13/12/2014

O que te falta?


Bons costumes ou costumes bons?

Está escrito na bíblia que as más conversações corrompem os bons costumes... De fato vivemos essa realidade quase que diariamente, embora saibamos entender pouco esses ensinos, e ao nos depararmos com esse conceito muitos de nós não têm sabido reconhecer quando estamos mal acostumados...

 Afinal ser o bom em tudo é bom, e traz fama, poder, elogio, mas também traz insegurança, traição, depressão... Essa é uma propaganda enganosa do pecado: Ser bom!

Saiba que Satanás foi o primeiro comerciante desonesto. Ele ofereceu o fruto proibido, anunciando vantagens inexistentes... Muitos estão imitando-o quando comercializam os valores morais que adquirem ao longo da vida. Por ex. o desrespeito à mãe que educa o filho e ensina que não se devem usar drogas, prostituir, embora sabendo do perigo, o filho se deixa corromper, fazendo por influência de amigos que oferecem, convencem (pelo excesso de falação) e a mãe ainda que confie, não acreditará mais no filho uma vez que fez algo errado.

E aí? O que diz? Qual é o humano capaz de olhar o coração de alguém pra ver o mal que causou a ela?

Por esse motivo, infelizmente encontramos pessoas sem chão e sem expectativas de vida justa, que justificam tudo através do seu eu experiente. Vidas frustradas pela falta de compreensão e tomada de atitude própria ou de um simples ato de solidariedade de alguém.
Porque esperaram que ao menos alguém da família se compadecesse ou que ao menos algum estranho aparecesse para dar um empurrãozinho ou puxãozinho...

Mas ainda que algo de bom aconteça, o futuro dessas pessoas, fatalmente não será bom, pois se ainda carregarem a magoa de um passado triste, dificultoso. Marcas das burrices, arrependimentos e desconfianças, ideologias ou promessas de alguém...

Muitos tem se escondido na carência afetiva e procuram vomitar as suas ambições, incertezas naqueles que estiverem dispostos a suportar ou entender pacientemente a sua dor; seja ele pai, esposa, amigo, terapeuta, pastor... e se confunde em palavras e expressões de fuga (medo ou insegurança).

Acontece que essas pessoas apesar de negarem, são altamente influenciáveis e pela falta de família estruturada, e dos bons costumes não adquiridos são alvos fáceis. E a educação deles se declara através de palavras e atitudes corrompidas moralmente (orgulho, vaidade, egoísmo, soberba, presunção...) e parte pelo abandono sentimental, o que também os leva a autossuficiência – outra coisa muito ruim- quere crescer a próprio pulso. Infelizmente os seus “bons costumes” são cheios de pensamentos acerca do sexo, vadiagem, bebedeiras, drogas e companhias que desvirtuam os bons planos e a conversas que não edificam, e tudo isso se resume contrário ao que Deus quer de nós.

Infelizmente, nem todos nós temos boas qualidades o que não nos desqualifica a mostra-las. 
Só que notadamente ao fazer essa exposição, seremos interpretados pela impetuosa língua ferina do homem corrupto de entendimento, seremos o chato. Isso mesmo!

Só que o chato Deus perdoa, mas o soberbo Ele abomina. E como conviver com pessoas ignorantes; que não leem e se acha castro Alves, Freud, profeta, expert em alguma coisa?

Conviver com pessoas que dizem que eu não gosto disso, eu não quero isso, eu, eu, eu... Que falam demais, que falam palavras precipitadas e que não cumpre o que fala.

Há também os que ainda não sabem falar (são inexperientes)... E há os linguarudos que não olham pra realidade da própria vida e insistem em dar opiniões acerca de....

Afinal, será que esses “seres” eloquentes, experientes na vida, que “se acham” comem capim porque gostam?

Bem, brincadeiras a parte, digo pra essas pessoas que só Jesus!
Também digo a elas que é melhor ser chato nessas horas do que soberbo.

Ser chato pra mim é ter informação; ser soberbo é ser inconveniente; inconsequente e intransigente.

Aprendi que o ideal dos homens livres e de bons costumes desde épocas mais remotas é dedicar-se ao aprimoramento espiritual e moral da Humanidade, batalhando pelos direitos uns dos outros pela Justiça, pregando o amor solidário, procurando congregar esforços para uma maior e perfeita compreensão entre si, a fim de que se estabeleça um laço de uma verdadeira amizade, sem distinção de raças nem de crenças, condição indispensável para que haja realmente paz e compreensão das coisas de Deus na terra.
Portanto, a quem direcionar este texto, que tome cuidado com as artimanhas do inimigo. Ainda hoje, ele anuncia prazeres imediatos e temporários, enquanto oculta prejuízos futuros eternos.

Sua mercadoria é interessante para a carne, mas o seu preço é muito alto: a sua alma. Resista às ofertas do Mal, pois o caminho de Deus nos reserva prazeres incomparáveis, acompanhados da paz. Sua vontade para nós, além de ser boa e agradável, também é perfeita (Rm. 12.1-2).”1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”


Não seja bom aos próprios olhos, mas manso como cristo foi com a gente, nos perdoando e nos amando sempre! São coisas indispensáveis para o dia de hoje vlw?

03/12/2014

Quem muito se abaixa...


Interessante essa expressão! Principalmente quando aplicada ou evidenciada em situações que confrontam a consciência emocional, atitude e confiança de alguém.

Mas e o exemplo, o aprendizado?

Se todos insistirem em seguir seu próprio entendimento fatalmente não obteremos mudanças, seremos todos iguais – ainda que, infelizmente haja muitos querendo ser mais iguais do que outros...

É importante entendermos que a relação de igualdade não é a única relação de equivalência. E o conceito de igualdade e diferença, é um pouco menos básica do que dois mais dois... onde tudo parece mas não é....

Então o problema não é a igualdade, o problema é a diferença”, e eu devo confessar que também ficaria um pouco confuso diante esta afirmação, pois afinal todos nós ouvimos que devemos combater as indiferenças, onde somos todos iguais e que, como tal, devemos ser todos tratados da mesma maneira. O que não acontece!

Sendo assim, vamos ser sinceros, nós não somos todos iguais! Se fossemos, não havia raças diferentes, não havia sexos diferentes, não havia opções sexuais diferentes, não havia ricos e pobres, bons e maus, simpáticos e antipáticos. A verdade é que a diferença está presente em todo o lado. E isso não é ruim.

Ser diferente é o que nos torna únicos. Todos somos diferentes e devíamos ser tratados como tal.

Temos que moderar sessa mania de usar frases de efeito para mascarar a realidade, proteger erros e usar para mostrar que temos uma consciência justa, pois esse efeito na verdade tem feito muita gente, hipócrita, omissa e igualmente soberba.

Se todos que orgulhosamente erram e ainda se acham melhores que os outros, de algum modo forem tratados como “iguais”, procurados, paparicados, seja pela saudade ou vinculo familiar, continuarão no mesmo comportamento, ou seja, ao invés deles reconhecerem a falha, pedirem perdão, se consertar... se posicionarão como vencedores ou como coitados, perseguidos e injustiçados... isso não é igualdade!

Como Cristão, não podemos concordar com nada que desfaça do ensino do Evangelho. Pois é nele que encontramos o verdadeiro ensino.

Jesus emudecia os fariseus ensinando e não procurando, ignorando ou protegendo nos seus erros. Pelo contrário, ele respondia conhecendo suas malicias.

A boca do ignorante emana saliva acida que contamina e corrói a mente dos que estão ao redor...

Triste o destino dos que ainda se acham seguidor Dele ferindo os sentimentos dos outros.... 13 ... Eis que os meus servos comerão, mas estes padecerão fome; eis que os meus servos beberão, porém estes terão sede; eis que os meus servos se alegrarão, mas esses os envergonhareis; 14 Eis que os meus servos triunfarão pela alegria de coração, mas estes gritareis pela tristeza de coração... (isaias 65: 13, 14.)

Até quando os tais se sustentarão nas suas próprias convicções não sei...

Mas a vós, os que vos apartais do SENHOR, os que vos esqueceis do meu santo monte, os que preparais uma mesa para a Fortuna, e que misturais a bebida para o Destino.12 Também vos destinareis à espada, e todos vos encurvareis à matança; porquanto chamei, e não respondestes; falei, e não ouvistes; mas fizestes o que era mau aos meus olhos, e escolhestes aquilo em que não tinha prazer. Isaias 65: 11, 1211 

E para os que reconhecem esses corrompidos de entendimento, o Senhor exorta a uma vida exemplar dizendo: segue ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão...

Ser igual não é uma simples realidade biológica, inserção social, influência cultural, religiosa, ou valores filosóficos do ser humano... muitas vezes, está no respeito às diferenças e a integração ao desenvolvimento do seu espirito.


Provérbios 22:2 Ricos e pobres, todos são iguais perante Deus, que criou todos os homens. Portanto, no ponto de vista cristão, a questão da igualdade começa no livre arbítrio e termina com a morte eterna, no entanto, negar as diferenças individuais, enfatizando a igualdade humana como forma de viver a plenitude terrena, desrespeita os diferentes chamados da fé e a comunidade nem sempre compreende, e este fator tem sido gerador de desigualdades, preconceitos e discriminações variadas. Mas a vida depende de nossas escolhas. E esta escolha que define o que somos realmente: se iguais ou diferente.

fotos

tom caet