26/09/2014

Vergonha na cara!

Hoje o que mais se vê são pessoas religiosas, orgulhosas nos causando vergonha. Quando ao presenciar alguém fazendo algo tão vergonhoso, algumas células do nosso cérebro simulam tudo que acontece ao redor. Dá uma sensação de que estamos fazendo aquilo que está sendo presenciado. Daí, sentimos vergonha alheia.

A vergonha é um habito cotidiano, uma coisa comum em nosso meio social. Ver alguma pessoa em uma situação de constrangimento ou vergonhosa e sentir vergonha como se você estivesse no lugar dela é um sentimento corriqueiro entre os seres humanos. Talvez pela dependência, ou até mesmo a empatia com a pessoa, com o que ela está passando no momento - o que faz gerar tal sentimento em nós. Talvez pelo constrangimento sentido ao assistir ela fazendo papel de ridículo. Ou simplesmente pela raiva da falta de vergonha na cara dela!

Apesar de muitos serem mal educados, orgulhosos...  Inclusive essas duas qualidades servem para quem não pensa duas vezes antes de sair fazendo qualquer coisa por aí...  A falta de respeito deles, por si próprio e pelos outros corroboram para nos envergonhar publicamente.  Envergonham quando dão exemplo: falando mal, julgando, fazendo fofoca, ou usando a fé para se mascarar a sua vergonha... Muitos não sabem como se comportar em varias ocasiões culturais, religiosas, sociais, etc. e poucos apresentam um testemunho de fé e vida. Pois carregam para si todos os maus costumes mundanos: gírias, fofoca, orgulho, falsidade, palavrões, mentiras... Isso é resultado de ensinamentos vindos da natureza humana e falta de comportamento igualitário.

Basicamente, sentimos vergonha alheia por que nos colocamos psicologicamente no lugar da pessoa que está passando por um dado constrangimento voluntariamente ou agindo de modo grotesco inconscientemente. Algo que nos constrange e por isso, conscientemente, sentimos envergonhado. Porque não passaríamos por determinada situação tão naturalmente. Também isso não é o único fator determinante para a existência de tal sentimento.  Cientistas estudaram através de ressonância o processo cerebral em uma situação de vergonha alheia. Foram percebidas reações cerebrais em áreas responsáveis por processar a dor. Ou seja, a matriz da dor cerebral.

Por exemplo: Se a visão de um colchão com pulgas provoca coceira alheia e um acidente de trânsito gera dor alheia, natural que testemunhar uma situação embaraçosa cause a famosa vergonha alheia. Por trás dessas sensações solidárias estão as estrelas da neurologia contemporânea: os neurônios-espelho. Essas células são especialistas em copiar: simulam no nosso cérebro o que está acontecendo com outra pessoa. E isso vale para movimentos e emoções. Foi o que mostrou uma pesquisa do Institut de Neurosciences Physiologiques et Cognitives de la Mediterranée, na França, que escaneou o cérebro de voluntários enquanto sentiam um odor desagradável e enquanto apenas assistiam a um vídeo de outras pessoas sentindo nojo. Em ambas as situações, as áreas ativadas no cérebro foram as mesmas.

O resultado é que, ao ver alguém experimentando uma emoção, nossa tendência é simular em nós mesmos o mesmo medo, excitação, tensão, alegria e, claro, a mesma vergonha. Isso vale inclusive para aquelas vezes em que aquela que consideramos a vítima não está nem aí, mas você está. "É como se nosso cérebro, ao identificar uma situação desafiadora, nos desse uma provinha para degustação", ou seja, se você vê alguém pagando mico e sente vergonha alheia, é seu inconsciente avisando: "não é pra você", “Eu não faria isso”. E acima de tudo, prioritariamente, não consideremos a desgraça alheia um castigo divino, mas podemos ser solidários, mas desde que a pessoa reconheça a sua inadequada conduta... E  que está causando constrangimento a alguém.  

Todos nós já envergonhamos ou fomos envergonhados, e com o andar e amadurecimento vamos aprendendo. Eu creio que Deus permite que algumas coisas aconteçam, mas num dado momento se terá que fazer a escolha certa. Uma hora o leite acaba e o alimento sólido chega, nessa hora não tem como escapar, deixar ou seguir na vergonha?

 E como diz o Senhor Jesus: somos servos inúteis, pois fazemos apenas o que nosso Senhor manda... E às vezes nem isso! Muitas vezes pensamos que fazemos muito pelo reino de Deus e quando causamos “vergonha” a Ele, a alguém, é que percebemos que nada fazemos de mais, a não ser, o fazemos por religiosidade, obrigação, vaidade.

Se você quer ser feliz e quer que os outros sejam felizes, pratique a compaixão! Pregue palavra de salvação em Cristo com vergonha na cara!

20/09/2014

Assoberbando...

"tem gente que nem sabe que é..." 

Muitas causas de doenças e outros sofrimentos são para que nos tornemos cada vez mais, humildes, solidários… Deus permite no nosso caminho algumas pedrinhas de tropeço, não para cairmos, mas para nos posicionar melhor diante do mundo. Infelizmente, esquecemo-nos disso quando deixamos a soberba da vida nos levar. Embora não exista ensino, sem aprendizado, ainda há muitos se achando autossuficiente. Sabendo demais acerca de tudo, e por isso, acreditam serem os donos da razão, mas na verdade o que fazem é uma demonstração de que possuem pouca sabedoria. Tal atitude é representada como “soberba”, mas tradicionalmente pra eles, ela é enaltecida como “autossuficiência”, uma virtude cega. O excesso de soberba, autossuficiência, e, outros atributos nada invejáveis aos olhos de Deus, não somam, pelo contrário, dividem…

Quando se é soberba, a pessoa está sempre acima dos outros e nada deve a ninguém. Havendo, porém, casos mais atípicos, aonde muitos chegam quase a raiar o desequilíbrio psíquico e precisamente demonstram uma manifestação radical, ou seja, ainda que acreditem ou não em Deus, nada pode contra o soberbo, porque ele pode tudo, sabe tudo, faz tudo e muito mais!

O soberbo foge da crítica de qualquer natureza e, perante o trabalho, a fé, o conhecimento alheio é descrente, porém, é idolatra da “sua” verdade, da “sua” razão, do “seu” conceito, o “seu conhecimento” do seu deus, e se reveste de falácias para refutar as críticas alheias espontaneamente para desvalorizar o outro e sobrevaloriza-se.  

O soberbo tem a mente impregnada de ambição. Olhos voltados tão somente para as coisas terrenas - a riqueza, a fama... Por esse motivo não consegue mais ver em seu caminho a totalidade de Deus. Pois quem deseja possuir, quem deseja adquirir os bens terrenos, fica incapacitado de entender e amar a Ele e Seus preceitos. Ele coloca Deus de lado e pauta sua existência no “eu” sem Deus.

Sempre deparamos com alguém dizendo essa palavra “eu”: Eu vou; Eu acho; Eu penso, “eu prefiro” eu gosto, eu quero… afinal, ansiar, querer, poder entre outros desejos são próprios da natureza humana. Porque essa é a cultura do ego, ou seja, uma tendência natural em seguir aquilo que se deseja e que se agrada.  A soberba escraviza em si mesmo e faz esquecer-se de Deus. Desse modo muitos infelizmente têm sofrido. Por não verem os excessos em seus desejos e se entregar fervorosamente na busca de obter o melhor “da” terra, causam mal a si mesmo, ao próximo e a fé.  Porque tudo o que há no mundo, o sensualismo da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo. 1 João 2.16

A soberba tem muitos filhos: orgulho, vaidade, vanglória, arrogância, prepotência, presunção, autossuficiência, amor-próprio, exibicionismo, egocentrismo, egolatria, etc. Portanto, quem se acha cheio de si mesmo, se esquece de que tudo vem de Deus e é dom do alto, “Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes” (Tg 1,17).

Também incide a soberba, fazer a pessoa sentir-se como se fosse a “fonte” dos seus próprios bens materiais e conhecimentos espirituais. Foi ela que levou os anjos a se rebelarem contra Deus, e levou Adão e Eva à desobediência. A Bíblia em provérbios diz que "O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça".

Como dito em provérbios, a soberba precede a ruína e se configura num pecado terrível, pois afasta o homem de Deus e invalida o sacrifício de Cristo. Todos somos pecadores frágeis. Criaturas, sujeitas a frequentes desvios e quedas no caminho.

E você ainda permite Deus te confrontar através de Sua Palavra, através de uma pessoa, através de uma pregação?

A consequência de ensoberbecer termina numa vida solitária.  A soberba para nós hoje, pode representar uma lepra espiritual. Se não queremos acabar mal, solitários e espiritualmente leprosos, aprendamos com Deus. Ele nos ensina a perder a soberba quando nos ensina a amar, respeitar uns aos outros em paz.

Numa ocasião, depois de ter curado um paralítico, Jesus havia dito: “Veja que estás curado; não queiras pecar mais”.  Noutra, Jesus respondeu: nem ele nem seus pais pecaram; mas foi para que se manifestassem nele as obras de Deus (cfJo 9, 1-4). PENSE NISTO! 

E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecida. (Colossenses 3:15)


Reflitamos sobre nossa condição de fé!  

18/09/2014

Medo, o ovo da serpente!


O mundo está afinado com o mal porque ele é seu deus. 2 Coríntios 4:4 

Há um "ato" criminoso imposto por certos líderes contra a humanidade: O medo.  Fazem isso focando manipular a sociedade... Poucos temos visto as pessoas rejeitarem as particularidades desses líderes, tais como: orgulho, egoísmo, imoralidade, violência e materialismo. Há tanto corruptos e falsos religiosos, objetivando controlar os cidadãos pelo "medo”, pelo "terror”, e se fazem isso com seus "congregados”, imaginem contra quem for contrário.

Vivemos numa época em que o medo ronda nossas mentes. Há os medos antigos: morte, violência, futuro. E há os novos: escassez de água, desemprego, aquecimento global, radioatividade. E em doenças atuais que causam pânico de coisas inofensivas...  Mas, o pior medo é o da desonra e este está em extinção. 

No filme "As bruxas de Salém", um pacato cristão foi acusado injustamente de praticar bruxaria.  Os homens encarregados do processo, cientes de sua inocência, mas pressionados a dar uma resposta à sociedade lhe fazem uma proposta:  Ele ficaria livre da forca se assinasse um termo de arrependimento. Deste modo, ele confessaria um ato que não fez em troca de sua vida.  Mas o homem rasga o documento diante das autoridades. Prefere morrer a ter seu nome marcado pelo resto de sua vida como alguém envolvido em uma prática satânica. Ou seja, prefere a morte à desonra.

Quantos agora não estão vivendo de acordo com a própria consciência fazendo acordos ilegais para se livrar de alguma dificuldade? 

Leis marciais, que soltam os criminosos para exterminar os bons. Tudo devidamente orquestrado para manter o cidadão doente, com medo e não pensar em mais nada.

Há uma conivência entre políticos e religiosos que roubam a vontade.  São assassinos sociais cujas armas são as canetas e a fé.  Ambos são mentirosos, teimosos mancomunados entre si.

Ficam imunes, não são presos. Protegidos por leis arcaicas e ridículas, ultrapassadas. Servindo-se delas para gerar afligir e amedrontar os incautos. Porque o medo impera na sociedade e aflige os cidadãos do bem e isso é incontestável!

A terra não é um inferno, ela está sendo um com tantas guerras religiosas, sociais, psicológicas, biológicas, e sexuais. Experiências terríveis, realizadas em pessoas e animais, causando sofrimento a essas infelizes cobaias.

Há uma responsabilidade pelo entendimento religioso ou politico de quem lê textos ou ouve opiniões na mídia. Acredite, ouve e lê quem quer! Mas o problema é que poucos intentam que têm como único objetivo, reverberar informações das situações cotidianas e ajudar as pessoas e a si mesmo a crescer, mudar ou se convencer. Muitos até entendem, mas poucos se compromissam e se responsabiliza devido o medo.  

Enfim, qualquer situação deve ser devidamente digerida, filtrada e analisada para reflexão sobre os tempos atuais e não na repetição dos erros históricos do passado! Porque o tempo passa, mas os monstros políticos e religiosos continuam aí, sempre iguais, ou seja, vassalos diabólicos que ludibriam os indoutos...

Não podemos ficar a mercê de nenhuma corporação politico-religiosa, de mentes desumanas, de mãos assassinas, de líderes a serviço do mau. Tao pouco seguir lideres que lucram no sofrimento alheio. Que passam por cima de sentimentos destroçados. Eles são egoístas pervertidos e insensíveis que vivem inventando todo tipo de medo. São seres semelhantes a víboras!

Devemos lembrar as palavras do Senhor: "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo" (Mt. 10:28).

Com Jesus, ninguém pode nos causar dano permanente — nem mesmo o Diabo! — Salmo 91:9-11. Sabemos que ele fugiu quando Jesus resistiu aos seus ataques usando as Escrituras ao ser tentado no deserto. (Mateus 4:4-11) Da mesma maneira, Satanás ‘fugirá derrotado se for plenamente submissos ao Senhor. (Efésios 6:18).


Eu só quero a verdade, em todos os sentidos da vida! “Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.” (2Coríntios 13:18) 

14/09/2014

O vencedor!


Todos nós recebemos graças, dons, talentos, e todos temos a responsabilidade de multiplicá-la entre os próximos. Mas ninguém deve controlar o campo emotivo dos outros, e nem acomodá-los aos interesses imediatistas da carne. Nem tampouco tentar padronizar as determinações de Deus a eles pelos nossos próprios decretos, lavrados à base de duvidosa autoridade... Muito menos impor ordens reparadoras, punitivas proveniente da angústia, da dor ou do fracasso...

Ser cristão é ser portador de grande coragem. Alguém ousado que desafia a autoridade, o poder, a sociedade. É alguém que se importa mais em defender o seu princípio de fé, do que a sua própria vida.  É quem ama e vai às últimas consequências, doa a vida, sacrifica sua posição social, renuncia o mundo, por Jesus. Portanto, um vencedor!

Hoje, no entendimento humano, infelizmente a palavra “vencer” tem sido usada como um mantra de julgamento positivo (só vitória), uma questão fundamental para o cristão moderno que está cheio de manias... Ainda que a própria natureza humana nos impulsione para as vitórias e para o crescimento continuamente, para esse tipo de crente, vale a pena vencer a qualquer custo.

E nesse mundo das ”vitórias” a qualquer custo, ele aparenta ter intimidade, santidade com Deus, só aparenta. Mas a coisa não é bem desse jeito, pois do que adianta vencer profissionalmente, ter sucesso, fama, riqueza e faltar amor?

Pra ser um vencedor sem amor, seria certamente uma vitória muito pequena, pobre…

Quem sempre quer vitória e acha que perder é ser menor na vida, perde a glória de chorar. Eu não quero ser um vencedor sempre, apenas quero levar a vida devagar… Pra não faltar amor do Pai.

O amor de Deus é infinito, eterno e misericordioso, e exigente! Pois pela sua justiça, ao que muito recebeu, muito será cobrado. Apesar da aparente simplicidade, as palavras Dele são duras, severas. Ou ainda não percebeu que os valores do mundo são coisas pequenas?
Então atendamos ao ide de Jesus: coloquemos os nossos objetivos a serviço do próximo. Mesmo que as nossas lutas sejam deferentes, e de não partilharmos os mesmos afazeres, ou não termos as mesmas aptidões, e não prestarmos o mesmo serviço...  
Sejamos fiéis doando o nosso pouco tempo a Deus! Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. (Mt 25,21)   


Só não coloquemo-nos acima nem abaixo de ninguém, mas ao lado. Pois os valores de Deus são grandiosos, e todos têm recebido cheios de amor incondicional, apesar de nem todos ainda se derem conta que já venceram. 

13/09/2014

Invejoso sim...


      Não é apropriado para o cristão apontar para os defeitos dos outros. Lamentavelmente temos encontrado alguns com a desculpa de que é uma pessoa sincera, e discorre de uma linguagem bastante severa, cujas exortações são bíblicas, porém não testemunham o seu modo de viver.

Muitos deles quando contrariados falam menosprezando os outros ou quando bajulados, exaltam as pessoas erroneamente. Outros se consideram na liberdade de falar o que pensam, quando eles mesmos são escravos da própria ambição. Portanto, são ágeis em esconder os seus desejos, mas prontos a condenar os desejos dos outros. Dessa forma, ele se torna um crente invejoso que apesar de possuir uma grande estima própria, Julga que os outros não estão no mesmo grau de espiritualidade que ele. Buscando com isso justificar sua vida aparente inveja. (Inveja é um sentimento de frustração insuportável perante algum bem de outra pessoa, ou seja, o desejo de obter algo que outra pessoa possui e que você não tem).

 A inveja pode formar parte de alguns sintomas neuróticos e em alguns casos, ser explícita e transparente. Esse sentimento baixo e ignóbil é inaceitável, cria uma situação que causa infelicidade e dor para o outro indivíduo. Os pensamentos maus e impuros estão sempre assolando a mente dos invejosos.

Embora todos nós tenhamos esse sentimento retraído, seja platônico seja explicito, é na inveja que manifestamos o nosso caráter. Esse fenômeno psicológico causa um sofrimento enorme tanto para os invejosos como para os invejados.  Porque representa a tristeza ou o desejo inconsciente de causar dano ao bem alheio.

Quem é uma pessoa invejosa não aceita as suas carências, pelo contrário, odeia e cobiça as coisas, em outras palavras, é insatisfeita, por imaturidade, repressão ou frustração. Em geral, sentem, consciente ou inconscientemente, muito rancor contra outros que possuem o que ela deseja, mas não obteve ou não pode obter: beleza, dinheiro, filho, fama, poder, liberdade, amor, personalidade, experiência, felicidade, enfim... Esses motivos levam-na a murmurar e até agredir, pois ao invés de perceber seus desejos, incapacidades e assim desenvolvê-los, se torna uma vingadora impotente que ao invés de lutar por seus anseios, prefere desmerecer os outros.

A psicanalise assinala que numa escala individual, a inveja costuma ser parte de muitos transtornos psicológicos e de personalidade; nas relações profissionais e de casal. Alguém que fala e prega contra o erro dos outros, revela o seu pecado mais encoberto, o seu pecado mais sério.: "Ainda que eu fosse justo, a minha própria boca me condenaria; ainda que eu fosse perfeito, então ela me declararia perverso" Jó 9.20. 

A inveja está envolvida em muitos conflitos e rupturas; seja na  vida religiosa, social e familiar, e sua influência é imensa. Portanto a inveja é um castigo que dá prazer em ver os outros sofrerem e que impedem os olhos de quem é, fecharem  diante a luz dos outros. Há varias formas de expressar a inveja: criticando, ofendendo, dominando, rejeitando, difamando, agredindo...  E ainda corrompe a alma. E uma única forma de elimina-la: pedindo perdão a Deus, pois vivemos cometendo transgressões.

Porque ainda mantemos desejos mundanos mais que a leitura bíblica, orações e comunhão com Ele. Ainda estamos sempre em dúvida acerca da fé, ou seja, num dia pensamos estar convicto, noutro, choramos. "Porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas não são porventura carnais, e não estais andando segundo os homens?" I Coríntios 3.3.

Que lastima! Além de termos prometido nunca mais cometer tal pecado, seremos envergonhados diante de Deus. Dizemos estar sempre pronto a fazer alguma coisa para alcançar a vida eterna, mas não estamos prontos a renunciar tudo quanto temos na terra, nem mesmo a nossa vida, para servir só a Jesus (Lucas 18.18-22). Que lastima! Prometer coisas para Jesus, mas na primeira provação, nega-lo como fez Pedro. Que lastima!


Mas Jesus que conhece os nossos corações, não nos engana e mostra a necessidade de uma real conversão, e que antes que o galo cante, ficaremos convencidos que somos carnais e deixaremos a inveja  de lado não é mesmo? Ou vai negar isso também?

11/09/2014

estou fraco e daí?!


Em varias ocasiões da vida, chegamos ao ponto de nos sentirmos mortos e sem mais nenhuma esperança. Sim, Existem situações que nos levam ao sepulcro. Principalmente quando somos pegos fingindo dizer que temos tudo sob controle, mas vivemos tomando decisões mais atraentes à nossa carne, o nosso desejo e vontade do que pro nosso espirito.  Com isso muitos dão legalidade pra tentação maligna trabalhar em cima das suas fraquezas. E nesse caso, não atentam as quantas batalhas tem perdido justamente por não reconhecer os seus limites e a sua fraqueza. E quantos não têm recebido bênçãos e apoio de quem poderia lhes socorrer por não saberem reconhecerem as suas fraquezas?

Quando estou fraco, ou me entrego aos problemas; ou, entrega os meus problemas a Deus.

Certamente a Palavra de Deus é perfeita! Ela nos ensina, corrige e ajuda a semear coisas boas nos tempos de luta, e até, quando estamos sendo humilhados, perseguidos, desprezados ou desonrados por alguém, somos encorajados a prosseguir.

Infelizmente, tem cristão que foi ensinado a não ser fraco, e também não assumi-lo diante de situações difíceis e de adversidades, principalmente para os nossos adversários... Mas é por traz que ele mostra os verdadeiros sentimentos e como está insensível, principalmente aos outros que o cerca, escondendo deles o que realmente é ou está sentindo naquele momento. No entanto, muitos têm insistido nessa mentira de aparentar ser forte, vencedor, positivo as vistas dos outros.   

A maioria que pensa assim acaba perdendo a noção da vida e nem faz ideia da dor que a comete e por causa disso, infelizmente, muitos sofrem constantemente... Porque confiam em si mesmo, cometem falhas e tomam muitas decisões precipitadas, o que lhes causam prejuízos.

Já que sozinhos, não somos fortes o suficientes para vencermos as dificuldades que surgem, todos nós precisamos pedir ajuda e apoio em dado momento da vida, e por isso, atentamente o diabo tenta silenciar a nossa fraqueza, exatamente porque sabe que Deus entra com providência quando clamamos por socorro!

Dando legalidade, ele tenta colocar soberba, vaidades e orgulho. E com mascara e enganos o maligno vem oferecendo maneiras mais eficazes de compartilhar nossa ambição promovendo um falso crescimento espiritual, uma falsa cura, uma falsa vida prospera e falso enaltecimento pessoal, pois ele sempre apela à nossa vaidade para perverter a nossa fé e desviar do nosso anseio legítimo que é a salvação em Cristo, assim levando-nos à queda obviamente.

Ainda que convertido no Senhor Jesus, o velho homem dorme dentro de nós, ainda há a cobiça, o desejo de superioridade, do poder, há uma vontade maliciosa de estar por cima de tudo e de todos, deste modo, não há como confessar as fraquezas, erros e pecados. Só não se culpe por isso, a culpa é de quem ensinou do jeito errado como muitos fazem por aí, impondo medo e legalismos, anulando a Graça. Mas eu te pergunto: Quando está se sentido fraco o que você anda conquistando?
 Quando está se sentido fraco no que você  pensa?
Quando está se sentido fraco o que você costuma falar?
Quando está se sentido fraco o que você tem feito?
Quando está se sentido fraco que você ?
Quando está fraco, em quem você tem crido?
 
Cabe nos gerar bons frutos. Deixar a mentira e adquirir hábitos de comportamentos a Luz do Evangelho para nossas fraquezas. Certamente descobriremos os caminhos para a nossa felicidade, para as nossas vitórias e para novas conquistas. Portanto, se sentirmos fracos, isto nunca será considerado um defeito ou falha, mas sim, uma revelação de nossa incapacidade de realizarmos tudo do nosso jeito, sozinhos. Somente Deus é a nossa única oportunidade.

Quem demonstra vontade de vencer tem na fraqueza a motivação de ter domínio próprio. Todo àquele (a) que semeia em tempos de desonra, será recompensado com Glória; e todo àquele (a) que semeia em tempos de fraqueza será ressuscitado em Poder. Lembre-se: o seu melhor amigo é cristo, foi ele que te fez sobreviver em tempos de dor e de morte. Pare e reflita nisso, ainda tem uma solução! Creia... Ele já entrou com providência para te ajudar! Deus quer usar as suas fraquezas para fazê-lo (a) triunfar. Ele já preparou o dia da tua vitória!


 (Tg 1:13) Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e Ele a ninguém tenta.

09/09/2014

Quiproquó!


A santidade é um dom da graça de Deus, ele ama o pecador mais não tolera o pecado. 

A santidade é um chamado para todo o nosso coração: “Filho meu, dá-me o teu coração” (Provérbios 23:26).  Lamentavelmente, muitos tem criado um quiproquó - “Quid pro quo” refere-se a uma confusão ou engano ou seja, “tomar uma coisa por outra", para impor o que acha ou que quer.

Ainda que o evangelho ensine a ser tolerante, pra defender a nossa ideia, confrontamos alguém ou alguma coisa de forma ignorante e ofensiva. A nossa verdade é que falamos necessariamente. Já a verdade do outro é que somos pedantes, por conseguinte. É arrogante quem fala e intolerante quem ouve... Afinal: o errado está certo? Ou o certo está errado?

Se  ajuntaram à santidade, mas deixaram o pecado dominar, ambos estão errados, porque  deixar o pecado não é somente deixar de fazer o que gosta, mas principalmente o que escraviza o coração ( entendimento), o mesmo que a bíblia diz que engana. Nesse caso "o mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida" (1 Timóteo 1:5)

Portanto, a maneira correta não é falar difícil ou rebuscado do evangelho... e sim  é parar de inventar pérolas do fiasco, reconhecer que  falando ou ouvindo  ninguém é o dono da verdade pois a Palavra se discerne no Espirito. Doutra forma, sempre haverá um confronto, um quiproquó onde de dono da verdade, nos tornamos dono da burrice.

Há também quem ache bom defender as formas erradas para mostrar superioridade. Só que nenhum de nós consegue engolir a opinião diferente sem antes lançar uma palavra, um pensamento de contrariedade... Infelizmente, ou quem sabe, felizmente, volta e meia surge essa tensão, o que para alguns, pode se considerar necessária, e para os que se alardeiam guardiões do poder divino, revela ser “incultos”, ou seja, ambos escorregado  sem consciência nos seus pecadilhos.

Infelizmente há quem viva entre congregações bem legalistas carregadas de sólida formação doutrinária de seu líder doente da razão, com atitudes um pouco severo aos nossos dias em relação a determinadas questões... Mas muitas dessas denominações cultivam tradições e as supervalorizam mais do que a salvação e por causa disto eles, adotam um discurso anti-graça, daí o seu sangue ferve contra quem pregar a mensagem que se baseia na essência da graça e não na sua interpretação legalista.

Enfim, não podemos nos conformar com esses pregadores de ameaças. É uma (des) evangelização que mata a fé. São essas coisas que ficam na memória de muita gente que hoje está afastada da Igreja ou que não quer conhecer a Cristo.

A definição de ser cristão hoje é: aquele que vive normalmente a realidade e os ensinamentos de Jesus num exemplo de sinceridade, humildade e liberdade dentro de uma igreja. Mas é no mundo que ele vai dar testemunho do sua transformação. 

Nenhum ministério é conquistado por mérito, mas recebido por graça.  Portanto, quem se diz ser o que é e não agrada a Deus, fatalmente será pego e não tem igreja certa pra livra-lo... Então que ninguém se prenda a opressão legalista. Nenhum ministério  é plataforma de privilégios pessoais, mas uma arena de renúncia. Por fim, o evangelho da Graça é a boa nova de que pela morte e ressurreição de Cristo o pecador é justificado gratuitamente pela Graça de Deus, se crer e se consertar diante dEle, claro!  Basta  deixar apenas o Espirito Santo guiar para isso. 
Mas faça isso com ordem e decência, e espera só pra ver se Ele não vai te usar para atrair outros para o rebanho Dele! Ó, e é de graça! 

De legalismo doido, tô fora, quer dizer, tô livre!


Mateus 6:33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. está escrito e pronto!

06/09/2014

Tá cansado?




Voltemo-nos para estas palavras: quem deturpa a palavra de Deus não procede como cristão, pois o amor não pratica o mal contra o próximo.  Pois a ninguém foi dado o direito de impor nada a ninguém, Jesus não deixou isso como mandamento, tampouco não há um versículo sequer no novo testamento que aponte para isso!  Pelo contrário, Ele ordena para que amemos seja na lei, seja na graça. Embora, muitas vezes nos deixamos levar pelas circunstancias, pelas nossas carências e sem discernir ficamos entre o bem e o mal. 

Deus sempre vai nos colocar diante dos Seus preceitos. Por isso empreendemos enormes esforços para sustentar a nossa convicção. Mantê-la é uma tarefa que cabe a cada um de nós somente. Mas quando O desobedecemos, fica mais difícil prosseguir nesta finalidade, por causa da autossuficiência - ser melhor que os outros.  
Também coloca frente à base da constituição legal da nossa existência: o Seu amor. Logo, devemos relacionar esse amor à definição de Justiça. Justiça essa que não pode ser tomada pela mente humana para barbarizar com escravidão e medo em nome do amor de Deus. Pelo contrário, Jesus disse: O meu Mandamento é este: que vos ameis como Eu vos tenho amado. Não há maior Amor do que doar a própria Vida pelos seus amigos. E vós sereis meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando. E Eu vos mando isto: amai-vos como Eu vos amei. Já não mais vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto aprendi com meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, fui Eu que vos escolhi e vos designei para que vades e deis bons frutos, de modo que o vosso fruto permaneça, a fim de que, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos conceda. E isto Eu vos mando: que vos ameis como Eu vos tenho amado. Porquanto, da mesma forma como o Pai me ama, Eu também vos amo. “Permanecei no meu Amor.” 

Para permanecer nesse amor, devemos aprender de modo geral, a desconstruir ideais calcados somente em nosso entendimento ou sentimento. E para formação intelectual e manter a nossa sobrevivência frente às variadas forças hostis de conhecimento, devemos tomar decisões corretas pra coletividade, e não individualidade. 

Devemos manter também buscar estabelecer parâmetros para compartilhar as opiniões pessoais e experiências da vida em grupo para manter a paz. Mas em quais parâmetros? De quê e de quem?   
Infelizmente, descobrir a resposta e a solução dessas coisas leva muitos de nós à confusão, desvio ou troca de crença. Devido à nossa tamanha falta de capacidade própria de sustentar a fé, suportar a diferença, buscar conhecimento ou respeitar o jeito do outro. Esse intuito por não poder ser cumprido facilmente, causa raiva, frustração, cansaço... 

Ficamos com raiva de ver a falta de consideração, respeito, sinceridade, compaixão, solidariedade. Frustrados pela falta de amor ao próximo daqueles que impõem a sagacidade diabólica de quem usa fraudulentamente a Palavra de Deus para “ameaçar”, escravizar ao medo alguém. E cansados por que ninguém é de ferro! E não aguentam mais esses caríssimos...  

Mas como cristão, a nossa fé em Deus deve estar presente tanto nas nossas decisões de questionar, evitar, como também num contexto ruim, de suportar. Porque apesar de crermos pouco ou muito, continuamos humanos, ficamos cansados deles e eles de nós. Tanto um quanto o outro ficaria cansado com qualquer sistema cheio de confusões, sendo religioso ou não. Então como cuidar dos que andam cansados, estando também cansado? 

E quem está cansado de viver friamente, sufocado pelas mensagens mecanizadas ou num insuportável sistema de farisaísmo, fique tranquilo! Deus não tem só eles pra usar. Tem você também. 

Descansa e aproveita pra rever a sua fé. Trate de fortalecê-la! Ele vai te usar! Ou esqueceu que Deus é puro amor e Ele e Jesus são um só e habita corporalmente entre nós para nos ensinar toda a plenitude da Sua divindade (frutos do Espirito)?

Quando Deus deu a ordem para ama-Lo através dos dez mandamentos, não foi pra gente se preocupar com quem se estacionou na expressão “amarás a teu próximo como a ti mesmo” e fez dela estilo de vida.  

O nosso ideal de viver bem esse amor numa sociedade civilizada requer compromisso com o Evangelho de modo solidário, ou seja, é pra chorar com os que choram e alegrar com os que se alegram... Vamos compreender melhor isso:

Em primeiro lugar, no Antigo Testamento o próprio Deus ordenou o “amar ao próximo” para o convívio gentil e respeitoso com todos, algo que não acontece sempre, por causa das regras de sobrevivência, sacrifícios diários, doutrinas religiosas, desobediência, enfim, legalidades... Ainda que se trate de uma determinação de Deus, há uma interpretação expressa no “amar a ti mesmo” narcisista (amar a si mesmo) que impossibilita o homem que não conhece Jesus cumprir, embora que tente não tem conseguido realizar. Inclusive o que mais temos visto é muito egoísmo, preconceito e violência por parte dele, pois é mais fácil amar a si mesmo ou alguém que represente um ideal e seus interesses próprios do que o semelhante necessitado, que pensa diferente e precisa desse amor. 

Em segundo lugar, com Jesus no novo testamento, temos a nova aliança, onde Deus deseja que amemos ao próximo como o Seu filho nos ama. Algo espiritualmente revolucionário, que derruba todas as muralhas da escravidão, das leis, dos preconceitos, dos tabus, dos sacrifícios, enfim porque é pela graça.  Ainda que alguns discordem disso, é na graça que entendemos o sentido da expressão de Jesus – amai-vos como Eu vos amei - podereis ser reconhecidos como meus discípulos (ll João, 13:35). Portanto a graça nos foi dada para podermos aprender amar como Ele. Amar porque Ele nos ama!  Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos. João 13:34-35. Por exemplo:

- Quem ama como Ele nos ama, ama de verdade, se compadece e deseja aliviar, minimizar ou finalizar o sofrimento, miséria, seja ela qual for do próximo. E Jesus fez isto!  

- Quem ama como Ele nos ama, se aproxima, protege, conserva a pessoa pela qual sente afeição bem, feliz! E perfeitamente Jesus fez isto inclusive por nós. 

- Quem ama como Ele nos ama, renúncia, ou seja, pensa mais nos outros do que em si mesmo. Ele fez isso na cruz.

- Quem ama como Ele nos ama é solidário, caridoso, bondoso, abnegado, desprendido do próprio ego (eu), benfeitor, humanitário... E Jesus é o nosso maior principal exemplo! Portanto a melhor maneira de entendermos o que é ser cristão é observarmos a vida de JESUS, o Seu amor. 

Como podemos ver por aí, muitos apenas conseguem amar a si mesmo, porém, Jesus que é a prova concreta do amor de Deus, manda amar o próximo como Ele nos ama conforme uma Boa Nova descrita em João, 13:34. 

A palavra quando “ouvida” desenvolve em nós uma forte mensagem moral (ética) espiritual que nos faz bem, algo de que todos necessitam. Quando não ouvida nos tornam moralistas, antissocial; escravagista, irracional e emocional...

Acontece que quando em Espírito e Verdade adoramos Jesus e obedecemos a seus ensinos, passamos a assimilar o amai-vos como Eu vos amei, como servos ou ministros de Deus exemplarmente. Portanto, quem é de cristo, não é cúmplice do que está errado, e nem incorpora à sua vida seus próprios conceitos, e não segue alianças religiosas que são cheias de regras (humanas) como sentimento de benevolência de Deus para se dá bem. Algo definido na bíblia como uma prática religiosa, farisaísmo, ou seja, hipocrisia, frieza, demagogia, idolatria.

  Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. Guias de cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo. Mateus 23.23.
 
Sabemos que é impossível, mas imagina se hoje Deus resolvesse desaparecer com o Antigo Testamento? Assim mesmo nos salvaríamos? Pensa nisso!

Essa onda de fazer medo às pessoas já não cola mais! A Palavra de Deus já está sendo lida fora do domínio das religiões, e das quatro paredes dos templos.

A fim de tornar mais claro esse raciocínio, volto a lembrar de que foi o próprio JESUS CRISTO que deu um novo mandamento: Amai-vos como EU vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros. Se permanecerdes em mim e as minhas palavras em vós permanecerem, pedi o que quiserdes, e vos será concedido. A glória de meu Pai está em que DEIS MUITO FRUTO; e assim serão meus discípulos. 

Devemos ser afetuosos, como descrito em 1 João 4:16: Portanto, dessa forma conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos plenamente nesse amor. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.  

Devemos controlar a raiva, engolir as ofensas e esforçar-nos em compreender que as dores e injustiças do mundo, são exercícios pra nossa tolerância. E para que isso aconteça deve haver autenticidade cristã na nossa fé, seja na oração, no louvor, na pregação da Palavra e principalmente, no compromisso com Jesus. Que Ele seja o Senhor de tudo.  Sem medo – pois nenhuma condenação há para os que estão Nele e Ele já nos abençoou com todas as bênçãos celestiais (Romanos 8:1 e Efésios 1:3). Rm 6.14 e Gl 2.16 — estamos debaixo da graça e pronto!

Sem perda de tempo, ao menos temos no Seu amor o papel diário de aplica-lo na confissão de Fé, comportamento e deveres. Se com tanto pecado diário, ainda estamos vivos, significa que não somos mais condenados pela lei nem servos dela. A lei, por expressar a vontade de Deus continua no seu papel de ensinar, mas é pela obra do Espírito Santo que somos consolados, vivificados. 

O que importa é Cristo nos amar e por isso devemos amar como ele nos ama! Obedecer a Cristo traz prazer e vida. Cristo é amor o cumprimento da lei!

Que o Senhor Deus tire de nós a agressão moral, a contenda de palavras e ajude-nos a controlar os impulsos hostis com os fariseus modernos.  Que o nosso pensamento seja representado sem ameaças, medos, mas com o Seu amor incondicional.

Ps. De acordo com 1 Tim 5:19-20, se errou seja quem  for,  vai ser questionado, repreendido sim e aos demais está dito em Apocalipse 21.8: “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte”.

04/09/2014

Chega de desgraças!




Quem tem dificuldade em vencer ou lidar com as calamidades da vida, vive buscando refúgio e solução em outras fontes que nem sempre podem ajudar tipo: médicos, Igrejas, pastores, músicas, festas, campanhas... Quem nunca passou por isso? 

Muitos até sabem que em tempos de perseguições vindas dos nossos inúmeros inimigos, das crises mais agudas e das tribulações mais profundas da nossa alma, temos Jesus Cristo pra nos refugiar nos seus braços, na Sua majestosa e consoladora presença, e mesmo assim esquecemo-nos Dele.

Isso ocorre porque quase sempre que somos pegos em enfermidades sem cura aparente, focamos nas coisas que nos causam intenso sofrimento e dor: os problemas na família, financeiro, a saúde ou um parente, cônjuge, amigo, vizinho ímpio, atrevido, soberbo... Enfim, todas essas lutas - entre outras que vem deixando as pessoas num estado de calamidade e dificuldades tão gigantescas que a sua fé se caracteriza de forma: deprimida, abatida, desencorajadora. 

Talvez um de nós esteja atravessando uma crise dessas agora. Com o coração doendo e angustiado por ver o estado em que as coisas ao redor se encontram ruins, digo que fiquem tranquilos, pois as calamidades alcançam a todos e também o povo de Deus. Porque apesar de termos fé e compromisso com o Senhor, vira e mexe nos encontramos em situações difíceis por causa da nossa mente humana que está baseada na necessidade de obter bens terrenos e o melhor da terra, só que isso possibilita ao diabo gerar um plano perverso para destruir, drenar a disposição em servir ao próximo, desistir do chamado ministerial e da própria fé. 

Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Salmos 57:1
 
Infelizmente uma vez que o mal alcança a mente, ele lança meios de aguçar a vaidade e poder da pessoa e os desejos ocultos da natureza humana que a levam a uma lancinante atração carnal de obter o melhor, cegando-a - o que leva a um surto, a perda do equilíbrio emocional e ao desespero, ou até mesmo a morte espiritual.

O Salmo 57 mostra qual foi à saída de Davi nesse caso: “(...) à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades”. (tragédia, catástrofe, infortúnio, adversidade). 

O crente sincero não busca soluções nas fontes humanas aleatoriamente, e sim nas figuras do Cristo vivo: Seu Espirito e Sua Palavra. E se lhe falta fé buscar neles é porque a sua segurança não está nas promessas de Deus, e sim na confiança no visível, no material, o que causa sempre e sempre fracassos.  Portanto, chega de ser tolo em si mesmo, dependente e carente de homens cheios de pecados e de si mesmo, ainda que digam ser de Deus. Chega de confiar em carros e cavalos, chega de ser tapeado com o brilhantismo e falácia desses ditos homens santos. Deixa a idolatria! Voltemo-nos para o Senhor Jesus de verdade! 

Antes devemos, pois, acreditar na fidelidade de um Pai amoroso e misericordioso, no Senhor Jesus - abrigo e refúgio - a única montanha rochosa que temos quando estamos diante de uma enchente de problemas, cuja água suja não conseguiria nos alcançar e nela permaneceríamos até que ela abaixasse. 

Vá para os pés de Jesus e encontrará abrigo, se puder, vá agora! E fique na Sua doce presença em profunda comunhão com Ele. Lá as direções e respostas das causas mais difíceis virão, o que acalmará as agonias do seu coração. Deus executará tudo que for necessário ao seu favor, porque Ele não está alheio a sua dor, nem indiferente ao seu sofrimento, basta que deixe esses modismos religiosos e mundanos de se dar bem em tudo.  Tirem da frente dos seus olhos essas miragens de vaidades - ilusões que satisfazem temporariamente sua carne, mas eternizam o sofrimento. Já pode ver agora que é Ele é o único que te livrará das dificuldades?

Então se acalme! Pois Ele fará tudo que for necessário para te proteger e te livrar da dor do mundo e da alma. Porque na presença de Cristo as soluções para os problemas mais complexos aparecerão, Ele revelará toda Sua bondade a você e, caso precise de um milagre, Ele não hesitará em fazê-lo. Só que não há necessidade de se desesperar, ok?

 Veja o que o Salmo 57.2 diz: “Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa”.
 
Nesse momento se refugie em Cristo, a Rocha e Fortaleza da sua salvação.  Tenha sempre em mente que o Deus que você serve é cheio misericórdia. Diga ao “problema” que “Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me” (v. 3).
  Amém!

Esteja no amor de Cristo!

fotos

tom caet