Prov. 22:6
I – A filosofia da educação .
1. A suscetibilidade da criança .
2. A durabilidade das impressões .
II – A arte da educação .
l. A disciplina da vontade .
a) Pelo preceito .
2. A disciplina da consciência .
a) Pelo exemplo . - I Sam. 2; Jer. 35:4-15.
III – A educação cristã.
1. É restaurar no indivíduo a imagem de Deus .
2. Desenvolver obediência à vontade de Deus .
3. Amar e imitar o caráter divino .
4. É preparar o indivíduo para esta vida que passa e para a vida que não passa . - Isa. 8:18.
O VALOR DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
I – A educação segundo o mundo .
1. Soma de conhecimentos .
2. Títulos , diplomas etc,
3. Desenvolve o intelecto , ergue um pilar à glória humana :
a) Exemplo : – Absalão, - II Sam. 18:18.
b) Exemplo : – Napoleão.
II – A educação segundo Deus .
l. Tem como base o temor e o conhecimento de Deus . - Prov. 9:10; 1:7; Jer. 9:23, 24.
2. Esta é a verdadeira educação de que o mundo necessita.
a) A maior crise atual é a de caracteres formados.
3. No mundo uma tal educação não é vista .
a) Nos colégios hoje ensinam evolução , ateísmo , etc.
4. A falta de educação cristã, completamente sã, tem sido a causa do crescimento da onda de crimes entre a mocidade .
5. A educação traz bênçãos à humanidade .
a) O poço de Jacó. - Jo. 4:6.
b) O trabalho e a vida de Pasteur.
c) O espírito de sacrifício da mocidade cristã como conseqüência da educação cristã,
III – A verdadeira educação poderá salvar o mundo da hecatombe final .
1. Prepara a juventude para esta vida e para a vida eterna .
2. É nosso dever apoiar e incentivar a educação cristã. - Isa. 8:18.
O MAGISTÉRIO
Efés. 4:8, 11-14; I Cor . 12:28
I – O valor do professor .
1. A criança é o problema central da igreja .
a) Jesus assim reconheceu. - Mat. 18:2-14.
b) É o futuro da Igreja e da pátria .
2. Trabalhar pelas crianças , é o trabalho mais importante e sublime . – Conselhos aos Professores , p. 46.
3. Ser professor é ser Miguel Ângelo que tira do mármore bruto uma linda estátua .
3. Ser professor é ser um pai ou uma mãe , é imitar o grande Mestre – Jesus.
a) Os pais não sabem o que é sacrifício para o bem dos filhos ; assim deve ser com o verdadeiro professor - II Cor . 5:14.
b) Esse sacrifício está baseado no princípio da vela .
- II Cor . 12:15.
II – A recompensa do professor .
1. Os resultados aqui na Terra – o reconhecimento futuro de seus alunos .
2. Terá feito sua boa contribuição para a Igreja e para a pátria .
3. Os resultados no céu .
a) Apresentar-se-á Deus com os cordeirinhos que lhe foram confiados. - Isa. 8:18
b) Resplandecerá como as estrelas . - Dan. 12:3; Educação , págs. 305, 306.
O DEVER DOS PAIS
A experiência de Eli - I Sam. 2:12
I – Ensinar seus filhos . - Prov. 22:6; Deut. 6:7.
1. Desde pequenos . - Moisés, Samuel.
2. Dando bom exemplo .
3. Mantendo o culto da família .
II – Disciplinar seus filhos .
1. Com amor e repreensão . - Efés. 6:4; Test., vol. I, 156:1-2.
2. Com a vara - Prov. 23:12-14; 19:18.
a) Isso é prova de amor - Prov. 13:24.
b) Evitará desgostos futuros . - Prov. 29:15, 17.
III – Exemplos .
1. Bom .
Os filhos de Jonadabe. - Jer. 35:5-14.
2. Mau .
Os filhos de Eli. - I Sam. 2.
O LAR
Gên. 2:8; Sal . 139:1-14
O plano original de Deus - Um lar perfeito e ideal . - Gên. 1:28.
I – Resultados do desvio do plano original .
1. Dilúvio . – Separação de Deus . - Gên. 6:1-2.
2. Noé temeu e adorou a Deus , no meio iníquo .
3. Apesar de tudo Abraão honrou a Deus . - Gên. 18:19.
4. Jugos desiguais - II Cor . 6:14-16.
II – Ensinando os filhos no lar .
1. Os filhos são herança do Senhor . - Sal . 127:3.
2. Ele espera que os mesmos sejam ensinados. - Efés. 6:1, 4; Deut. 6:7.
3. O valor do exemplo . - II Tim. 1:5.
III – O culto familiar é a melhor escola .
1. A resolução de Josué. - Jos. 24:15.
2. O lar de Timóteo. - II Tim. 2:15.
3. Abraão manteve o altar do lar , - Gên, 12:8.
4. Todos os lares cristãos devem manter o culto da família . Prov. 22:6.
I – O que é paixão pelas almas ?
1. Ter firme convicção do seu valor .
a) Jesus teria morrido por uma só alma .
2. Acariciar amorosa solicitude por suas lutas .
3. Sentir-se alarmado com seus perigos .
4. Ir até o sacrifício por sua salvação. - II Cor . 12:15.
II – Quem especialmente deve exercer essa paixão ?
1. Os pais – São responsáveis por seus filhos .
2, Os professores – São escultores de caracteres .
3. Os ministros - Prov. 27:23.
4. Os membros da Igreja – Cada um é guardador de seu irmão .
III – O crime da negligência .
1. É demonstração de ingratidão .
2. É demonstração de crueldade .
3. Será fatal .
O DESAFIO DO PROFESSOR
1. O professor é um m profeta ; coloca o cimento de amanhã .
2. O professor é um artista ; trabalha com a preciosa argila da personalidade em desenvolvimento .
3. O professor é um amigo ; seu coração responde à fé e devoção de seus alunos .
4. O professor é um cidadão ; é nomeado para melhorar a sociedade .
5. O professor é um intérprete ; com sua experiência ampla e madura procura guiar os jovens .
6. O professor é um construtor; trabalha com os valores mais elevados e finos da civilização .
7. O professor é um porta-cultura; abre o caminho a modos mais dignos e inteligências mais elevadas.
8. O professor é um reformador ; procura tirar as desvantagens que debilitam e destroem.
9. O professor é um crente ; tem uma fé inabalável no aprimoramento da raça .
AS DEZ DEFINIÇÕES DO PROFESSOR
O MESTRE DESCONHECIDO
– Os grandes generais ganham as batalhas , mas é o soldado que ganha as guerras . Os educadores famosos planejam novos sistemas pedagógicos , mas é o mestre desconhecido que dirige e guia a criança e o jovem .