15/06/2013

A personalidade e diferentes temperamentos



Caráter: Feitio moral, índole, qualidade inerente a certos modos de ser ou estados (Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa).
Personalidade: Qualidade de pessoal, caráter essencial e exclusivo de uma pessoa, aquilo que a distingue de outra (Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa).

Estas duas coisas estão intrinsecamente ligadas ao ser humano. Todas as pessoas, pequenas ou grandes, são dotadas de caráter e personalidade. O caráter é algo que muda, que se desenvolve, que pode melhorar e piorar. Pode ser mexido, ser trabalhado. A personalidade é o jeito íntimo de ser de alguém, não se muda. Ela é assim e ponto. Características da personalidade podem ser trabalhadas, lapidadas, controladas, mas, jamais apagadas.

Uma pessoa de má índole pode vir a ter boa índole. Uma pessoa que tem a agressividade como característica de personalidade será sempre acompanhada por ela, que pode ser controlada ou não, mas estará por perto. Personalidade é biológico. Caráter é construído através das relações.

A personalidade é o nosso modo típico de ser: as nossas ações, reações e expressões. Um conjunto de qualidades físicas, intelectuais e psíquicas que nos caracteriza, que pode ser ideal, medíocre, má ou deturpada. Em resumo: Biótipo, Caráter, Temperamento e o Eu.
1) Biótipo -  É o aspecto morfofisiológico da personalidade. Parte é herdada; parte é formada através de muitos fatores contribuintes. Sua aceitação pelo portador. (Nem sempre é aceito, e daí surgem muitos problemas subjetivos, inclusive complexos).
2) Caráter -  É a expressão da personalidade; seu aspecto subjetivo. É característica estática ou subjetiva da personalidade. É formado pelo: Meio ambiente do lar (Os pais e família em geral); Meio ambiente da comunidade; Meio ambiente da escola; Meio ambiente do trabalho; Meio ambiente da religião ou sua prática; Comunicação de massa (O que se lê o que se vê, o que se ouve); Estado socioeconômico do indivíduo.  Pode ser mudado mais não é fácil! , Jesus pode muda-lo milagrosamente num instante (2Cor5.17), e continuar mudando-o á medida que nós rendemos a Ele ( Fl1.6 e 2Cor3.18).
3) Temperamento  - É o aspecto dinâmico ou objetivo da nossa personalidade É aquilo que em nossa personalidade nos faz diferentes dos outros; faz-nos únicos no universo. É herdado dos pais e parentes próximos, na árvore genealógica. Não pode ser mudado, mas pode e deve ser controlado. O Espírito Santo quer controla-lo, á luz de Efésios 5.18-21 O temperamento é a expressão do nosso biótipo, isto é a nossa vitalidade individual. Fazem parte do temperamento os impulsos (literalmente instintos), dos quais nos ocuparemos a seguir. Impulsos e hormônios estão relacionados entre si, por isso também define o temperamento.
4) O Eu  - É o aspecto espiritual da personalidade-  É a pessoa consciente de si mesma. Corresponde à nossa consciência.  O “eu”, na psicologia aplicada à religião, pode ser considerada a quatro tipos de indivíduos: O descrente – não nascido de novo, conforme (Jo 3. 5) / O crente espiritual  / O crente carnal  / O desviado da fé cristã.

O nosso temperamento [natureza] é herdado e congênito, e não pode ser mudado. Pode ser sim, controlado pelo Espírito Santo, à medida que progride a nossa santificação. O estudo do assunto revela que o nosso temperamento é herdado: 50% dos pais, 1/4 dos avós, 3/16 das bisavós, 1/16 das trisavós. A palavra de Deus diz: “Até a terceira geração” (Ex20. 5).

VANTAGENS DE ESTUDAR E CONHECER O NOSSO TEMPERAMENTO:
Conhecer melhor a nós próprios, por que somos assim?
Conhecermos melhor o nosso próximo e deste modo podermos melhor compreendê-lo Somos levados a reagir convenientemente às situações subjetivas Vigiemos a nós próprios quanto a comportamento, em relação a nós e os outros. Os primeiros estudos científicos do temperamento foram feitos pelo médico grego Hipócrates (460-370 a.C). Sua classificação e nomenclatura dos temperamentos foram tão bem elaboradas, que não sofreu atualização até hoje, Hipócrates foi o maior médico da antiguidade.

OS QUATRO TIPOS GERAIS DE TEMPERAMENTOS
Há quatro tipos gerais de temperamentos, sendo todos nós uma combinação desses tipos, predominando um deles no individuo, marcando-o assim: 

Temperamento introvertido – melancólico -traços
Qualidades:
Habilidoso, Minucioso, Sensível, Perfeccionista, Esteta, “pessoa que coloca a estética acima de qualquer coisa”. Idealista Leal, Dedicado.
Defeitos:
Egoísta. Amuado. Pessimista. Teórico. Confuso. Antissocial. Critico. Vingativo. Inflexível.
São na sua maioria, artistas, músicos, inventores, filósofos e mestres.

Temperamento extrovertido – Colérico -Traços gerais:
Qualidades
Enérgico, Resoluto, Independente, Otimista, Prático, Eficiente, Decidido Líder Audacioso.
Defeitos
Iracundo, Sarcástico, Impaciente, Prepotente, Intolerante, Vaidoso, Autossuficiente, Insensível, Astucioso.
São na sua maioria, produtores, construtores e líderes.

Temperamento super-introvertido – fleumático- Traços gerais
Qualidades 
Calmo, Tranquilo, Cumpridor, Eficiente, Conservador, Prático, Líder, Diplomata, “homem hábil ou astuto em tratar de negócios difíceis”. Bem-Humorado. 
Defeitos
Calculista, Temeroso, Indeciso, Contemplativo, Desconfiado, Pretensioso, Introvertido,Desmotivado, São na sua maioria, Diplomatas, Administradores, Professores e técnicos.

Temperamento superextrovertido – sanguíneo- Traços gerais:
Qualidades
Comunicativo, Destacado, Entusiasta, Afável, Simpático, Bom companheiro, Compreensivo, Crédulo. 
Defeitos
Pusilânime, “Pessoa que tem o ânimo fraco, medroso e covarde”. Volúvel Indisciplinado Impulsivo Inseguro Egocêntrico Barulhento Exagerado Medroso.
São na sua maioria, atores, vendedores e oradores.

Deus quer tão somente controlá-lo com Seu Espírito, de maneira tal que tudo em você seja para glória Dele.
O temperamento de um indivíduo pode se moldado, de acordo com algumas circunstâncias que a vida possui e à medida que estas coisas vão acontecendo, não é regra, mas pode acontecer: Maturidade – à medida que o indivíduo ganha maturidade, o seu temperamento pode sofrer algumas mudanças. Idade – à medida que o individuo aumenta em idade, o seu temperamento pode sofrer algumas mudanças.  Condição Física – as condições físicas podem afetar as expressões do temperamento, por exemplo, pressão alta, pressão baixa, e etc...  Educação – à medida que o indivíduo vai permitindo que aquilo que ele esta aprendendo e adquirindo por meio de pessoas ou literaturas e etc..., Vão influenciando seu temperamento podem sofrer algumas alterações.  Espírito Santo – esta é a mudança operada pela ação do Espírito Santo na vida e no temperamento do indivíduo.

TEMPERAMENTO DE ALGUNS PERSONAGENS BÍBLICOS:
“Pedro era sanguíneo”. - O sanguíneo tem o “sangue quente”. “As falhas de Pedro estavam justamente no calor do seu coração”. Ele exibia calor, intensivamente em suas emoções e ação dinâmica. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro. Amava ao Senhor intensamente e era o seu companheiro de todas as horas, (Mt17. 1;Jo.21.17). Demonstrava publicamente as suas emoções para com o Senhor, (Lc5. 1-11; Jo.6.69). Era desinibido e sincero, (Lc5. 8). Comunicativo, sempre respondia com entusiasmo às emoções do seu coração, (Mt14. 28-29; Jo18: 10) Submetendo suas fraquezas ao Senhor e cheio do Espírito Santo, Deus o fortaleceu, (1Pe5.10). Através do livro de Atos podemos ver que seus defeitos foram sobrepujados pelas qualidades, que se realçam em poder nas palavras, (At2. 14-40); constância, (At3: 1); coragem, (At4. 13); sabedoria, (At4. 19-20); alegria, (At5. 41); humildade, (At10. 25-26); amor, (At10: 21-28), amabilidade, (At11: 4); fé, (At12: 6); paciência. (At12: 16) e liderança (At15: 7).
“Moisés era melancólico”. Muitos personagens da Bíblia demonstraram possuí-lo, mas o mais destacado foi Moisés. Moisés era talentoso (At7. 22); abnegado, (Hb11. 23-27); perfeccionista (Deus usou essa qualidade para lhe dar os detalhes da Lei, da justiça divina e do Tabernáculo); leal (os livros da Lei, revelam isso) e extremamente dedicado, (Ex32. 31-32). Mas sofria de um complexo de inferioridade que trazia à tona todas as fraquezas do melancólico, (Ex3. 11-13; Ex 4.1, 3,10,13). Muitas vezes se deixava dominar pela ira, (Nm20. 9-12) e pela depressão, (Nm11. 11-15).  O seu encontro com o Senhor no Monte Horebe e a frequente busca da sua face, contudo, fizeram dele um homem cheio do Espírito Santo, um líder destemido, e tornou-se “o homem mais manso da Terra”, (Nm12. 3). Suas qualidades se destacaram e foi o grande legislador de Israel;

“Paulo era colérico”. A principal qualidade do colérico é a força de vontade, que faz dele uma pessoal enérgica, eficiente, resoluta, e um líder cheio de audácia e otimismo. Paulo foi um portador desse temperamento notável, o livro de Atos e suas cartas no-lo revelam. Exemplos: (Gl1. 10; Fp3. 10-14; Gl1. 15-18; At14. 19-24). Apesar deste caráter ativo, prático, dinâmico e corajoso, Paulo antes de conhecer a Jesus e receber o Espírito Santo, demonstrou-se um homem cruel, zangado, hostil e amargurado, (At9. 1); insensível, (At7.58-59); astucioso e prepotente, (At9.2). Ele testificou de si mesmo, o que vemos em (1Tm1.12-16). Porem, o enchimento diário do Espírito Santo, a entrega de suas falhas a Deus, (2Cor12.7-10), fizeram dele um líder apto a escrever (Gl5.16-22). Olhando para suas fraquezas, ele afirmou ”Posso todas as coisas naquele que me fortalece”, (Fp4. 13).

“Abraão era  fleumático”. Todas as qualidades do fleumático estavam presentes na vida do fiel Abraão. Ele era pacífico, prático e bem humorado, (Gn13. 8-9); leal, calmo e eficiente, (Gn14. 14-16); cumpridor de seus deveres, (Gn14. 20); conservador em seus princípios, (Gn14. 22-24). Deus o provou em todas as suas promessas, mas ele permaneceu firme na fé. Dele disse Deus: “Eu o tenho conhecido”, (Gn18. 19). Todavia, ele apresentava também os  defeitos desse tipo de temperamento. Com o crescimento da sua vida espiritual e submissão a Deus, assumiu suas posições e foi liberto da incredulidade, (Hb11. 8,9); do medo, (Hb11. 17) e fortalecido na fé, (Gn22. 8). Apesar de seu temperamento, o seu direcionamento a Deus, o fez um dos maiores homens que já viveu.

Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. (Fl1.6).


BIBLIOGRAFIA
 João Ferreira de Almeida – Bíblia Sagrada –SBB
Antonio Gilberto – Família Cristã – CELUZ
Tim LaHaye – Temperamentos Transformados- Mundo Cristão
Larry Christenson – A Família do Cristão – Editora Betânia  

fotos

tom caet