30/10/2013

Desejos e palavras

Desejos... Mesmo os bens intencionados, são apenas desejos, pois são egoístas e imediatistas. Palavras, mesmo as francas, estimulam a sermos superficiais, iludidos...
Desejos, é uma intenção sincera provocada por um coração sobrecarregado por algum tipo de sentimento de apego.
Palavras são apenas desejos expressos que quase sempre esquecemos... Eles se desfazem com o tempo, mesmo que não perca o seu sentido.
Desejos nos impulsionam.
Palavras nos comovem, sempre que a ouvimos. Mas não faz diferença em nossas vidas, pois quando não se tornam reais...
Desejos se transformam em atitudes.
Palavras são transformadas em ações, ideias retiradas da mente.
Desejos mesmo aqueles adquiridos no desespero, ou no medo de perder algo que julgamos valioso em nossas vidas se perde.
Palavras mesmo que seja uma "loucura", mesmo mal ditas, de algum modo, elas nunca serão esquecidas. Enfim, por meio de palavras provamos que nossos desejos são verdadeiros.  Aliás... Viemos ao mundo sem saber nada! A sociedade nos educa e em seguida achamos que sabemos tudo... o certo é que tudo que temos, perderemos e o que teremos dependerá das consequências das nossas palavras, das nossas AÇÕES...  
Viemos ao mundo com um dom de ser igual – com a capacidade de escolher qual atitude tomar, e escolher quem vamos seguir. Se vamos conseguir vencer, pra alguns talvez, mas quem insiste em ficar preso aos objetos habituais dos desejos de relacionamentos, de riqueza, de fama, de conhecimento — digo que na medida em que permanecemos nele, criamos raízes e ficamos mais apegados a eles.
 “A morte e a vida estão no poder da língua, mas aqueles que a amam, comerão do seu fruto” (Provérbios 18:21.)

29/10/2013

A fé teórica é OCUPAÇÃO, mas a fé prática baseia-se em modo de vida.


Engana-se quem achar que ser bom e ajudar os outros ou contribuir para instituições, dizer a verdade, ir à igreja, estão salvos. Pois, as palavras de Jesus são claras: "Nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor' entrará no Reino dos Céus, mas aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus" (Mt. 7, 21). 
   
Hoje está difícil entender o valor da fé e das obras de uma pessoa convertida que continua sua vida como se nada tivesse mudado. Quando analisamos Tiago, capítulo 2, versos 14 a 26, vemos sentimento, emoção.  Sentimentos que estão acontecendo frequentemente em nossos dias: onde o mais importante é sentir, experimentar sensações e fazer afirmações de fé, mas sem meter a mão na obra não dá...

Tanto a fé como as obras procedem de Deus. Ambas vêm de Deus. A fé é dom de Deus. As obras que praticamos são inspiradas pelo próprio Deus, pois é ele quem opera em nós. Fé e obras caminham de mãos dadas, são inseparáveis. Ambas têm o mesmo objetivo, glorificar a Deus pela salvação. A fé e as obras são parceiras, a primeira produz a segunda e a segunda comprova a primeira. Quando Abraão ofereceu Isaque em sacrifício, foi uma demonstração prática da sua fé. Ao fazer isso, demonstrou fisicamente sua confiança em Deus. Ele foi justificado pela sua fé, e foi chamado amigo de Deus.

A Fé verdadeira traz mudanças de pensamentos e de atitudes, pois quando alguém realmente crê em Jesus, isso cria um compromisso de corpo, alma e espírito, além de resultar em uma mudança de vida (2Co  5.17)   “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.”

Mas como a fé é invisível e não há como comprovar, ao menos se deveria ver de tal pessoa uma vida que realmente demonstrasse fruto dessa fé. Mas Infelizmente o que vemos nelas são dois tipos de fé: Uma na necessidade de se viver a Palavra de Deus para o bem do próximo e uma inútil, egoísta e material. Se uma pessoa afirma ser crente, mas não produz boas obras em sua vida - então ela provavelmente não tem fé genuína em Cristo (Tiago 2:14, 17, 20, 26). Tiago não está dizendo que a justificação se dá pela fé mais as obras, mas, ao invés disso, diz que a pessoa que é verdadeiramente justificada pela fé produzirá boas obras em sua vida.  O que complementa o que Paulo diz em Efésios 2:8-9 que a Salvação é somente pela fé...

É interessante lembrar a declaração de Tiago: Eu, com as obras, lhe mostrarei a minha fé!  Crer, até os demônios creem na existência de Deus, mas, não se sujeitam a Ele! Deste modo, “... De que aproveitará, irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se um irmão ou irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos”, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma.” (Tiago 2-14,17). Portanto, a Fé é indispensável para  a humanidade, mas não afiança a certeza absoluta de salvação. “Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, bondade; do contrário, também tú serás cortada.” ( Romanos 11-22 )  

Também está escrito assim: “... O Senhor me tratou segundo a minha inocência, retribuiu-me segundo a pureza de minhas mãos.“  (Salmos 17-21). I Coríntios 9,27: ... Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de ter pregado aos outros. Eles não discordam entre si. Um diz que a justificação se dá somente pela fé enquanto outro alega que a justificação é pela fé mais as obras.  (Tiago 2:17-18).  Paulo escreve o mesmo. O bom fruto que os crentes devem produzir em suas vidas é citado em Gálatas 5:22-23. Logo depois de nos dizer que somos salvos pela fé, não por obras (Efésios 2:8,9), Paulo nos informa que fomos criados para as boas obras (Efésios 2:10). Paulo espera tanto de uma vida transformada quanto Tiago. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” II Coríntios 5:17.

Enfim, as obras são a parte visível da nossa fé, ou seja, é a maneira pela qual conseguimos provar exteriormente a fé interior. No versículo 14 Tiago nos pergunta: Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações?

Palavras sem ações são inúteis! E por isso ele diz que a fé sem obras não é fé verdadeira, mas apenas palavras. Portanto, a Bíblia nos deixa bem claro que Cristo é o nosso único e suficiente salvador. As obras não são a essência da salvação, mas é o seu fruto! Esta opinião é confirmada em 1 João 2:4:”Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade”. E, para ilustrar:
 Certa vez um pastor bem conhecido em sua cidade estava comendo peixe num restaurante, quando o ateu mais arrogante da cidade entrou e sentou-se ao lado dele.  O ateu logo começou a zombar do pastor, e perguntou-lhe, Pois é, pastor, a Bíblia está cheia de contradições.  O que você faz quando encontrar uma delas?

 “Simples” respondeu o pastor.  Há muito que ainda não entendo na Bíblia, mas faço igual o que estou fazendo com esse peixe que estou comendo.  Tiro os espinhos, coloco-os de lado, e deixo  qualquer tolo que quiser engasgar-se neles.

Lamentamos quando vemos os certos irmãos que passam o seu tempo em contenda de juízo: engasgado no seu próprio entendimento.

Se formos salvos pela fé, somos salvos para as obras. Se recebemos fé, fomos preparados para as obras. O homem deve glorificar a Deus na terra através de suas obras, obras essas que partam do seu coração, que foi preenchido de fé pelo próprio Deus!  Ninguém pode desprezar um irmão carente e continuar afirmando ser um seguidor de Cristo. Aquele que possui bens materiais e vê o seu irmão em necessidade, fechando-lhe o coração, como pode habitar nele o amor de Cristo?
Na 1 João 3:18, lemos: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”. Amor implica em prestação de serviço, auxílio, ação. Não adianta dizer “que Deus o abençoe” e nada fazer para auxiliar, estando em nosso alcance fazê-lo. Ajudar os necessitados não é algo para Deus fazer. É para os próprios crentes fazerem! Só tomemos cuidado com os teóricos que falam muito e agem pouco.


 “... Bem aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disser falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vierem antes de vós.” ( Mateus 5-11,12 )     “... que retribuirá a cada um segundo as suas obras:.. “  (Romanos 2-6). 

26/10/2013

O que esta dentro de você, dá o direito de julgar alguém?


Devemos estar atentos as nossas acusações para que elas não caiam sobre nós também. Tudo o que há no mundo é visto por Deus, que nos emprestou. E desses empréstimos, todos iremos prestar contas. Ele  deixou Seu conhecimento e virtude para auxiliar na caminhada. Seja para o bem: a felicidade, a segurança e a justiça; ou para o “mal”: a triste inclinação de benefícios unicamente pessoais (egoísmo).

Somos arrogantes, dogmáticos, liberais, desconfiados e muitas vezes desonestos, indecisos, incrédulos, pessimistas e murmuradores. E viver com esse tipo de gente pode estragar a sua moral cristã.  Portanto, não aceite que os tais decidam ser seu amigo, decida você se vale a pena tê-los ao redor. Amar a todos, não significa querer como amigos...

Se importe com aqueles que você tem afligido e atente aos que estão ao redor esperando sua atitude certa. Deus recompensa a reação, pois a ação é um dever cristão... Tenha e dê limite as suas vontades para ter paz...

Deus quer que você tome atitude para que tenha uma vida limpa, santa e não ser escravo de problemas, mentiras e enganos, erros e desafetos. Tenha o caráter de servir a Deus, pois ele é o único que pode dar a você uma vida melhor para servir ao próximo. Porque na nossa fraqueza Ele nos fortalece. Na angustia nos consola. Na tristeza traz alegria. No silêncio Ele trabalha ao nosso favor. Nas dificuldades te da oportunidade de lutar. Nos erros nos dá a chance de acertar. Nos sonhos nos faz acreditar que o impossível pode tornar-se possível isso quando temos FÉ e ESPERANÇA Nele.

Embora de vez em quando sejamos tomados pelas lembranças de fatos tristes, em outras nos sentiremos tão solidário. Só não se veja naturalmente bom por isso, nem tão disposto a praticar o bem por mais simples que seja. A gloria é de Deus.

Enfim, a virtude espiritual gera-se e cresce graças ao amor de Jesus – por isso, requer experiência e tempo com Ele; enquanto a virtude moral é adquirida em resultado do hábito onde somos inseridos a recebê-las para nos tornamos uteis.  Pense o quanto ainda devemos praticar para adquirir o hábito de Cristo...

Querido, não importa onde você parou ou se nesse momento você se cansou. Recomece é dê uma nova chance a si mesmo. A dor ensina. O choro limpa a alma. A raiva aproxima do perdão. Isso é o início da tua melhora. Renove as esperanças!  Quem não está preparado para perder o que é irrelevante, não estará apto para conquistar o fundamental.

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim serão meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. João 15:7-9









22/10/2013

Carrapichos todos têm, o problema é saber o que fazer quando ele for arrancado...


Vive-se apontando os defeitos dos outros, sem saber também de seus próprios defeitos, dos seus carrapichos.

Partindo da genial frase de Lavoisier, de que na natureza nada se perde e nada se cria. Tudo se transforma, digo que ser cristão não é ser como uma pessoa perfeita neste mundo. Não dá! Entretanto podemos ser uma pessoa que busca estar em paz consigo mesma, que quer se livrar daquilo que tem de ruim. Mesmo que tenhamos muitas qualidades, ainda assim precisamos também estar cientes de nossos defeitos, de como somos, do que podemos e das nossas dificuldades, para assim nos tornarmos melhores na presença do Senhor. Ainda que alguém diga que a vida seja só dela, as consequências dos erros, dos acertos, dos aprendizados, dos tombos, dos concertos são de todos. Deste modo como encarar essa pessoa, sua conversão de forma sincera e real?  

O amor de Deus é lindo, principalmente quando encontramos alguém que o compartilha, e quando ele nos transforma no melhor que podemos ser, e que nos ajude a tirar os carrapichos uns dos outros. Mas Têm como saber qual o momento da vida de tirá-los? E se tem como se faz pra tirar?

Em primeiro lugar devemos lidar com os defeitos que vemos uns nos outros.  Devemos lidar com os defeitos dos outros com paciência e misericórdia. A Bíblia diz em Efésios 4:2 “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.”

Em segundo lugar é correto ir e falar com outra pessoa sobre os seus defeitos.  A Bíblia diz em Mateus 18:15 “Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão.”


Em terceiro lugar devemos falar com outros sobre os seus defeitos. A Bíblia diz em Gálatas 6:1-3 “Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.” “Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não é prático; mas o que aborreço, isso faço... Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum... Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo (Rm 7.15-21)”. “Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e então terá motivo de glória somente em si mesmo, e não em outrem; porque cada qual levará o seu próprio fardo. (...) Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gl 6.3-5,7)”.

A própria Bíblia é bem clara em dizer que somos os responsáveis por aquilo que nos acontece, nisso está incluído o livre arbítrio, então não adianta culpar os outros ou mesmo o inimigo por aquilo que nos acontece. 

Não adianta culpar os outros pelos fracassos ou derrotas, devemos descobrir as falhas em nós mesmos: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice (I Co 11.28).”

18/10/2013

“... Vós não sois de vós mesmos.” – 1 Coríntios 6:19 NKJV



                 Imagine duas pessoas de pé do lado de fora de uma casa. Uma diz: “Esta é a minha casa”. A outra responde: “Como é possível?” A primeira diz: “Por três motivos. Eu a construí. Eu paguei por ela. Eu vivo nela”. Vamos ver o primeiro motivo pelo qual você pertence a Deus: Criação. Algumas pessoas pensam que todos nós viemos de uma ameba. O problema é que elas não podem nos dizer de onde veio essa ameba! A Bíblia diz: “Deus criou o homem à Sua imagem... homem e mulher os criou” (Gn 1:27 NKJV). Algumas pessoas dizem que a terra passou a existir a partir do que é descrito na teoria do “Big bang”. Mas se você lhes dissesse: “O carro que você está dirigindo foi o resultado de uma explosão em uma fábrica de montagem em Swindon”, elas questionariam sua sanidade mental. Se existe um projeto, deve haver um projetista. Se existe uma criação, deve haver um Criador. E considerando que foi Deus quem criou você, Ele detém os direitos de propriedade sobre a sua vida. A Bíblia diz: “Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que está em vós, que tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Pois fostes comprados por preço; portanto, glorificai a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, que pertencem a Deus” (1 Co 6:19-20 NKJV). Deus não apenas o criou, Ele lhe deu certos dons para que você pudesse realizar os Seus propósitos e glorificá-lo. Portanto, antes que coloquem uma etiqueta no seu dedão e escrevam o seu obituário, pergunte a Deus o que você nasceu para fazer. Somente descobrindo e cumprindo o propósito Dele é que você poderá preencher aquele espaço que há dentro de você e tem o formato exato de Deus.

16/10/2013

Pô! Você tá soberbo demais!


Devo entrar em contradição com o que vou dizer, mas me dói ver certas pessoas usarem o seu próprio entendimento da Palavra, para morder e promover dor ao próximo ao invés de ensinar, auxiliar.  Ninguém sabe de tudo ou da verdade nua e crua. Eu tenho certeza que existe um momento da sua vida que você foi "crente", “evangélico” ou que você resolveu chamar hoje.

Concordo com você quando diz que não é mais crente, evangélico... Tem gente que se faz e não se sente crente, porque se veste de crente, fala como crente, mas não faz a menor ideia do que é ser crente. “A gente não pode ser aquilo que nunca fomos”. Afinal, qualquer um pode ser crente, até o diabo, e ainda treme por isso... Ou vai dizer que ele não existe também?

Em qual área existe alguém que se diz ser alguma coisa e não são? Falo dos advogados, professores, médicos, etc. imagina com a fé?

Todos sabem que para ser “crente” em Cristo significa andar como e com Ele. Tomar a nossa cruz e segui-lo, e buscar se tornar melhor todos os dias. Também sabemos que se sentir crente não vale nada. Afinal, ninguém é perfeito, mas devemos nos esforçar em aperfeiçoar nossos comportamentos como profissionais, pais ou cidadãos. Somos relapsos e tão ridículos que fazemos coisa bem piores do que aqueles que em nome de Deus fazem alguma coisa. Deus não te contratou para defendê-lo. Portanto, fique com náuseas dos que nos levam diretamente à falsidade, à hipocrisia, à mentira, ao julgamento e a condenar inocentes. Dos que nos leva direto ao farisaísmo descontrolado e dominador.

Posso estar sendo censurável aqui, e logo mais mudar de ideia ou simplesmente aprender outra coisa, mas agora, não quero ser chamado de covarde.  Tudo o que me remete a palavra "crente" me traz a memoria as pessoas simples de entendimento e são tantos... Ou você esqueceu-se delas também?

Lembra quando você olhava com carinho para os seus familiares, amigos ou desconhecidos quando se convertiam? Eram: homens e mulheres, jovens e velhos, gente que deixavam os vícios e as maldades do coração pra tentar ver a vida com outros olhos... Como você faz agora!

Retorne àquele momento em que você aguardava o retorno do Senhor e temia... Vamos nos animar, um dia todos nós estaremos congregados num mesmo lugar, e aí já não haverá mais lugar para a hipocrisia, orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, altivez, jactância, vaidade, presunção, autoestima, soberba, e principalmente a mentira, o pecado VENCEDOR [or concur] das ofensas a Deus.
Tente lembrar-se do início de seu caminhar com Cristo. Do tempo em que queria contar pra todo mundo que era sim um "crente, evangélico ou protestante".  De quando queria que todos soubessem da sua decisão de servir a Deus, de estar numa igreja imperfeita, de cantar pra ELE, de pregar e ensinar, de fazer o que achava ser a "Obra" de Deus... No entanto será que o Cristo que você representa, tem o apresentado com muito mais seriedade e devoção que antes?

Se não, Que Deus te dê força e sabedoria para não se corromper e sair do caminho da graça, e que Deus nos afaste de todos os que nesse tempo agem como mensageiros do inferno para destruir sonhos e anseios... E as igreja, sepulcros caiados, deixa que deles Deus cuida.

Porque esses "crentes caiados" são tão perigosos quanto os cristãos acusadores e destruidores de fé. Que se dizem ser gente conceituada, magistrada dentro do próprio conhecimento, que não passam confiança ou mostram de fato que conseguiram se estabelecer em todas as circunstancias da vida. Ou será que deixamos de ser pecadores ou propiciadores ao pecado? ou manipuladores das mentes ou preparadores do caminho para o pecado?

O que podemos fazer então?

Devemos orar com persistência para que Deus tenha misericórdia de todos nós e nos cure, pois só a intervenção dele poderá salvar-nos. Caia fora desse jogo!

Aprendemos a ser cristão, ajudando os pobres, pregando o evangelho para o não crente, cantando junto com os velhinhos, visitando os doentes e dividindo  o nosso pão com quem não tem. Vivendo o amor de fato.

Certamente você não gostará ou se importará com alguém que te trate como uma pessoa “que se acha”, que olha os outros de cima para baixo. Que diga que você sempre busca ser mais do que os outros. Que percebam que você sorri intima e maliciosamente julgando e opinando na fé alheia: “que tolo que somos né”?

Evite estar sempre certo, senão nunca poderá ser confrontado, questionado. E se por acaso o conhecimento chegou-lhe às mãos, evite atribuir somente as qualidades pessoais. O enganador está ao redor do mundo, em locais bons e maus, em tribunais e púlpitos, suas reações violentas são justificadas pela ameaça na mente cujo objeto de adoração é o nosso ego. Massageá-lo é sua maestria e sua presunção entendedora o cega.


Enfim, releia a bíblia, refaça e reveja quantas vezes for necessário os seus frutos e conceitos, mas para acertar e não perseguir, ofender. Já que não é mais crente, e muito menos evangélico ao menos seja gente, ou apenas um cristão tentando verdadeiramente ser parecido com Cristo no amor e compaixão.  Fica a dica!

Quantas das nossas opiniões são realmente nossas?


Geralmente, somos intolerantes por causa das frustrações diárias, dores emocionais profundas e não trabalhadas, o que nos leva a descontar no outro o que não está resolvido dentro nós.

Ser intolerante é ser fraco, Isso porque, quando queremos expor os nossos pontos de vista, muitas vezes, somos intolerantes, com o ponto de vista dos outros. Principalmente quando tentamos impor a nossa verdade a partir do que falamos, como se tudo em que pensássemos fosse único. Há cura para o intolerante, basta admitir que se pudesse ser um pouco mais feliz neste mundo desigual, surgiria menos indiferenças para o aprendizado tanto particular como coletivo. A intolerância vem de uma resistência a aceitar qualquer coisa que está fora de nossas estruturas. Vivemos diminuindo aqueles com a qual não nos identificamos ou que não corresponde a nossas ideias e ideais.

Ninguém precisa ser igual a quem é diferente, mas para se tornar tolerante requer não ter medo de ser o que é. Porque a tolerância dá a quem a cultiva, o dom de descobrir a si mesmo, deixando de julgar-se ou julgar alguém, uma vez que nos traz também que o sentimento de liberdade.

Embora, ser livre não é fazer tudo o que dá vontade, mas envolver-se nos resultados do ato de quem tem ou se torna responsável por tudo o que faz... Portanto, para ser verdadeiramente livre, é preciso antes de tudo ser tolerante, sendo assim:
Em primeiro lugar ser tolerante contigo mesmo, e aceitar ser tolerante com os demais.

Aproveite para deixar um pouco as fantasias e desejos íntimos que nem sempre é conveniente à realidade da vida, e além de tudo, não ter medo de encarar as pessoas. Quem é tolerante se conhece, e se permite conhecer mais, afinal de contas, todos os seres humanos têm qualidades e defeitos. E se o Criador que é perfeito e tolerante com toda a humanidade, quem sabe nós não sejamos igualmente um dia?

Em segundo lugar não se julgue ou se dê o direito de julgar alguém. Porque os julgamentos e opiniões que temos dos os outros estão sempre vinculados ao que vemos ou ouvimos e ao não aceitar os outros como eles são, deixamos de aceitar a nós mesmos. Em terceiro lugar há um passo fundamental para ser mais tolerante é começar a buscar Cristo. Observa os seus passos, reflita sobre o Seu comportamento e compare com o que você não tolera e o que se considera: se muito ranzinza, fraco insensível...

Ouça a voz da crítica interna, sempre julgando o que você faz, diz e sente. Atente a voz externa se ela não está sendo auxiliadora, mostrando aonde esta errando. Em seguida se for possível, olhar para o céu, ria e agradeça.

Em quarto lugar, para ser mais tolerante, temos de perceber que os nossos sistemas de crenças são apenas ideias, temos cultivado sobre nossas vidas. Então começamos a abraçar novas perspectivas, agora com uma mente mais aberta, em vez de exercer rejeição automática. quando limitamos nossa personalidade, não há lugar em nossas estruturas para qualquer outra coisa. E finalmente, a verdade e algumas das convicções vieram a partir de nossa experiência direta. O que é certo em uma parte do mundo pode ser considerado ruim em outra.


Toda vez que nós lutamos para defender uma opinião, estamos criando nossa própria guerra. O conflito que vemos no mundo é uma manifestação da nossa própria violência interna.  Ao fazer a mudança em nós mesmos, podemos começar a assumir a responsabilidade pelas coisas que queremos mudar no mundo.  podemos transformar o mundo a partir de nós mesmos.  O fato de que uma opinião é generalizada não a torna válida: antes todos pensavam que o Sol girava em torno da Terra e hoje....

13/10/2013

Tá! Admito: errei...


Qual o conceito que Deus tem de você?

De alguém que fere o próximo?  De alguém que agrada a si mesmo e ignora o próximo pelos seus interesses materiais? Saiba que Deus, através do profeta Oséias, advertiu: “Quando tinha pasto, eles se fartaram, e, uma vez fartos, ensoberbeceu-se lhes o coração; por isso, se esqueceram de mim” (Oséias 13:6). Esqueceu-se de quando não tinha nada?

Querido, todos estão sujeitos ao erro, mas, está tão difícil de acreditar em certos crentes... Casam-se tantas vezes, interessam-se naquilo que não plantaram e querem colher concordâncias. É ingrata a ajuda que recebe e ainda protege o erro uns dos outros. Agem como se ninguém estivesse vendo. Que mediocridade!

Saiba que o perdão ainda é o antídoto que pode ser liberado setenta vezes sete, além da misericórdia... A questão é: onde está a sua sinceridade? Podemos crer em você quando prega o evangelho?

A Bíblia deixa bem claro que “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16:18). A pessoa orgulhosa se desvia do amor. Tem a gana Implantada no coração, e é induzida a hostilidade. Esses  “ditos ungidos“ parecem crer que os fins justificam os meios e não percebem que o desafeto e a própria sabedoria, por diversas vezes, é usada como o único caminho para a  justiça. Quem age assim está cego. Pois, somos lembrados em Tiago 4:6 que “Antes, Ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.

Somos repetidamente advertidos contra o orgulho, isso porque infelizmente alguns começam um ministério com humildade e dependência em Deus, mas quando a adversidade começa ou o “poder” se revela, deixa de louvar a Deus com seus lábios, e tentam construir um ministério com sua própria sabedoria.
Tal fato ocorre porque uns se se acham melhor e maior que os outros. Inevitavelmente essa altivez tem levado muitos à queda. Porque o modo deles agirem, é contrário ao modo de Deus no qual o Seu amor será expresso em todas as ocasiões..

Portanto, o maior escândalo cristão consiste no fato de seus atos não revelarem o caráter de Cristo, de Deus que nos ensina que o amor é o maior poder. Embora, Jesus nos tenha dito que os escândalos são necessários: Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é necessário, forçoso, urgente que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Mateus 18.7.
Só que se ficar olhando para os prejuízos que os outros nos causam, ficará difícil imaginar por que são necessários os escândalos. Mas que se reconheça que já causamos e sofremos decepções; desistências; revoltas; má fama; descrédito a alguém também... Enfim, tudo isso está confirmado na bíblia: “E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo” Mateus 18:9.

Agora é preciso estar bem centrado e firmado na Palavra, apesar de todo mau sentimento, e evitar a “necessidade” de um escândalo. Paulo nos respondeu parte desta questão quando disse: E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. 1 Co 11.19.

Esta é uma das “vantagens” dos escândalos. Portanto, aprenda a reconhecer, que falhou na comunhão com o Espirito Santo. Mas, ainda que não entenda plenamente o que esta acontecendo, certamente esse escândalo que se passa, passou ou irá passar pelo domínio de Deus, cujo escândalo é “necessário” para mostrar a Sua soberania. Porque o julgamento começa pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? 1 Pedro 4.17.
Entenda que todos estão destinados à rejeição neste mundo. Por mais justos, corretos e irrepreensíveis que sejamos ou façamos, Jesus nos advertiu que seríamos perseguidos assim como ele o foi: Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós, Jo 15.20. Evite se achar correto aos olhos de Deus, pois sabemos que não houve ninguém mais irrepreensível que Ele.

No entanto, se somos injustiçados, não temos que se orgulhar, pelo contrário a primeira coisa que se deve fazer é comparar nossas atitudes com a mensagem cristã que proclamamos, lançando-nos em rosto nossos atos: Porque que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? 1Pe 2.20. Jesus está atento, ativo esperando o seu reconhecimento. O Seu juízo começa aí onde você está. Ele toma providências certas. Se for necessário Ele nos envergonhará para nos corrigir.

Enfim, Tenha uma conduta exemplar fazendo todas as coisas de maneira honesta e justa, sem hipocrisia e desculpas.  Não procure atalhos, não abra oportunidade para hostilizar alguém por coisas que não levaremos da terra. E tudo tem um limite. Em Apocalipse 2 está descrito que ele vai premiar nossa perseverança e lutará contra o mal e punirá os que abusam da gente com práticas vergonhosas.


Jesus é paciente e misericordioso: Ele dá tempo pra alguém se arrepender. Quem não se arrepende, Ele o põe doente, de cama; permite tribulação a todos os que erram, fere de morte a seus filhos e diz: "e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras". Ap 2.23. E aí, vai ignorar isso também?

10/10/2013

Vença a Indecisão

Será que Deus tem um plano perfeito para sua vida? Será que Ele realmente se importa? O crente tem direito de escolher e ainda estar no centro da vontade de Deus? Como posso saber se devo casar? Com quem? E minha profissão? Onde devo morar? Será que Deus se importa com pequenos acontecimentos de minha vida?
 
Todas estas perguntas e muitas outras refletem as dúvidas, ansiedades e inquietações de pessoas que querem saber como descobrir a vontade de Deus, para poder cumpri-las.

1. O que é vontade de Deus?
Existem três aspectos da vontade de Deus: a vontade soberana, a moral e a individual.

1.1 Vontade Soberana
A vontade soberana de Deus é o plano secreto, pré-determinado, que Deus tem para tudo que acontece no Universo.
(Daniel 4:35) - E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?
(Provérbios 21:1) - Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer.
(Apocalipse 4:11) - Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

1.2 Vontade Moral
A vontade moral de Deus é tudo que Deus deixou revelado em sua palavra, a Bíblia. Trata-se de tudo que devemos crer e viver.
(João 8:31) - Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
(João 8:32) - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

1.3 Vontade Individual
A vontade individual de Deus é aquela orientação especial para cada pessoa.

Revelação Parcial – Deus não revela sua vontade de uma só vez, mas sim passo a passo.
(Hebreus 11:8) - Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
(Hebreus 11:9) - Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
(Hebreus 11:17) - Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.

Suas Decisões – Não pense que Deus se interessa apenas pelas grandes decisões de sua vida.
(I Pedro 5:7)- Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Chamado Especial – Não pense que só os que vão dedicar-se integralmente ao ministério recebem um chamado especial.
(I Corintios 1:2) - À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

Possibilidade de Erro – Não pense que se tudo esta indo bem, você está no centro da vontade de Deus.

Retorno de Deus – Não pense que a desobediência deliberada pode impedir o retorno para o centro da vontade de Deus.
(Provérbios 28:13) - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.


2. Como discernir a vontade de Deus?
Há pelo menos 7 maneiras pelas quais podemos discernir a vontade de Deus:

2.1 A Palavra de Deus
A Bíblia nos mostra em que devemos crer e como viver como filhos de Deus.
(Salmos 119: 105-130). (Salmos 119:105) - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
(João 8:31) - Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
(João 8:32) - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

A vontade de Deus para os maridos.
(Efésios 5:23-29)
(1 Pedro 3: 7-12)
(Colossenses 3:19) - Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.

A vontade de Deus para as esposas.
(Efésios 5:22-23)
(1 Pedro 3: 1-6)
(Colossenses 3:18) - Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.

A vontade de Deus aos filhos
(Efésios 6:1-3)
(Colossenses 3:21)

A vontade de Deus aos empregados
(Efésios 6:5-8)
(Colossenses 3:22-25)
(1 Pedro 3:18-23)

A vontade de Deus aos chefes
(Efésios 6:9) - E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o SENHOR deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.
(Colossenses 4:1) - VÓS, senhores, fazei o que for de justiça e eqüidade a vossos servos, sabendo que também tendes um Senhor nos céus.

2.1.1 - Reconhecer que há diversidade de opiniões no corpo de Cristo e respeitar as divergências existentes, onde a palavra não é clara;
 
2.1.2 - Aprender a distinguir entre os mandamentos de Deus e as questões de liberdades
(Romanos 14:14-20)
(1 Corintios 8:9-10)
(1 Corintios 9:4-6)
(1 Corintios 10:23-29)
 
2.1.3 - Dê, ao seu irmão em Cristo liberdade para determinar suas próprias convicções, mesmo quando diferem das suas
(Romanos 14:5-10)

2.2 Oração
(Filipenses 4:6) - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

2.3 Fator e Situações
As Circunstâncias podem-nos discernir qual a vontade de Deus também, através dos fatos e situações de nossa vida diária.
(Isaías 46:10) - Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.
(Salmos 103:19) - O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.
(Provérbios 20:24) - Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?

2.4 A Paz Interior
Um dos vários ministérios do Espírito Santo é dirigi-lo, guiá-lo.
(João 16:13) - Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
(Romanos 8:14) - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
(Gálatas 5:18) - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

"Jamais experimentaremos a paz verdadeira quanto estivermos cumprindo apenas os nossos desejos"
(Isaías 48:22) - Mas os ímpios não têm paz, diz o SENHOR.

2.5 Aconselhamento
Aconselhar uns aos outros é um ministério dos membros da Igreja, do pastor, de um conselheiro, de um amigo e através dos nossos pais, desde que esteja em favor da palavra de Deus.
(Provérbios 11:14) - Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança. (Provérbios 13:20) - O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. (Provérbios 15:22) - Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.

2.6 Desejos Pessoais
"Se desejo fazer algo que é contrário à Palavra de Deus, sem dúvida, o desejo não pode ser de Deus"
(I João 2:16) - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
"Devemos nos manter equilibrados"
(Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Temos que tomar cuidado : (Jeremias 17:9) - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

2.7 O Bom Senso
Deus é extremamente organizado e prático, criando o homem com bom senso. Ele deseja que o homem faça uso da sua inteligência.
(I Timóteo 3:2) - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
(Tito 1:8) - Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;

"Deus nos deu cérebro e todo o necessário para fazermos julgamentos"
(II Timóteo 1:7) - Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

(Jeremias 29:11) - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
(Jeremias 29:12) - Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
(Jeremias 29:13) - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

01/10/2013

não seja um "crentino"

“Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” Provérbios 6:16 a 19.

De acordo com a palavra de Deus, a essência do evangelho é o amor , se eu não amar o meu irmão não cumpro a Sua ordem. Independente de concordar ou não com ele, devo entender que o chamado requer honra onde Paulo esclarece:

... E não sede conformados com este mundo, mas sede transformada pela renovação do vosso entendimento, para que experimente qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros... ... Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânime entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:1-21.

Nisto todos conhecerão que são meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. [João 13:35]. Quando você ama, respeita o nome alheio e nem cobiça os bens dos outros...Quando você ama, respeita o nome alheio e nem cobiça os bens dos outros... quem mente e fala algo contrário ao que diz a Palavra tem atitude de quem aborrece a Deus, fazendo assim passará a própria pessoa por mentirosa, motivo da vergonha de muitos. No fundo tal crente fracassado sabe que não acreditou pouco na verdade no que diz a Bíblia, que ele foi negligente no seu uso  e  que ele não teve paciência em buscar o entendimento completo para a sua situação, por isso utiliza de ofensas.
 
É bem verdade que amar e morrer tem suas singularidades e não podemos temê-las, apenas entendê-las. E também não podemos ser conhecidos pela religião que seguimos, mas ser reconhecidos pela marca de ser discípulo de Cristo.  Com isso será que a nossa vida tem abençoado a vida de quem?

Se não, saiba que ainda hoje possamos aprender a amar como Jesus e com Jesus para prosseguir em amar ao próximo. Infelizmente temos nos frustrado com aqueles que se dizem evangélicos, crentes sofridos e maltratados pelo orgulho, ambicionados e invejosos, omissos aos problemas ao redor.

Aprendemos aqui na terra que nada levaremos dela e é nessa ideia que devemos nos prender:

Em primeiro lugar não podemos seguir as nossas ilusões de fé e devemos aceitar a mudança do modelo que criamos para seguir. Nesse caso seguir a Cristo é perseverar e não insistir nas circunstancia contrárias que somos acometidos diariamente. Portanto, é importante ajudar e não tirar do irmão o que ele não tem...
Em segundo lugar, saber que ninguém tem amor maior do que Jesus. E não devemos poupar esforços para imita-lo, além de buscar sem zombar e escarnecer tal sentimento alheio. E respeitar a opinião diferente.
Enfim quando decidir ir falar de Cristo carregue somente o que você possa distribuir nesse caso: a solidariedade, a compaixão e um pouco do conhecimento, pois ninguém sabe tudo, não mesmo! Ah! E a tristeza?

Bem, essa não se pode ter como regra, tomar como exemplo ou insistir nela. E sim suportar, pois o amor tudo suporta e cristão é quem faz e obedece a vontade de Deus.
E você é digno de sê-lo maltratando os outros, julgando ou ignorando as pessoas?
Fique a vontade para adorar, mas não se esqueçam de que alguém também não acredita em você. E que muitos não precisam da sua opinião e muito menos da sua atenção para isso porque é em Jesus que encontramos a resposta certa. Fica a dica!

fotos

tom caet