28/06/2015

Você é pedra de tropeço?



Ok! Que a sociedade tá desnaturada e as pessoas andam falando coisa com coisa, todos sabem. O que não podemos é ser uma mentira ambulante andando por aí, prometendo ou assumindo um compromisso que não vamos cumprir. E nem viver mudando de ideia durante o percurso ou encontrar mil obstáculos no caminho ou simplesmente driblar a preguiça pra pegar atalhos. Mas eu acredito que essas pessoas são, ou seriam capazes de cumprir algo se pensassem um pouco mais nos outros. Como Jesus deixou no Seu mandamento: Amar o próximo.  
Amar aquela pessoa que você gosta, que você sentiria falta caso ela sumisse, fosse embora, aquela pessoa que se importa com você e que você se importa também. Mas que decepção, a frustração esta minando a amizade de vocês e isso é péssimo. Muito mesmo.
Muitos se sentem sozinho e triste entre milhões a sua volta. Se sentem perdidas porque só se preocupou com o seu próprio problema, com a sua própria dor, não se preocupou em ouvir o outro, em ouvir o seu desabafo, o seu choro, a sua alegria… E assim cada um se fecha no seu mundinho… depois eu te ligo pra gente conversar melhor, só que não!
Todos nós precisamos de um tempo, ser forte pra recuperar das decepções, afinal elas se acumulam, mas é preciso ser mais forte ainda pra colaborar com outra pessoa em pior estado ou situação do que a nossa não acha?
Se não assumirmos uma postura de mudança agora, independente dos outros, vamos outra vez fingir e acreditar nas promessas uns dos outros. Portanto, rever as atitudes e palavras, poderá evitar reclamações futuras quando for magoado por não ter conseguido algo que lhe prometeram ou magoar quem você prometeu. Pois, ambos se ferem e as pessoas se esquecem de que tudo volta um dia, e principalmente se esquecem de que estas coisas que voltam, são as coisas que elas não valorizaram antes... E se caso você sabe disso, por que continuar agindo como se nada soubesse?
E você sempre diz que vai mudar, mas passa um tempo e nada né?
Infelizmente as pessoas vivem mais de promessas do que realizações. E o medo de perder tempo ou algo de valor nos impede muitas vezes de encarar a realidade e a verdade. E crer que não cumprir o que combinou é um ato de violência emocional e um desrespeito ao próximo.
Algo que causa uma angústia muito grande e faz mal. O que só reforça um relacionamento desrespeitoso entre si. Onde uns prometem o que não deviam, outros prometem o que no fundo sabem que não vão cumprir...
Há quem promete apenas para conseguir o que querem no momento. Alguns prometem tanto por motivos racionais, quanto por motivos fúteis. Mas a questão disto tudo, não é a promessa em si, e sim, a incapacidade de não cumpri-la. Quantas vezes você prometeu alguma coisa a alguém e a si mesmo, mas não cumpriu? Porque devemos cumprir o que prometemos?
Porque senão as pessoas se decepcionam e ficamos em descrédito. Quando não cumprimos nossa palavra, ela passa a valer cada vez menos até perdemos o respeito. Alguém pode não comentar perto de você, mas certamente com os outros irão e suas promessas virarão motivo de piada.
Então não vamos mais usar palavras pesadas de efeito pra justificar as coisas que não vamos conseguir fazer, tempo, trabalho, filhos, doenças, enfim. Quem promete, cumpre; e se não pode cumprir, não se deve prometer. A solução não depende da sua ótica, mas depende do seu caráter. Lembro-me do texto do gentio e publicano na bíblia... Servo malvado, eu te perdoei toda aquela dívida, porque me pediste; não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive de ti? Mateus 18:32-33. Se não consegue cumprir uma promessa, não prometa. Fique na Paz! 

27/06/2015

Ser verdadeira ou ser sincera?


Ser franco é manifestar sua ideia de verdade sempre que você julgar oportuno. Consiste em dizer tudo àquilo que é verdade. Não importa se você é questionado, se a verdade dita poderá causar um mal estar ou coisa do tipo porque as pessoas verdadeiras são confiantes e autênticas, ou seja, se você gosta delas tudo bem, se não gosta tudo bem também.

Pessoas verdadeiras não buscam atenção, são despidas de vaidades e muitas das vezes, não gostam de elogios, pois, os elogios são carregados de armadilhas e atalhos perigosos. Pessoas genuínas não precisam de reforço constante do seu próprio ego. 

Pessoas verdadeiras sabem lidar com o tempo que é o grande lapidador de seres humanos!

Pessoas verdadeiras carregam um fardo de nadar contra a sociedade “descartável”, sem valores genuínos, que defendem valores que não tem.

Pessoas verdadeiras não se preocupam em ser amada. A necessidade de ser amado nasce da insegurança e narcisismo. 

Pessoas verdadeiras não criam uma necessidade de manipular suas próprias emoções. 
Pessoas verdadeiras podem dizem francamente quando algo está errado e buscam fatos reais. 

Pessoas verdadeiras não são ingênuas.

Pessoas verdadeiras vivem na realidade a partir do qual elas podem dizer quando as coisas não se somam. 

Pessoas verdadeiras fazem o que falam e falam o que querem falar. Elas não tendem a exagerar ou suprimir. Elas buscam sempre cumprir os seus compromissos.

Pessoas verdadeiras não visam analisar suas palavras ou adoçar a verdade. Se você precisa ouvi-lo, elas vão te dizer… mesmo que seja difícil para elas dizer e para quem vai ouvir.

Pessoas verdadeiras não precisam de um monte de coisas externas para ser feliz. 

Pessoas verdadeiras não são pessoas fracas ou de fácil manipulação. Elas geralmente não se levam a sério demais para não se ofender quando algo não é atingido.

Pessoas verdadeiras não são excessivamente modestas ou prepotentes. 
Pessoas verdadeiras não apresentam falsa modéstia, estão confiantes de seus pontos fortes, elas não precisam de se gabar sobre eles.

Pessoas verdadeiras são duras.  Uma vez que elas próprias sabem bem e estão em contato com suas emoções genuínas, são mais ou menos previsíveis… em um bom caminho.

Pessoas verdadeiras praticam o que pregam. Elas não são susceptíveis de aconselhar as pessoas a fazer algo que não faria se, afinal, as pessoas genuínas sabem que não somos melhores do que ninguém, então não é em sua natureza de ser hipócrita.

Pessoas verdadeiras são perseguidas, pois as “desacatáveis” não acreditam na sua originalidade e seu caminho na maioria das vezes é árduo, demorado mais sustentável quando alcançado.

Pessoa verdadeira é sincera a ponto de não ser grosseira!

Já as pessoas que se dizem sinceras são em sua maioria muito desagradáveis. Quantas coisas ruins já aconteceram em nome da sinceridade?

Este papo de: “... olha, vou ser sincero com você!”, já faz do falsário ou falsária qualquer coisa, menos sincero.

Esse tipo de argumento pertence à gente com uma vontade enorme de discordar, descontar e adoram usar a tal palavra: Cuidado!

Quem adora dizer que são sinceras na verdade são arrogantes e quando dizem uma ''verdade'' o fazem da pior maneira, isso quando não são pessoas hipócritas e não aceitam a realidade dos fatos, preferem impor o que pensam como verdade absoluta. 
Sinceridade se demonstra e quem se preocupa em parecer sincero certamente não é digno de muita confiança. Pois bem... Não escute pessoas que se dizem ‘sinceras’, acredite, na maioria das vezes estão com más intenções. Sinceridade descontrolada é mais impulsividade que compromisso com a verdade. É tagarelice, destempero e arrogância e pouca inteligência. É preciso não só estar atento apenas ao que acontece, mas, ao que vai acontecer. É melhor assumir os riscos do que provocar um dano qualquer. Não se trata de apenas deliberar e decidir. É preciso deliberar e decidir, bem. Analisar ou saber a opinião de outrem pode ajudar a decidir melhor.  Afinal, quem possui a verdade?

“Ser sincero é falar a verdade sempre que você disser alguma coisa”. É importante que você seja sincero ao respondê-la.

Você é mesmo o que diz?



21/06/2015

Você é a cobra ou Paulo?


(Atos 27.37 a 28.6)

Ainda hoje, existe uma aversão quase que geral das pessoas em relação às cobras. Talvez, pelo fato dela ter sido o animal que Satanás usou para tentar a mulher no Éden.

Mas, você conseguiria observar se sua conduta em dados momentos seja falsa com alguém tanto quanto a dela?

Pense sem pressa! E observe também se as pessoas têm uma grande dificuldade em assumirem para si mesmas que fazem o bem ou mal para o outro para receberem benefícios posteriormente.

Todos nós sabemos que os falsos são mentirosos, enganadores, hipócritas, fingidos, dissimulados estão em todo lugar. Mas os tratamos com pena e hospitalidade, daí, ficamos esperando que essas pessoas compreendam os seus momentos difíceis e reconheçam seus erros, no entanto, será que temos essa mesma facilidade quando a falsidade parte de nós mesmos? Certamente, não. Pois reconhecer o comportamento do outro e criticar as posturas de alguém é muito mais fácil do que nos voltarmos para nós mesmos e verificar as nossas falhas. E essa dificuldade é bem comum, porque todos nós gostamos de ser compreendidos, mas não gostamos de compreender.

Muitas se escondem dizendo ser de Deus, para aparecer, mas sua mente serve a outros deuses: sexo, drogas, festas tradicionais, etc.

Lembra-se de Paulo quando era um prisioneiro de um navio com 276 pessoas que naufragou próximo a Ilha de Malta?

O livro de Atos, conta que os habitantes de Malta receberam os náufragos com muita hospitalidade, que chovia e fazia frio. Isto levou os hospedeiros a acender uma fogueira. E os convidaram para que eles pudessem chegar perto e se aquentassem um pouco. Cada um foi se aproximando para tentar secar sua roupa.

Paulo para ajudar, foi apanhar gravetos para lançar na fogueira, mas foi surpreendido por uma serpente que mordeu sua mão e ficou pendurada nela. Quando as pessoas viram o que aconteceu, ficaram muito assustadas e esperavam que Paulo morresse, pois achavam que se Paulo estava no navio com os prisioneiros, deveria ser uma pessoa muito má, mas ninguém falava nada. Em poucos minutos o veneno faria o seu efeito. Mas sabem o que Paulo fez? Sacudiu a cobra de seu braço e ela caiu no fogo. Nenhum mal lhe aconteceu. Nada de mal!

Paulo não morreu! Sua mão ficou inchada, nem sequer se sentiu mal. Cumprindo-se a palavra do senhor Jesus que diz: "Eis que vos dou autoridade e poder para curar enfermos e expulsar demônios, pisarão em serpentes e escorpiões e nenhum mal lhes acontecerá". A tentativa de satanás para matar Paulo durante o naufrágio foi frustrada.

Deus cuidou da vida dele, pois ele tinha muito trabalho pra fazer para Deus.  E as pessoas daquela ilha quiseram saber sobre o Deus Todo Poderoso.

Hoje, como Paulo, a nossa situação de vida não é definida pelo momento que passamos vivos, mas pelo final da história dela.

E frequentemente em alguns momentos da vida coisas ruins acontecem com a gente. Somos alvo de ataques ou de suposições de pessoas fofoqueiras, queixosas, falsas, por exemplo, e isso é desagradável e pode ser extremamente danoso, dependendo do que foi falado ou feito.

Para lidar com essas pessoas requer exercício de tolerância, pois não temos controle sobre ninguém, não conseguiremos fazê-las agir como gostaríamos, é praticamente impossível!

Porém, dá pra entender em parte que as suas motivações é normalmente de alguém com poucos recursos emocional, e provavelmente muito infeliz, o que a faz ser assim... E geralmente uma pessoa infeliz/falsa costuma se safar com o seu comportamento dissimulado ferindo-se e quem tiver na frente.

Geralmente se utiliza da "técnica de vítima", passando-se por uma para conseguir o que quer. Os manipuladores também investem em um “joguinho" de momentânea amizade atenciosa, ou seja, fica preocupado, quer saber da sua atividade diária, do seu jeito de ser e ludibria com falsos elogios ou promessas do tipo: “conta comigo” e não conseguindo convencer, adota a filosofia segundo a qual “os fins justificam os meios”, fazendo de tudo para sair ileso dos problemas em que teria responsabilidade.

Caso saia, certamente repetirá o que fez para outra pessoa, como um vício, e quem pratica tal ato, o faz quando percebe que pode tirar vantagem, quer sejam imediatas ou não.

Há inclusive indivíduos com extrema paciência, capazes de aguardar anos pelo seu objetivo. Nesse tempo ‘minam’ relações, com mentiras, ignoram a ética profissional, familiar e religião e o respeito a seja quem for.

E também negamos essa situação sempre que somos confrontados pelos nossos erros. Mas quando aprendermos a compreender, seremos compreendidos. Isso nos auxiliará a exigir menos do outro e reconhecer que cada um tem sua própria responsabilidade, e não somente culpa e inclusive nós mesmos. Portanto, Não exija do outro aquilo que você também ainda não pode dar. E Lembre-se de que não devemos humilhar ninguém.  E guarde essa frase para sua vida:

Os erros que os outros cometem hoje, nós podemos cometê-los amanhã.




19/06/2015

Pequenas coisas grandes estragos.





Ilustração da Serpente:

Um homem de circo, que havia começado a domar uma serpente quando ela ainda estava da espessura de um dedo e ele a vinha domando há anos. Durante as apresentações, a serpente se enroscava ao redor do seu corpo a uma ordem sua e depois se desenroscava. Mas a certa hora dessas apresentações, alguma coisa estava errada: a serpente não se desenroscou, e o homem estava com dificuldade para respirar. A serpente foi apertando, apertando e pouco a pouco o auditório ouviu o barulho de ossos serem quebrados... A serpente o matou. 

Ele pensou que a tivesse sob o domínio e que ela obedeceria as suas ordens a qualquer momento. Ele a tinha em controle desde quando era da espessura de um dedo e poderia então tê-la apertado e matado, mas ele a alimento brincou com ela, confiou, compartilhou a sua vida com ela, até que por fim ela o matou. 

Quem nunca passou por um momento de arrependimento na vida?

Levando em conta que os erros ensinam muito, a bíblia fala que precisamos fugir de tudo o que não presta: Fugir das paixões da mocidade – (2 Timóteo 2:22).

Ainda que alguns até afirmem não se arrepender de nada que fizeram a não ser do que não fizeram....Temos podido  ver um grande numero de jovens se arrependido por que fizeram e deprimindo por não terem feito algo para o resto da sua vida por conta de minutos de insensatez.

E sempre vemos alguns se condenarem por isso ou pelo fato de terem cedido ao poder do mal! Infelizmente grandes partes das pessoas sofrem uma influência maior do que não presta sobre o que presta em decorrência da desobediência, do medo... Mas já notou que algumas coisas que nos acontecem nem sempre decorrem por falta de exemplos bons ou influencia do mal?

Sim muito provável que nem a experiência de alguém ou mal seja a causa das dores. Talvez haja arrependimentos, provavelmente graças à ilusão. A ilusão traz aflição de pensamento: será que uma atitude diferente teria mudado minha vida para melhor?

Essa dúvida é que inferniza.

Uma vez que praticamos as coisas ruins, obviamente, colheremos aquilo que semeamos. Dai sofremos, ou seja, porque estamos colhendo os frutos dos atos impensados, inconsequentes do passado. Fique isso como alerta quanto ao momento presente: Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou. Quem planta colhe!

Alguns plantam abismos, solidão, questionamentos, incertezas, críticas, buscas sem fim, amores não encontrados, ambição, incertezas, gravidez precoce, prostituição, bebedeiras, drogas... Para eles, tudo isso era em vão antes de acontecer! Mas a dor está em todos os lugares, e não fomos feitos somente para dores e sim para amarmos também principalmente ao próximo.

Enfim, Todo mundo sabe onde isso tudo ia chegar: gravidez, desemprego, drogas, enfermidades, separação... Agora fingir que não sabe para se torturar, para se consumir, para se distrair, para se justificar, não dá. Cabe a todos nós termos a capacidade de controlar nossa angustia e não transformar em fúria contra os outros,  e vomitar neles as nossas vontades muitas vezes destrutivas.

É bom saber que com Jesus conseguimos parar, ponderar e decidir ir ou não em frente.

Arrependemo-nos de muitas coisas em nossas vidas: de não ter visto um parente antes de sua morte; de ter escolhido o curso errado na faculdade;; de ter se envolvido sexualmente com alguém. Estes arrependimentos vêm, geralmente, acompanhados de culpa, frustração, sentimento de impotência, raiva... E, aparentemente, estes arrependimentos pioram quando falamos em relacionamentos amorosos,  dividas, devido à alta carga energética que investimos nelas.

Mas será que é ruim o arrependimento, embora seja uma situação desagradável? Acho que ele tem uma função que motiva as pessoas a corrigir os erros de suas ações. A buscar e evitar potenciais problemas futuros. A correção mesmo sendo boa ou ruim, não fere e nem afasta as pessoas da gente quando chamamos atenção dela com amor. Mas se decidir se autocorrigir comece pelo seu próprio exemplo ensinando aos outros como se fosse você recebendo o ensino antes de cometer o erro..

Só que antes, tome cuidado com as moscas porque elas têm o potencial de apodrecer a sua vida e de levar embora o que você tem de melhor: a sua razão. Muitos de nós também brincamos com situações irregulares em nossa vida e colhemos por isso..

Você seja um bom e transforme essa angustia em tranquilidade e recomeço, porque o mundo está corrompido! Não se contamine com a ilusão de palavras e aparências!

E, ame mais, muito mais, mas ame como Jesus nos amou e nos perdoou.





Você é egoísta?


Quer manter uma amizade por longo tempo? Falem de pornografia, bebedeiras, fofocas... Quer ter um inimigo? Discorde dele.

O que aprendi nesses últimos meses em que fui extremamente humilhado é que para eu concretizar os objetivos citados acima, eu precisava da presença e não da amizade de alguém e que seria capaz de me fazer ser melhor pensando por si só. Puro engano!

Estou todo o tempo ouvindo alguém dizer que tem na agenda do celular tantos contatos que não consegue memorizá-los. Que têm nas redes sociais, no trabalho, na escola, no bairro e igreja, dezenas de amigos. Mas na hora do seu choro não ligam como um ombro amigo e quase nenhum está dispostos a renunciar tempo e recursos para ajudá-lo nos momentos em que mais necessita.  Mas esquecendo de que também está na agenda e nas redes sociais deles também pra ajudar e nada faz se ligarem... Enfim.

Precisamos parar de ferir os outros e pensar menos em si mesmo e pensar mais no seu entorno, familiares, amigos... Pois quem não engrandece todos à sua volta fará com que eles não o engrandeçam também por causa do egoísmo na hora que precisar. Embora o egoísta não pense assim... Porque o seu egoísmo (eu) coloca seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona.  

Egoístas são aqueles que não pensam iguais e se defendem utilizando os furos de argumento dos outros pra sair como melhor, mas com falsidade, hipocrisia e mentira descarada.  A prova disso é exatamente o seu modo de vida diária buscando prazeres de curto prazo, objetos fúteis e falácias superficiais incessantes para comover e não ficar por baixo de ninguém.  O que rebatem todo tempo quando confrontado.

O egoísta não pensa nas consequências de seus atos porque não interessa a ele saber o que se passa na mente no coração de ninguém e o mal que lhe causa.  É um narcisista-que adora a si somente. Alguém que insiste em colocar do seu jeito funcional e de modo individual o seu interesse, ambição, modo de pensar acima de tudo.

Todas as pessoas lidam sempre com dois polos juntos, manter o que sabe e acrescentar o que não sabe e se abrir e se fechar nos problemas do seu modo de ser. É quase impossível deixarmos de ser egoístas por si só. Jesus é o único que gera em nós o dever de suportar a impotência diante os egoístas e abrir mão de julgamentos e pensamentos no momento em que formos egoístas com as pessoas.  

Para conviver com pessoas egoístas, devemos deixar as coisas acontecerem espontaneamente, pois pensar previamente no que dizer a elas é sair do contato de visão delas, do aqui e agora, e isso poderá impedir de trazê-lo para o momento de reflexão, e traze-lo nos faz pontuar os gestos de linguagens que faz e usa, e não percebe ou faze-la perceber que a falta de tais gestos causam mal não somente a si, mas quem esta ao seu redor consequentemente.

Quanto ao sentimento deles, não devemos trabalhar uma relação com seus comportamentos, tanto positivos quanto negativos de seus atos, quem deve trabalhar isso são eles mesmas. Devemos sim, deixa-los reconhecerem, aprenderem, entenderem, que a sua felicidade se tornará momentânea e passageira toda vez que ele agir pensando só em si mesmo. Descobrir que quem não mede consequências dos seus atos acaba deprimido e pagando alguém (analista) para suportar as suas frustrações e ilusões.

O seu maior defeito é murmurar, se queixar todo tempo. Geralmente está com muita pressa, muita ansiedade para resolver um problema que lhe aflige. Traz sempre consigo fantasias, curiosidades e expectativas pessoas e sobre seus problemas. É hipócrita quando quer resolver os problemas dos outros, falando pelos outros. É falso porque vive de aparências e mentiroso falando o que não conhece.

Para quem é responsável por atacar as pessoas, o egoísta demonstra também muito frouxidão na vida social, onde o que busca para saciar suas vontades, na verdade só gera mais vontades vazias e não nos trazem nada de concreto, a não ser só crítica.

E se você arrumou briga por ser tão egoísta, vá pensar mais no outro, mas nos outros que se importa com você. Minha proposta para você que é assim, que comece a repensar tudo o que você acha que quer, e ver quais as premissas da decisão que  tomou para achar que aquilo de fato era bom para você esta certa. Você quer muito dinheiro para que? Beleza para que? Ser feliz para que? Já pensou que o maior conforto para as pessoas pode ser sua presença? Que a beleza está na compaixão. Que a felicidade de ir à praia no domingo com amigos pode ser mais valiosa do que a porta de um bar?

Pense no que é realmente importante para você. No meu caso, valorizo muito conhecimento.  O que se ganha por outros caminhos, pode até perder, agora o que o homem recebe pelo poder de Deus, nada pode tirar. Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. O que o Senhor te deu e você achava que estava perdido por causa do egoísmo, Deus vai trazer de volta, em nome de Jesus!


E aí?

09/06/2015

voce é uma pessoa chata!

Quando a gente pensa que já viu e ouviu tudo sobre as pessoas, ainda ouve coisas impensáveis um pouco mais. Quase sempre somos pegos chamando alguém de chato ou falando que tal pessoa e difícil de lidar. Temos essa facilidade em reconhecer tais pessoas e esquecemos que nós podemos ser uma delas. 

Estou falando de gente sistemática que não percebe que o seu comportamento pode afetar quem vive à sua volta de modo negativo e preocupante. São pessoas que nos cansam com seus jeitos de pensar contraditórios e infundados.   

Pra quem é uma pessoa sistemática, talvez esteja na hora de abrir-se um pouco à mudança, mas mude aos poucos, no seu tempo, e não se viole demais por conta da opinião dos outros, pois cada um tem o seu jeito extremamente de ser e se aborrecem quando são retrucadas; outros têm hábitos de tentar convencer as pessoas sobre as suas ideias; têm as que se programam feito robô tipo: tem dia e hora para lavar roupa, passar, arrumar as coisas da semana e as que planejam e esperam imensamente que saia como planejado, mas a maioria fica perdida e sem saber o que fazer quando acontece algum imprevisto...

Isso porque quando insistimos em dizer que somos permanentes e profundamente arraigados no que somos (orgulhoso) tornamo-nos uma pessoa obsessiva, meticulosa, perfeccionista e rígida e com problemas de adaptação, por exemplo, mudar sua maneira de ser ou pensar pode demonstrar fraqueza com os outros e com a vida. No entanto, são os conteúdos vivenciais que define QUEM somos e só descobriremos através dos outros, os ouvindo.

Acredito que muita gente deve te procurar justamente por você ter sempre opiniões legais e ser mais estável que eles, e dependendo da sua percepção e seu juízo crítico, o seu conhecimento e disposição ao entendimento te capacita a ouvir tais pessoas, mas elas te ouvem?

Esperamos que sim. Só que infelizmente nem sempre as soluções dos problemas estão em alcançar uma resposta que nos livre dos caminhos dolorosos e nos indique o de menor sofrimento só por que alguém falou.  E sim aprender a lidar com essa questão e disciplinar o pensamento a lhe dar com a derrota, o que poderá ser de tal forma eficiente para a qualidade da vida emocional.

É interessante refazer algumas crenças pessoais acerca disso ou daquilo, mas antes temos que rever certas atitudes comportamentais no sentido de relação com si mesmo e com os outros para sermos menos obsessivo, meticuloso, perfeccionista e menos rígido nos relacionamentos difíceis para tirarmos lições importantes.


Para sabermos lidar com as pessoas, teremos a orientação máxima para nossos comportamentos e atitudes no Evangelho. Assim poderemos observar as nossas resistências: se dominadora e controladora, Agressiva e dura, Desconfiada ou Calada, Com mania de grandeza, Pessimista e negativista, Dramática e Intolerante. E saber que as dificuldades de relacionamentos que encontramos por aí vem com o propósito de aprendizado e não como instrumentos de punição. Sendo assim, na medida em que formos bem sucedidos com as pessoas difíceis, veremos que essas situações ainda que aconteça adiante, causará menos danos em nossas vidas. Afinal quem não é difícil?

O teu passado te envergonha



Sempre vão existir os críticos que opinam com o dedo em riste, que só sabem ver o lado ruim do outro e os mesmos têm sempre uma palavra azeda, venenosa, na ponta da língua. 


Esses críticos ferrenhos e constantes são, em geral, pessoas negativas, agressivas, complexadas, frustradas. Elas não criticam por falta de amor, mas com arrogância, maldade, vingança e inveja que lhe causaram. E, provavelmente, se ocupam muito da vida alheia, porque na dela se encontra um imenso vazio – ainda  que não reconheçam. Com eles, avançar ou recuar não atrai e só expulsa, e isso não edifica e sim pulveriza.

Precisamos entao reconhecer que o ser humano é fértil em criações. É desigual e estranho ao mesmo tempo em que um cria, outro incinera as suas ideias. Há quem viva mudando de opinião quando está triste e alegre, com raiva e calmo, ouvindo e criticando, sorrindo e agredindo, acolhendo e excluindo...

Para compreender esse comportamento precisamos despertar por meio da auto-observação a nossa Conduta no dia a dia… e deixar de viver de aparência.

“ser o que não é para ter o que não precisa para parecer melhor do que alguém”.  

Comecemos em reconhecer se o nosso orgulho não está expressando êxtase, paixão, algo que nos impulsiona a uma vida corrente de sofrimento infinito, e que nos faz gotejar ódio nas palavras e rancor feroz nos sentimentos das pessoas.

Em seguida, para nos libertamos disso precisamos de compreensão... Compreender é o segundo passo que nos libertará do Ego (já que o primeiro passo é Jesus). Em terceiro seria trabalhar nossas energias criativas, estudando, escrevendo, cozinhando, agindo em prol de algo ou alguém para sair da mente vazia ou cheia de maus pensamentos que nos atormenta constantemente e pra isso não há culpado... ou há?

E por fim resgatar o amor, pois quando esse se perverte em nós, tudo se converte em ódio, ciúmes, criticas...  E o ego cega e leva à falsidade, imoralidade de quem  tem como sustento a hipocrisia, ou seja, perdemos a confiança dos outros.

Por exemplo, Miquéias 7: 5 Não confieis nos vizinhos, tampouco acreditais nos amigos. Tende todo cuidado com o que dizeis e partilhais com aquela que te abraça! 6 Pois chegou o dia em que o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora se insurge contra a sogra; e os grandes inimigos do homem são os seus próprios familiares. Mateus 10:21 Um irmão entregará à morte seu irmão, e o pai ao filho, e os filhos se rebelarão contra seus pais e lhes causarão a morte. 

Precisamos sentir necessidade de uma convivência solidaria e não solitária. Sem essa rede antissocial tecnológica e idolátrica que muitos defendem como necessária pra satisfazer seus desejos ocultos, cuja discriminação, fanatismo e o sectarismo escracham a família, amizade e relacionamentos. Ok! A tecnologia fascina, mas também intimida e ameaça com fofocas, boatos e todo tipo de violência. E todos sabem disso!

Portanto precisamos mais de afeição que servidão, e não nos deixar seduzir pela beleza exterior, pela inteligência artificial e pela santidade religiosa.

já que agora podemos opinar, vemos tanta empolgação pelos avanços científicos, tecnológicos e históricos, frustrando muita gente pela vulgaridade e pelo descrédito do seu comportamento e conhecimento. Interessante é que eram pessoas tementes a Deus, honestas com a Palavra. Gratas àquelas que nos seus momentos de dor as acolheu, enfim onde foi parar a sua mente que queria a face de Deus? Ou os seus passos escorregavam na lama (mentira) quando falava Dele?

A sua máscara caiu e seu conhecimento atual se dignifica pela infidelidade, ou adultera pela traição ao próprio interesse?

Quem é autossuficiente e sincera para viver achando que alcançará com sua própria fé e opinião mudar alguém?  

Sabemos que todos precisarão aprender um pouco mais e que aos poucos irão reconhecer e saber que tudo tem seu preço. O que não podemos também é definir por conceito de contrastes  quem é “joio e trigo”, certo ou errado... Pois podemos acertar e podemos errar em dados momentos, também podemos fazer e desfazer de coisas, manias. Mas jamais poderemos obrigar alguém a abrigar a nossa ideia. Afinal, cada um deve ser capaz de eliminar o seu próprio ódio, a perversidade, a destruição e usar as energias criativas com liberdade e com consciência cultivando o amor, promovendo a justiça, efetivando a solidariedade e principalmente assumindo a responsabilidade de ser gentil sem ferir ou fazer inimizades.  


Lidar com o ser humano é fogo!

07/06/2015

Ser, Ter ou Parecer?


Viver de aparência é... “ser o que não é para ter o que não precisa para parecer melhor do que o outro”.  Esses são os verbos que compõem a máscara de aparência: Ser, Ter ou Parecer.

Ser belo esteticamente; Ter bens materiais; Parecer-se santo.

Como sempre a hipocrisia tem habitado em quem insiste em manter a superficialidade e fingimento de carinhos forçados na frente um dos outros. E a grande parte desses fingem intimidade e cumplicidade, fingem simplesmente usando a máscara de exterioridade. Mas que lá no fundo, são tristes porque vivem de aparência.

E o pior ė que além de se achar autossuficiente e sincera, vive achando que conseguirá tudo só com sua própria fé e opinião... O problema é que todos precisam de um padrão de vida sustentável que precisa ser construído aos poucos e fazer a ficha cair que existem pessoas que vivem um padrão de vida baixo, e sabem que tudo tem seu preço, mas que estão satisfeitas com sua condição de vida. 

Também sabemos que não existe nenhum problema quando escolhemos e aceitamos nosso padrão de vida seja ele qual for, com consciência, porém a questão é estar entre os insatisfeitos. Cuja insatisfação independentemente da que possui, existe para eles como padrão de vida, buscando mais e mais sofridamente. Os insatisfeitos que procuram um atalho para obter benefícios, sempre vivem de aparências. Chamo isso de insuficiência educacional...

Insuficiência porque quase sempre deparamos com elas e percebemos o quanto foram induzidas ao medo, a mentira e a falsidade com quem as querem bem... Inclusive muitos têm murmurado e mascarado as aflições com jargão do tipo: O Senhor está no controle, o amanha pertence a Deus ou quem é você pra me julgar e blá, blá.. Mas na realidade...

Você não acha que seria mais justo assumirmos a culpa pelos nossos erros? Porque todos sabem que a cada nova amizade ou recomeço declaramos sinceridade, mas quando alcançamos o que queríamos ou não, logo em seguida excluímos, desprezamos tudo e todos para sustentar o caráter da nossa natureza egoísta, nos tornando uns derrotados, deprimidos e fracos ocultos.  Lembrando que em alguns casos, nada se resolve só mudando de opiniões, se afastando ou ignorando, mas tendo que ter atitude honesta de se declarar.

De certo modo nada alcançamos sozinho e sem conhecimento justo algo necessário, mas precisamos ouvir e aprender um pouco mais com quem sofreu por isso... Não seremos bons com os outros amando somente a si mesmo, ou ficar presos as nossas dificuldades e lutas diárias acreditando em si mesmo sem contar com ajuda externa...

Precisamos crescer na vida sem se aproveitar dos outros, ofender ou humilhar, mas sim a reconhecer, compadecer e agradecer... E como ser honesto, você tem se compadecido do sofrimento do próximo? Não, sim, talvez...  não esqueça que o próximo pode ser você agora...

Ok! O que você não pode é continuar a andar com os “amigos” que você considera que não estão na hora que você mais precisa, cadê eles agora? Visitando os leitos de hospitais? Abençoando o presidiário? Resgatando o filho perdido das drogas? Ajudando a pagar as contas dos vitimados? Não sabe né?

Mas certamente estão por aí convidando alguém pra se divertir nos bares pagando bebidas e drogas, ao invés de te oferecer ajuda nas suas dividas... Ou te convidando pra transar com os filhos dos outros por mera ostentação de ser macho... Ou na fútil exibição de ostentar a beleza externa ou gastar o que não tem por maliciosa aparência de poder... Ou simplesmente preso às condições de trabalho dando riquezas ao patrão injusto. E o pior é que você sabe disso, vai e ainda os defende e continua andando...

Lamento dizer isso, mas o teu orgulho sempre tem feito você chorar, andar e ficar sozinho sem ao menos conseguir sentir a alegria de ter gratidão por alguém. Sabia que elas partirão um dia e não você não terá mais a chance de agradecer pelo pouco que lhe fez? E agradecer principalmente ao nosso Deus que vai cobrar tudo, inclusive aquilo que prometeu e deixou de fazer por causa da falta de compromisso, responsabilidade e... Só Deus sabe!

Também não podemos nos gloriar daquilo que não conquistamos... Ainda... E nem seremos bons pais, amigos e filhos sendo ignorante acerca dos problemas dos outros. Temos que ajuda-los com solidariedade, igualdade e fraternidade, pois a mão que você hoje ajudar a levantar pode aprender a amar, reconhecer e um dia levantar alguém que pode até mesmo ser você... E você não pode querer amar alguém amando mais a si mesmo, senão outros poderão deixar de te amar pensando igualmente.. Se é que já não fazem... Nesse caso, Procure e veja onde elas estão agora... Cadê os que te amam neste momento?

Você tem a livre escolha de decidir seguir nessa vida a caravana de falsos amigos e prostituição e vaidade, ainda que não veja dessa forma ou a caravana da verdade que esta na bondade dos que querem chorar com os que choram e alegrar com os que se alegram....

Ok! É normal filosofar, filosofar, filosofar como faço agora.... Mas quero ver quando bater de frente com a realidade o que vai fazer?  Ah já sei: mudar de opinião de novo e de novo e de novo acerca de tudo e todos..

Ok! Mas tente ao menos entender sem julgar quando a pessoa a qual você brincou com a sua bondade e ignorou a sua experiência, se afastar de você e aprenda a brincar com a distância e suportar o seu silêncio dela....

E se ainda se acha sabedor, digo que não se iluda com qualquer um que aceita seus conselhos, mas não aceita sua presença., eles sabem ser falsos também.  

Portanto, vai e siga uma nova rota, novos rumos.... Saia dessa vida de criticar tudo. Arrume as malas e siga adiante no prumo da humildade e desista de ser duro e cobrar das pessoas o que elas não podem ou não querem dar.... Embora pra algumas vezes desistir é mais fácil, mas nem sempre o melhor caminho, para outros, outras vezes desistir é o mais difícil, porém é o caminho mais certo! Comece por você!


Que o SENHOR ilumine o caminho de quem tem uma decisão pra tomar e que seja a certa no momento certo!

fotos

tom caet