi derrotado em uma batalha (4.2). O povo achava que a Arca da Aliança os salvaria, chegaram até a trazê-la para o campo de batalha. Fizeram um culto fervoroso. Ofni e Finéias estavam segurando a Arca, mas tal fervor não alcançou os céus e não passou de puro entusiasmo humano (4.5). Fez muito barulho, mas Deus não os atendeu (4.10). De nada adianta a Arca da Aliança quando não estamos sendo fiel a Aliança. Trinta mil homens morreram, entre eles, Ofni e Finéias. A Arca foi parar nas mãos dos filisteus (4.11). Eli, abalado com a notícia, também acabou morrendo (4.18).  A mulher de Finéias, que estava grávida, deu a luz prematuramente e arrasada, colocou em seu filho o nome de Icabô (4.21), que significa, foi-se embora a glória de Israel.  O temor de Deus que faltou a Ofni e Finéias agora é visto entre os pagãos! Este episódio me faz lembrar-nos de Jesus quando disse: "se estes se calarem, as próprias pedras clamarão” (Lc 19.40)! 

Mas "antes que a lâmpada de Deus se apagasse" (3.3), a Palavra de Deus se manifestou ao menino Samuel (3.4), que ao contrário das atitudes rebeldes acolheu a voz de Deus, dizendo: "Fala Senhor porque teu servo ouve" (3.10).  Devido a sua prontidão em obedecer, Deus fez de dele um verdadeiro profeta (3.19). Samuel é usado por Deus para promover uma verdadeira reforma! Um reavivamento espiritual transformou a nação! Ele conclamou o povo ao arrependimento (7.3). O povo confessou os seus pecados (7.6), abandonou os seus ídolos (7.4) e voltou-se para Deus com humildade, jejum e oração (7.6).

Que contraste se vê aqui em relação à atitude triunfalista dos arrogantes que festejava com brados de vitória o fato de possuírem a Arca (4.5). As palavras de confissão positiva não garantiram a vitória (4.10), no entanto, as palavras de confissão de pecado e culpa, e orações humildes, reconhecendo a total dependência de Deus, é o que produziu uma resposta dos céus! Portanto, não é o “barulho” na terra que produz barulho no céu, mas, sim, corações humildes e contritos diante do Todo-Poderoso! Não adiante ter dom do Sacerdócio, é preciso ter o caráter de servo [Jesus], pois nada substitui a obediência. 
Não deixe o pecado o impedir de servir a Deus. Tenha caráter e dê testemunhe. Não escandalize as pessoas em volta e ajude alguém está com a vida irregular e continua a frente no ministério, ensine-o a parar ou afastar-se temporariamente, e mande-o procurar o conserto, para então voltar para o seu lugar. Não há pecado algum que o Sangue de Jesus não possa lavar. Quem é sensato não despreza as palavras de Tiago 5,16: “Confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados”. Lembre-se: com quem é que nos identificamos nesta história? De Icabô (4.21) foi-se embora a glória de Israel, ou de Ebenézer (7.12), que significa: "Até aqui nos ajudou o Senhor!".  Como é que terminará a sua própria história se continuar no curso em que está?

Deus diz: "Obediência quero e não sacrifícios” (1 Sm 15.22-23).


Essa é uma mensagem ao ministério pastoral que protege o erro.

24/08/2013

O compromisso com o testemunho do evangelho



O apóstolo Paulo menciona três disposições inabaláveis do seu coração em relação ao evangelho: "Eu estou pronto" (Rm 1.14); "eu sou devedor" (Rm 1.15) e "eu não me envergonho" (Rm 1.16). Temos aqui três verdades: A obrigação do evangelho: "sou devedor"; a dedicação ao evangelho: "estou pronto"; e a inspiração do evangelho: "não me envergonho". Vamos examinar esses três compromissos com o evangelho. 

Em primeiro lugar, eu estou pronto a pregar o Evangelho (Rm 1.14). A demora de Paulo em ir a Roma não era falta de desejo do apóstolo, mas impedimentos circunstanciais alheios à sua vontade. Esse atraso, na verdade, enquadra-se no sábio arbítrio de Deus, pois resultou na escrita desta epístola, que tem merecido o encômio de ser "o principal livro do Novo Testamento e o evangelho perfeito". Paulo sempre esteve pronto a pregar. Ele pregava em prisão e em liberdade; nas sinagogas e nas cortes; nos lares e nas praças. Pregava em pobreza ou com fartura. Ele chegou a dizer: "ai de mim, se não pregar o evangelho" (1Co 9.16). Pregar o evangelho era a razão da sua vida.

Em segundo lugar, eu sou devedor do Evangelho (1.15). Há duas maneiras de alguém se endividar. A primeira é emprestando dinheiro de alguém; a segunda é quando alguém nos dá dinheiro para uma terceira pessoa. É no segundo caso que Paulo se refere aqui. Deus havia confiado o evangelho a Paulo como um tesouro que ele tinha que entregar em Roma e no mundo inteiro. Ele não podia reter esse tesouro. Ele precisava entregá-lo com fidelidade. Deus nos confiou sua Palavra. Ele nos entregou um tesouro. Precisamos ir e anunciar. Sonegar o evangelho é como um crime de apropriação indébita. O evangelho não é para ser retido, mas para ser proclamado. Ninguém pode reivindicar o monopólio do evangelho. A boa nova de Deus é para ser repartida. É nossa obrigação fazê-la conhecida de outros. Proclamar este evangelho em todo o mundo e a toda criatura não é questão de sentimento ou preferência; é uma obrigação moral; é um dever sagrado. 

Em terceiro lugar, eu não me envergonho do Evangelho (1.16). Paulo se gloria no evangelho e considera alta honra proclamá-lo. Ao considerarmos, porém, todos os fatores que circundavam o apóstolo, nós poderíamos perguntar: Por que Paulo seria tentado a envergonhar-se do evangelho ao planejar sua viagem para Roma? Porque o evangelho era identificado com um carpinteiro judeu que fora crucificado. Porque naquela época como ainda hoje os sábios do mundo nutriam desprezo pelo evangelho. 

Porque o evangelho, centralizado na cruz de Cristo, era visto com desdém tanto pelos judeus como pelos gentios. Porque pelo evangelho Paulo já havia enfrentado muitas dificuldades. Porém, a despeito dessas e outras razões, Paulo pode afirmar, com entusiasmo: "Porque não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Rm 1.16). 

Hoje há três grupos bem distintos: Primeiro, aqueles que se envergonham do evangelho. Segundo, aqueles que são a vergonha do evangelho. Terceiro, aqueles que não se envergonham do evangelho. Em quais desses grupos você se enquadra? Qual tem sido o seu compromisso com a proclamação do evangelho? Que Deus desperte sua igreja, para que como um exército poderoso, cheio do Espírito Santo, se levante para proclamar com fidelidade o evangelho da graça. Pregar outro evangelho ou sonegar o evangelho é um grave pecado; porém, anunciar o evangelho, é o maior de todos os privilégios!

H DL

21/08/2013

Aprendendo com a Arca de Noé


COISAS IMPORTANTES A APRENDER COM A ARCA DE NOÉ

1) Não perca o barco.

2) Lembre-se de que estamos todos no mesmo barco.

3) Planeje para o futuro. Não estava chovendo quando Noé construiu a Arca.

4) Mantenha-se em forma. Quando você tiver 60 anos, alguém pode lhe pedir para fazer

 algo realmente grande.

5) Não dê ouvido aos críticos; apenas continue a fazer o trabalho que precisa ser feito.

6) Construa seu futuro em terreno alto.

7) Por segurança, viaje em pares.

8) A velocidade nem sempre é uma vantagem. Os caramujos estavam a bordo com os 

leopardos.

9) Quando estiver estressado, flutue por um tempo.

10) Lembre-se, a Arca foi construída por amadores; o Titanic por profissionais.

11) Não importa a tempestade, pois quando você está com Deus há sempre um arco-íris

 te esperando.

18/08/2013

Não se corrompa!

De fato Deus abençoa a cada um conforme a sua capacidade – [Mateus 25.14] portanto, não  devemos querer uma benção maior do que a nossa capacidade.

Vemos muitas vezes Deus chamar uma pessoa à igreja e o deixa-lo numa posição [membro, diácono, evangelista], daí ele pensa que tem o mesmo nível do pastor, e pensa que tá capacitado para ministrar e poder dirigir a congregação. Acaba por sair do limite que Deus estabeleceu pra ele e se corrompe.

Corromper: é estragar, tornar podre. Pois quando Deus abre uma porta, e o homem diz: “Fui eu. Eu sou bom.” ele corrompe o seu caráter, e começa a fazer coisas que ele mesmo abominava ficando cego e apodrecido por dentro.

Saiba que é o nosso orgulho que tem apodrecido o nosso caráter, a nossa alma, a boa índole, pois degenera a imagem de Deus, a Sua santidade em nós. Porque quando transgredimos [pecamos], desobedecemos, saímos do propósito Dele.  Lembra-se de Uzias?

Deus o chamou pra ser rei, mas ele achou que tinha a mesma autoridade que um sacerdote e que também tinha “poder”, e se achava o “tal”... Falhou feio, pois Deus não lhe havia designado a função do sacerdócio. Além disso, deixou de remover muitos dos símbolos de idolatria na terra. (2 º Reis 15.4). Portanto, não despreze a benção que Deus te dá e não tenha inveja da benção que Deus dá aos outros.
Quando a pessoa joga fora a benção de Deus e não aceita a correção, perde a posição diante dos homens e diante de Deus.  Se jogar a benção fora, você perde – obviamente.
Enfim, não importa o que os outros estão dizendo da sua benção [seja qual for], a benção que Deus está te dando é pra te enriquecer de alegria, de gozo, de felicidade, de esperança, de compaixão... Não queira um lugar que Deus não quer pra você. Vamos ficar na posição que Deus nos colocou. Seja aquilo que Deus quer e esteja no centro da vontade Dele.  Provérbios 10.22.

Uma batalha a ser vencida...




Dizem que a vaidade cristã é que faz uma pessoa se tornar incrédula... Realmente a vaidade é uma tendência natural que envolve um sentimento de autopreservação, que faz com que possamos mentir para nós mesmos e com grande facilidade aos outros. No antigo testamento Salomão afirmou que tudo abaixo do céu e sobre a terra é vaidade. E nós seres humanos  insistimos em ser vaidosos e sequer gostamos de ser questionados por isso...

Tanto o descrente quanto o crente religioso são vaidosos e iludidos ao crerem 100% de que sempre estão certos no que acreditam, porém quase não apresentam frutos dessa crença. E sempre que agem por causa da vaidade, dão um jeito de convencer que estão fazendo a coisa certa. Mas quem somos nós pra desprezar e achar que o que temos e o que somos é simplesmente feito pela nossa individualidade ou nossa capacidade?

Tudo depende do nosso Deus que de varias maneira fala com a gente, mas nós só temos uma maneira de falar com Ele: a oração. E por isso temos esquecido que Ele sabe que somos como vento, que passa e não volta mais; somos como carne que apodrece; como a erva do campo que cresce e passa com o vento e logo se vai.

Buscá–Lo deve ser uma atitude de vontade, um desejo do coração, um ato de vontade própria, mas infelizmente agimos por necessidade.

Fato esse demonstrado através do nosso trato com o próximo. Tratamo-lo com tanta altivez e vaidade que indiretamente usamos o seu medo e autossuficiência para poder manipula-lo e controla-lo, sempre através da captura da sua cobiça e de culpa porque um homem com sentimento de culpa é um homem dominado. E se tem uma coisa que Deus não suporta é a autossuficiência do homem: “Eu cheguei aqui porque eu sou capaz... Eu cheguei aqui pelas minhas forças... Eu cheguei aqui porque eu sou o melhor... Eu cheguei aqui porque eu sou bom...” Provérbios 6:16-17 – seis coisas que Deus odeia – a primeira da lista: olhos altivos (soberba).

Assim é o vaidoso: um grande transgressor; que é uma questão de índole (não é questão de TER, é questão de SER) algo que se compara ao diabo: “Deus, eu queria que tu me desse um exemplo máximo de beleza, sabedoria e formosura.” Deus apontaria para Lúcifer. II Crônicas 26:15, 16 – “...porque foi maravilhosamente ajudado... Mas, havendo-se já fortificado [abençoado], exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor...” Portanto, a bênção de Deus nos dá estratégias para vencer a vaidade e não dominar as pessoas.  II Crônicas 26:11-12- Deus coloca gente preparada ao nosso lado, para nos ajudar nas horas difíceis ou quando estivermos lutando sozinho contra o maior adversário: você mesmo.

Finalmente, reconhecendo e dominando a vaidade, II Crônicas 26:13 -Deus te revestirá de autoridade.  II Crônicas 26:15 – “E voou a sua fama até muito longe...” Quando Deus abençoa, alguém vai falar de você sem nem te conhecer. II Crônicas 26:15 – “...E voou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado...”

16/08/2013

os pés missionários são bonitos...

Irmãos,

Quando Jesus anunciou o seu ministério público, ele o fez, falando sobre os doentes e os marginalizados (ver Lucas 4:18-19). Então, depois, ele diz: "Como o Pai me enviou, também eu vos envio" (João 20:21). A Bíblia está cheia de advertências em relação a servir.  Mas o modelo de "ir e falar" mudou para o “vir e assistir”. O "vir e assistir" infelizmente tem resultado em pastores de si mesmos. De profissionais religiosos que se colocam em um show em vez de transformar pessoas e envia-las em cumprir uma missão.

Esses pastores e membros das igrejas deveriam ter um desejo de se envolver mais no seu bairro com grande entusiasmo numa visão para mudar a estrutura da comunidade. Muitos até lutam com a construção de uma boa reputação, mas não facilitam para os ímpios chegarem até eles. São tantos os escândalos...

A comunidade é abençoada e transformada pelos que saem anunciando o Evangelho... Nesse caso, as igrejas precisam ter uma conexão efetiva com ela e obviamente a igreja será reconhecida. Já que a congregação vive a comemorar apenas pelos “ministérios midiáticos” que não edificam ninguém.
Caso alguns venham a discordar, no Evangelho de João (13:1-17), vemos a passagem mais comovente sobre uma teologia de simplicidade:

 No ato amoroso de lavar os pés dos discípulos Jesus demonstra seu amor por eles, o que significa a lavagem dos pecados através da sua morte. Além disso, Jesus dá um exemplo de humildade e servidão. Não perca o poder absoluto desta imagem. Em uma cultura onde as pessoas caminhavam longas distâncias em estradas poeirentas em sandálias, a lavagem dos pés das pessoas era considerada uma tarefa reservada aos escravos. 

O ministério que quer fazer a diferença hoje deve envolver as pessoas na imagem descrita acima, dar início dentro da igreja preparando-as para a missão do lado de fora da congregação. Porque a transformação dos indivíduos e comunidades acontece no mesmo ritmo que o evangelho é proclamado.

Para que as igrejas venham alcançar suas comunidades, devem romper o sistema de castas [pastores lobos] e colocar a missão nas mãos de “todos” os crentes. Forma-los em evangelismo é parte da preparação para a missão de Deus, mas não vivê-la é um desserviço, portanto, o recurso mais valioso para a visão missionária é feita de exemplos reais e conversas em tempo real com os missionários.  A missão crista deve ser tão aparentemente ativa entre as pessoas de uma igreja que a cidade sente falta deles quando eles não estão por perto.

Só que muitas igrejas têm sucumbido à outra tendência: quando ela funciona, as pessoas trabalham e quanto mais eles "trabalham", mais eles ficam presos em quatro paredes a ela [idolatria]. Porém, ao recuar em conhecer as pessoas ao seu redor, em sua vizinhança, muitas vezes se perde o foco: onde se levantam igrejas [templos], cuidam das necessidades da congregação local nos locais [dentro de suas próprias paredes]; e pouco se faz pela comunidade em estratégias e programas sociais. Portanto, missão está intrinsecamente ligada à sociedade, cuja estratégia ministerial deve desenvolver maneiras inovadoras para alcançar a comunidade. Infelizmente, as mãos de um punhado de pessoas estão encolhidas porque perderam completamente o contato com a própria vizinhança.

Além disso, há igrejas que se sentem como um movimento para a cidade.  outras se sentem como uma instituição em busca de autopreservação. Mas a missão é "lá fora" e não "aqui dentro". Precisamos ir além de apresentações evangelísticas em favor de um estilo de vida mais missionária. 

Os pés bonitos em Romanos são bonitos porque pertencem a aqueles que pregam o evangelho a um mundo perdido. Quando assumimos o ministério de missões levamos a Igreja transformacional - engajadas numa respectiva missão comunitária. Este não é um abandono de compartilhar o evangelho em favor de atos de serviço locais apenas. Na verdade, a maioria dos membros das igrejas que se dedicam a sua comunidade fica muito confortável ​​ao compartilhar sua fé. Assim, enquanto estamos aqui, vagando em nossa morada temporária, vamos usar os nossos pés para trazer glória a Jesus. Sabemos que um dia cairemos a Seus pés em adoração inspiradora.

O autor de Hebreus explica que devemos "provocar um ao outro ao amor e às boas obras" (Hebreus 10:24). A língua diz muito  e precisamos de alguma provocação à ativação missional para juntar a Jesus em missão e levar A Palavra aos outros. Precisamos alcançar as comunidades, romper o sistema e colocar a missão nas mãos de todos os crentes. À luz do nossa jornada, vamos trazer outros a esse compromisso. Vamos ter os pés missionários. É só uma dica!



14/08/2013

A marCa

Irmãos,

Tudo tem seu valor na terra, mas o Amor é o limite a ser atingido... Não fazemos milagres: somos o milagre, somos instrumentos daquele que o faz, apenas temos o privilégio de ser o canal condutor do poder do Senhor. Todavia, para que isso ocorra são necessários alguns critérios como buscar a Deus de todo coração, ter comunhão e vida com o Senhor, através de leituras bíblicas e oração diária. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. (Jeremias 29.12,13).

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançada fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim serão meus discípulos. (João 15.1-8).

Não podemos apenas seguir Jesus, mas seguir com Ele em todo o tempo. O nosso Salvador influenciou multidões e nos deixou o legado, porém, o nosso dever, é fazer o mesmo, influenciar não apenas com a Palavra, mas, com atitudes que reflitam Seu caráter e Sua mente. Sem doar-se, não colocaremos no regaço da medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos também.

Só que o orgulho nos deixa tão pretenso as ações espirituais e a vida de extremos, que ainda hoje, somos convencidos por qualquer um a receber ou impor uma ação cristã [autoridade] limitada a momentos e conhecimento próprio. E também somos tolos ao achar que todos nos ouvem e nos seguem se convertem.

Deus quer servidores e não aduladores e fingidores. É servindo que somos servidos, é amando que somos amados, é glorificando a Jesus que seremos vitoriosos... Se você, ainda tem dificuldades de discernir, ou mesmo, ouvir a voz de Deus, simplesmente pare e questione: Nessa situação que estou vivenciando, qual seria a atitude de Jesus?

Se tão logo não nos dermos conta, estaremos colocando o Senhor pra fora do nosso dia ou da nossa vida. Podemos ter uma vida normal sem excluir Deus da nossa rotina diária, nesse ponto entra a verdadeira dependência.

Pense nisso: Precisamos glorificar o Nome do Senhor Jesus, esta é máxima do cristão verdadeiro. Esteja onde estiver, ame Jesus, fale de Jesus, apenas de Jesus. Glorifique a Jesus, exalte o nome de Jesus, edifique a igreja de Jesus, salve vidas para Jesus, cuide de vidas para Jesus, seja discípulo de Jesus atribuindo a Ele o milagre, que por sua vez nos honrará porque Deus é Fiel e honra aqueles que o honram, porém, não divide a sua glória com ninguém.


E isso basta!

fotos

tom caet