16/02/2014

Intimidade x amizade



Sabe por que não nos aproximamos de Deus o quanto gostaríamos?

 Simplesmente, porque não largamos o orgulho. Porque não temos tanta intimidade com Ele assim como afirmamos para largar. É que algumas relações que estabelecemos com Deus dependem do reconhecimento de diferentes níveis de intimidade relativa aos diferentes tipos de comportamento com quem nos relacionamos com os outros.

Se eu posso tirar uma conclusão desta assertiva, eu diria que não é comum, mas quando acontece de pessoas descobrirem a intimidade com Ele, a interação social acaba apresentando características impróprias. De acordo com alguns “verbos” essenciais da vida: ser, ter, imitar ou desejar, não é tão simples manter relações de intimidade com Deus.

A intimidade com Ele implica numa vivência, um forte envolvimento sentimental e uma comunicação espiritual profunda. Porque com Deus a intimidade pode se manifestar de diversas formas, e varia de pessoa para pessoa, ou seja, sua fé, sua história pessoal, sua personalidade e sua experiência serão levadas em conta.

Ela intimidade ocorre também de forma e interações não verbais. Por causa do contexto social convencionado por alguns lideres, e qual tipo de relações de intimidade se terá por que supostamente eles a tem, apesar de amizade e amor não serem as únicas pregadas, as mais significativas e as mais usadas por eles sejam a intimidade e prosperidade. 

Ainda assim estamos longe de admitir o nosso medo de ser condenado e julgado acerca do nosso sentimento acerca deles. E mesmo nós quando confrontado, odiado, invejado ou dominado, sempre achamos estar seguro de que a nossa amizade com Deus nos protege por causa dessa suposta intimidade com Ele. Só que isto é imprevisto por causa dos nossos atos. , é que Deus faz acepção de atitudes de quem não às tem... Porque a Sua intimidade interfere nas nossas emoções. Porque Amamos mais a nossa vida e as coisas do mundo, do que a presença de Deus e as coisas do seu reino: compaixão, solidariedade, por exemplo...

Creio que a maioria de nós devia tem coragem ou ousadia, disponibilidade, abnegação, confiança para a obra... O apóstolo Paulo declara em 2 Co 3.14,15 que existe um tipo de véu que está no “coração” de algumas pessoas e, ainda hoje, estamos muito abaixo de onde poderia ou deveríamos estar.

Há que distinguir a intimidade com Deus que é companheira da intimidade humana que é traiçoeira. A intimidade companheira é marcada pelo amor, ternura mútua, respeito (com familiares, amigos próximos).   Similarmente a intimidade humana traiçoeira, ao contrário do amor, faz apaixonar o que inclui elementos passageiros: proximidade, fascinação, exclusividade, desejo carnal e uma preocupação intensa com o poder [fama, vaidade]. Portanto, esses desejos são idealizados e exagerados nas suas qualidades, além de minimizamos nas suas imperfeições e consequências.

Acostumados com o engano, terminamos sem medo de que a relação acabe. Porque o conceito que nos apresentam acerca de intimidade corresponde a sentimentos pessoais que visam a proximidade emocional e não  a união, a compreensão mútua, a partilha, uma vontade irreprimível de abençoar  o próximo.

Ser cristão não é ser superpoderoso ou estar acima do bem e do mal, na vida todos adoecem, passam por necessidades.

E para ser um verdadeiro cristão é necessário negar a sua própria vontade, é deixar de ser superior aos outros, é abrir mão de necessidades pessoais em detrimento do próximo e ser mais espiritual e ser suficientemente racional. Arrependa-se e peça perdão. E continue sua busca por intimidade, pois a recompensa é grande, o amor de Deus se voltará mais ainda para você, o Espírito Santo ajudará nas dificuldades e nos momentos de alegria.

Devemos negar a si mesmo e pegar a nossa cruz e seguir a Jesus sem fanatismo. Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23 E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. Lucas 14:27 

PNão perca tempo com quem não se submete a Deus


Nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso; porque a todas estas coisas eu aborreço, diz o SENHOR. Zacarias 8:17
Não misturemos a sã Doutrina com as estratégias humanas para oprimir alguém. Ao invés de questionar, criticar ou falar mal do irmão, denuncie-o!
Nem todo o que se diz crente, pastor ou líder foi constituído ou reconhecido por DEUS. A Bíblia nos alerta sobre a presença desses fraudulentos no meio da congregação. 1 Cor 10:20-22 (NIV) ... Eu não quero que vocês sejam participantes com demônios. Você não pode beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios também; você não pode ter uma parte na mesa do Senhor e na me mesa dos demônios.
Muitos dos ditos cristãos usam a vontade de Deus como um duro conjunto de leis e condições tipo: “Façam isto do Meu jeito, ou estarão por sua própria conta!” para que ele seja reconhecido por sua autoridade espiritual aqui na terra e tão somente a ela se submeta, obedeça, sujeita. Só que em certas ocasiões, locais, tempo, não sabem o que fazer e dizer, nem como aconselhar e orientar o outro, tampouco que caminho ensinar...
O que acontece é que muitas vezes, embora saibamos que temos Cristo em nós, queremos agir guiados somente pelos nossos impulsos, razão ou  lógica. E deixamos ser conduzido pelo espírito de engano, orgulho e insensatez. Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. Provérbios 6:16-19. No entanto, o triste fato é que poucos conseguem abraçar a Palavra por não morrer para a vontade própria! O quanto estão errados! O quanto este modo de pensar é diferente da expressão de amor e afeição de nosso amável Senhor. Pois quem conhece a glória do Senhor a abraça com alegria e esperança, deixam de seguir os seus próprios caminhos e verdadeiramente submetem-se a vontade Deus. Porque a oração, a confiança em Deus, é próprio de corações humildes, de corações que se colocam confiantes n’Ele e sabem que necessitam d’Ele. Portanto, o ambiente que você se submete determina o que você produz! Se insistir em ser arrogante acerca da fé com os outros, saiba que em breve estará falando sozinho... DEUS quer te abençoar!

Enfim, que Deus nos conduza para todo o sempre com Paz e Bem. 

15/02/2014

Como Deus Vê o Nosso Coração / Um coração puro



Um coração puro
"Mestre, o que farei para herdar a vida eterna?" Lucas 10:25
Estamos sempre ao lado de pessoas preocupadas com os prazeres temporárias do mundo. Com pessoas que  buscam respostas para questões espirituais vitais de significado eterno em homens corruptos de entendimento. Porém como entender o significado da mensagem Bíblica: "Todo aquele que quer ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus." - O que você entende? E como a interpreta?
Esta é talvez seja a parte mais difícil do estudo da Bíblia. Podemos ler, mas só a entenderemos se vivermos de acordo com suas instruções...
Por não cooperarmos com esse instrumento divino, o mal tem tomado posse do coração do mais ambicioso, orgulhoso... Conduzindo-o a cegueira e a mente entenebrecida. E sem se dar conta, acabamos permitindo ser enganados, e assim terminamos  protegendo lideres religiosos que vem cegando e escravizando almas a ponto de fazê-las pensar que da forma em que eles vivem ou da própria maneira que pensam é normal e exemplar. Falo desses que veem Loucamente enganar com promessas inúmeras.; porque o que interessa é que levem vantagem. Esquecendo que na prática constante do pecado fatalmente ocorrerá consequências eternas.
De certo que não observam que é absolutamente anormal para um seguidor de Cristo, ter o coração duro, beber, fumar, brigar, “ficar” com várias pessoas e ir á Ele como se nada tivesse acontecido. Ficou Deus cego e o diabo bobo?
Deus sabe de TUDO e o diabo não perde as oportunidades para destruir vidas! 
Ninguém engana a Deus ou enrola o diabo com atitudes hipócritas. O problema de quem se torna inimiga de Deus não sabe disso. Pensa estar enganando, mas está sendo enganada. Acabam por se constituírem inimigas de Deus e não ao contrário como muitos pensam. Portanto, Há necessidade de escolher bem as nossas amizades: "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." Quando a pessoa torna inimiga de Deus é amiga dos costumes carnais; da própria vontade, dos próprios desejos... "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (1 João 2:15).
Porque o mundo jaz no maligno e no homem egocêntrico jaz a idolatria, a vaidade e a falta de afeto. Ou se agrada a Deus como filhos ou se agrada ao diabo. A propósito: Em João 1:12 está escrito: "Mas, a todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que creem no seu nome." Ou seja: Para ser filho de Deus precisam crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Assim, É preciso nascer de novo.
Quem for daqueles que se deixam influenciar por qualquer opinião ou doutrina humana deve evitar e parar de andar com os altivos, negativos e intrometidos... Está dito em Colossenses 2:8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. Os Crentes devem influenciar positivamente os que lhe cercam e não ao contrario.
Ao amarmos a Deus, fatalmente as coisas do mundo perderão a sua atração: e a concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida... Ora, o mundo e a sua concupiscência passam, mas aquele que faz a vontade de Deus esse permanece.  “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimente qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2 Quando conhecemos a Jesus, perdemos interesse neste mundo.
Fiquemos entre os que são considerados amigos de Deus; dentre aqueles que são parceiros na caminhada de propagar o Reino; dentre os que abençoam a vida próximo. Ainda dá tempo de refletir e analisar as atitudes e intenções acerca de missões. "Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração." (1 Samuel 16.7.) . Portanto, ninguém na obra perambula!
Porque Deus vê quem faz a escolha correta; que ficam do lado Dele; "... o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração." (1 Samuel 16.7.) e é Só Cristo mediante a sua justiça que pode nos livrar de opiniões e de nós mesmos , mas para isso é necessário reconhecer a nossa incapacidade de ser melhor do que o outro, do nosso amor próprio e da tentação natural de pecar, ofender, humilhar, agredir, comprar...
Em 1 Pedro 2:11 a Bíblia diz: “Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma.” Portanto, não copie as novidades populares deste mundo. Evite certas filosofias. “Mas longe esteja de mim, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.” Gálatas 6:14. E você? Sabe do perigo que esta passando e que poderá ser ceifado a qualquer momento?
Tem sido amigo de Deus, ou inimigo dEle?





fotos

tom caet