25/10/2012

Missão Vida » como abordar um mendigo


Cinco Passos de como abordar um mendigo


A solidariedade e o amor ao próximo são sentimentos que devem ser cultivados em nossas vidas. Enxergar o sofrimento alheio é uma forma de olharmos além de nossos próprios problemas e isso cria a predisposição de agir na tentativa de amenizar a dor do outro.
Quem percebe e se comove com a dor de um morador de rua, com certeza procurará maneiras de ajudá-lo de forma prática, não só com palavras e não só com o Pão. É importante lembrar, entretanto, que esta ajuda pressupõe agirmos com sabedoria e prudência, conforme o próprio Jesus nos ensinou.
Seguem algumas dicas que podem ajudar você no exercício do amor ao próximo direcionado ao morador de rua:
1. Posso abordar um morador de rua sozinho? Quando Jesus enviou os discípulos, conforme está escrito no livro de Mateus versículo 10, Ele enviou de dois em dois. Não é prudente aproximar-se sozinho e, no caso das mulheres, seria bom que contassem com a companhia de um homem.
2. Como abordar? A Bíblia fala que o amor de Deus nos constrange e, sem dúvida alguma, o nosso amor demonstrado na educação e respeito na abordagem positivamente. Não existe uma receita para a abordagem. Pelo contrário. Seja o mais natural possível, como se estivesse falando com qualquer outra pessoa. Demonstre seu interesse, respeito e afeto e seja sincero e verdadeiro.
3. O que falar? Procure desenvolver um relacionamento de amizade e confiança. Nunca prometa algo que você não tem condições de cumprir. Muitos moradores de rua estão frustrados por promessas não cumpridas e falsas expectativas provocam mágoas e perda da confiança. Fale do plano de Salvação, que Jesus o ama, tem interesse na vida dele e em tirá-lo da rua. Renove as esperanças dessa pessoa e cite o exemplo de um ex-mendigo recuperado. Ore com ele mantendo os olhos abertos, pedindo ao senhor que o abençoe, proteja e que ele possa ter disposição de sair das ruas e aceitar ajuda. Se você conhece alguma casa de recuperação de confiança em sua cidade, indique-a. Se não conhece, procure descobrir e retorne com o endereço.
4. Como fazer o convite para o programa de recuperação? Fale da possibilidade de recuperação e, se o mendigo demonstrar interesse, escreva o endereço de uma casa de recuperação em sua cidade e entregue a ele. Você também pode levá-lo à instituição. No entanto, a maneira mais adequada é entregar o endereço, pois se ele realmente quiser sair das ruas, ele irá. Se na sua cidade não houver uma casa de recuperação confiável, antes de enviá-lo para outro município, é melhor você verificar se ele realmente tem interesse real em se internar. Você pode verificar isso marcando horários com ele e observando sua vontade e perseverança nesse processo por um período de 30 a 60 dias. Antes de prometer enviá-lo a uma casa de recuperação, verifique se existe a vaga e se ele tem o perfil do público atendido por esta entidade. Mais uma vez: as promessas não cumpridas podem gerar mais frustração e desconfiança.
5. E se ele não aceitar minha ajuda? Existem moradores de rua que o Programa SSS – Sopa Sabão e Salvação tem contato há mais de 10 anos. Eles recebem a sopa, ouvem os voluntários e, mesmo assim, não aceita qualquer outro tipo de ajuda. O importante é nunca desistirmos da vida dele e deixar claro que, quando ele quiser, as portas estarão abertas. Não podemos fazer escolhas por outras pessoas, nem forçar o outro a mudar sua vida. Quando um familiar pede para internar alguém, nossa primeira pergunta é se a pessoa realmente quer, se tem disposição em obedecer às ordens da casa e seus responsáveis, se tem interesse em mudar de vida. Se a pessoa não quiser, não deve ser forçada, pois a própria Bíblia ensina que “cada um dará conta de sua própria vida”.
O mais importante é não sermos omissos diante do sofrimento alheio e oferecermos ajuda, pois fazendo assim cumpriremos nosso papel de cristãos, dando a oportunidade para que muitas pessoas mudem de vida e encontrem Jesus Cristo. Se você quer iniciar um trabalho contínuo com população de rua, sugerimos que a equipe faça um treinamento na Missão Vida, onde serão tratados outros detalhes importantes desse processo de abordagem, encaminhamento ou tratamento. Esse treinamento básico é realizado anualmente e tem duração de três dias, incluindo hospedagem e alimentação. Segue, em anexo, o folder do próximo Seminário de Ação e Adoração.
E, por fim, ore a Deus que o oriente, capacite e dê sabedoria e perseverança neste trabalho. Que Deus o abençoe e recompense por sua disposição em servir.
No amor precioso de Cristo.

fotos

tom caet