28/07/2015

Característica ou qualidade?



Desde cedo, sempre gostei de observar e pesquisar algumas características em pessoas ao meu redor. Nunca neguei a minha curiosidade acerca do comportamento e da personalidade delas. Talvez por isso eu tenha me tornado psicoterapeuta clinico, mas afirmo que jamais visei querer ter melhor compreensão da situação da vida de ninguém, muito menos quis ser maior conhecedor sobre eles. E por tal motivo tenho podido observar que ainda falta muito para eu compreender algumas características humanas, tanto as qualidades quanto os defeitos e demais termos correlatos.

Essas observações no decorrer de anos, tem sido de grande utilidade para minha compreensão, minhas ideias. Algo que puderam me ajudar num dado momento de reflexão sobre o mim mesmo.

Só que isso também me fez tornar vitima da minha própria curiosidade. Sim, há algum tempo tenho sido incomodado pela “vergonha alheia”, ou seja, o que sinto ao presenciar alguém fazendo algo embaraçoso - Isso acontece porque algumas células do nosso cérebro simulam tudo que acontece a volta, dando a sensação de que estamos fazendo aquilo que está sendo presenciado - Isso serve para pensarmos duas vezes antes de sairmos fazendo ou falando qualquer besteira publicamente.  

Com minha experiência venho tentando contribuir para que outras pessoas possam desenvolver suas melhores Qualidades, mas infelizmente poucas querem enfrentar a sua realidade ou apenas reconhecer que sofrem por estar usando suas melhores características em piores e negativos Defeitos.  E quando saberemos se nossas qualidades vêm sendo usadas como arma para ofender próximo?

Por exemplo, quando não expresso a minha agressividade de maneira correta e no tempo certo e com as pessoas certas, a minha raiva reprimida vai aparecer em outros modos substitutivos... É o caso, por exemplo, do filho que reprime sua agressividade perante aos seus pais prepotentes e na hora da verdade, ao invés de expor com bons argumentos os defeitos deles, mostra-se um coitadinho medroso ou inseguro na proporção em que se sente vitima para receber atenção e acabar com aquela situação e os pais continuarão arrogantes...

Toda agressividade diminui uma pessoa, não expressa bom senso, prejudica qualquer amizade. E grande parte dos problemas que ocorrem entre as pessoas é devido à expressão inadequada de sentimentos, ou seja, usam uma energia desajustada numa discussão qualquer para desabafar seus problemas e chegar perto do objetivo desejado.  Algo do Tipo:

Usar a amizade para proteger erros; Honestidade para mascarar intenções;  Bondade por interesse, Senso de justiça para justiça própria, Sinceridade usada com humilhação, Humildade sendo usada sem a bondade, Generosidade usada com moeda de troca, Simpatia usada com falsidade,  Responsabilidade usada como poder, Caráter usado só para o mal.  Etc.

Temos que ficar atentos se o nosso processo de ajustamento social não consiste só na satisfação pessoal de sentimentos opostos e contraditórios com as pessoas ao redor, como amor e ódio, egoísmo e altruísmo, hipocrisia e moralismo, isto é, se não estamos sendo um insensato fracassado, fruto da consequente falha do processo de aprendizagem de quem não aprendeu a abrir mão dos próprios interesses para cuidar do próximo.

Assim sendo, não deixe que os defeitos dos outros sejam maiores que suas qualidades contigo. Defeitos todos terão, e o que devemos fazer é não deixar os defeitos deles "roubarem" o espaço das nossas qualidades. Vai depender só de você flexibilizar esse coração. Afinal, as qualidades sempre superam todos os defeitos...

Agora, tanto eu quanto você, temos sim mais qualidades que defeitos, somos pessoas agradáveis de conversar, pessoas com forte energia, e a nossa presença torna tudo melhor...

Não deixe uma multidão de coisas boas serem facilmente derrubada por um único erro...  As suas qualidades não escondem seus defeitos, é impossível e por mais defeitos que tenha não os esconda. Deixe as pessoas verem primeiro os seus para depois avaliar as suas qualidades!!!


Abraços!

25/07/2015

Evangélico desviado...


Começo dizendo pra você cristão, protestante, evangélico, crente, que infelizmente hoje qualquer pessoa pode se considerar um. Mas será que você tem conseguido se desviar das marcas do seu coração, das armadilhas e das lentilhas das denominações, e da tradição de muitos movimentos protestantes?

Aprendi que o evangelho que buscamos é pra nossa salvação, isso é poder de DEUS! É bem verdade que tem muitos por ai usando de má fé, se aproveitando dos fiéis e sujando o evangelho genuíno, com falso sacrifício, mas segundo a bíblia sagrada cada um dará conta de si mesmo no grande dia.

A pior humilhação para um crente é ter uma mente espiritual limitada e por isso vive a desconsiderar: as lições aprendidas, tudo o que Deus tem feito por ele através de Sua graça, da paciência e ternura, de seus ensinos e...

E quem puder checar a si mesmo saberá se estão nos caminhos de Deus quando meditar na Palavra e tiver diariamente grande prazer e bênção, como já teve antes quando a:

A tua palavra é muito pura; portanto, o teu servo a ama. Sal 119:140 - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Sal 119:105 -

- Quando a lembrança do Calvário não o incomoda. Gal 6:14 - Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Heb 9:26 - De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

- Quando o pecado não o incomoda, tanto quanto já o fez antes. Sal 38:3 - Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado. Sal 51:3 - Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

- Quando orações não são a [natural] expiração da minha boca, como já o foram antes. Sal 5:3 - Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei. Sal 69:13 - Eu, porém, faço a minha oração a ti, Senhor, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação.

- Quando Satanás não batalha contra mim, tanto quanto já o fez antes. 1Pe 5:8 - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Efe 6:11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

- Quando salvação e edificação das almas não é o grande peso do meu coração, como já o foram antes. 2Ti 2:10 - Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. Rom 1:16 - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

- Quando a glória e bênçãos da 2ª vinda de Cristo não me arrebatam e estimulam a servi-Lo, como já o fizeram antes. 1Te 2:19 - Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? 1Te 3:13 - Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.

Você poderá questionar algumas das “ideias” apresentadas acima,  afirmando  que ninguém pode te julgar, mas deva cuidadosamente pensar nos seus frutos e atitudes, pois poderá também se identificar a um real problema em sua vida nada exemplar em algumas coisas.  "Examinai-vos a vós mesmos...” 2 Coríntios. 13:5. E se você descobrir que algumas dessas coisas ditas forem verdadeiras? Será que ainda sabe o significado da palavra reconhecimento, perdão!
E já que você diz que traz a marca de Cristo, ou seja, é seguidor, servo de verdade, tem tomado Cuidado pra não se deixar levar por vento de doutrina ou tem levado a sério as afirmações da bíblia em 1 Coríntios 15:33: "as más companhias corrompem os bons costumes"?

Com tanto engano, vemos muitos desses ditos cristãos, no momento desértico em sua vida mentir!  Poucos têm estado com os olhos abertos frente à aflição presente e não reconhecem a dor que sente ou preferem sair  dizendo que está tudo bem quando alguém pergunta como vai a sua aflição pra mascarar confiança, ao invés de afirmar que estão no amor de Jesus esperando o seu levantar pra poder se prostrar a Deus e o adorar. Pois só Deus pode nos levantar e nos por de pé ante as lutas. Afinal, não foi para os sãos que Jesus veio e sim para os fracos...  

Se você puder parar de mentir que é gospel, evangélico, crente ou protestante, porque isso é moda - algo momentâneo e superficial para sua vida. Faça! Pois pra ser alguém de Jesus deve além de exaltar a Deus com a sua fé, deve ser exemplo de aproximação Dele aos outros com sua vida fora de fofocas, prostituição, vícios e mentira...

A Palavra de Deus é atemporal e a sua mensagem se renova a cada vez que a escutamos.  Marcos 1:14-15- ora, depois que João foi entregue, veio JESUS para a Galileia pregando o evangelho de DEUS e dizendo: o tempo está cumprido e é chegado o reino de DEUS. Arrependei-vos, e crede no evangelho. segundo o apostolo Paulo escrevendo aos romanos no capítulo 1 e no versículo 16, ele deixa bem claro que o evangelho é o poder de DEUS e salvação para todos os que creem.



21/07/2015

Só se decepciona quem decepciona alguém!


Você tem sido o presente de quem?

O maior perigo para um cristão é quando ele permite que a emoção se torne o termômetro do seu relacionamento interpessoal. Quantas vezes nos perguntamos como pude ser tão cego (a) em confiar em tal pessoa?

Se estivermos decepcionados, com certeza não é por falta de aviso... Portanto, falhamos em confiar!

É impressionante ver o quanto as nossas motivações emocionais nos dão a errada medida de solidez da nossa estrutura espiritual. Digo errada porque vemos muita gente decepcionada por depositar confiança em certas pessoas desmedidamente esperando algo em troca.

Na verdade muita gente precisa treinar para evitar esse erro, o importante é não permitir enganar a si mesmo e não deixar ser enganado, principalmente em quem deposita sua confiança.  Quem não manda nos seus próprios sentimentos erra e se decepciona.  Mas porque fazem isso?

Fazem isso porque esperam que tal pessoa corresponda de acordo com a confiança que investiu nela.  Outras vezes porque ainda não é capaz de identificar o que se passa no próprio coração... Se é arrogante, inseguro, imaturo. Etc.

Por causa de atitudes e palavras emotivas de alguns temos podido tirar algumas conclusões parciais e úteis. Principalmente para não nos decepcionarmos todo o tempo com eles.

Mesmo assim, ainda há quem deposite confiança em quem se sente incompleto em si mesmo. Eis aí um bom exemplo dos perigos derivados da nossa emoção, confiar de uma forma livre em alguém que não temos a certeza que iremos alcançar em ninguém. Cabe então entender:

- Que enquanto formos emotivos estaremos enganando a nós mesmos e estaremos totalmente vulneráveis as frustrações e consequentemente, decepções todo tempo.

- Que poderemos decepcionar alguém, não obrigatoriamente por causa das nossas particularidades pessoais, mas decepcionar toda vez que despejarmos sobre ele a frustração dos nossos sonhos e exigências de nossa própria perfeição.

-   Que em relação à decepção, nem todos são vitimas e sim culpados, afinal, quem depositou em quem as próprias expectativas?

Portanto, só se decepciona quem decepciona alguém!

A esperança é que ainda existem pessoas que são preciosas joias. Um presente de Deus para nos exercitar na espiritualidade e nos educar no verdadeiro amor. O fator surpresa do “ser” e o “fazer” delas deveria nos causar admirações constantes e é isso que teríamos que esperar... Mas não tem sido assim... Infelizmente vivemos sem esse fator surpresa e não temos podido nos encantar com alguém e seu modo de vida pra confiar. Daí, cobramos demais, impomos demais... DECEPCIONAMOS!

É bom saber que as boas surpresas enchem os corações de emoção e motiva a ter mais fé e esperança e AMOR obviamente. E se não cobrar, e não exigir nada ninguém, certamente às pessoas não se decepcionarão.  Por outro lado, se foi em nós que foi depositada alguma expectativa, devemos causar surpresa, não jogando em cima dos outros nossos reais predicados, desejos, e encobrir o que somos realmente. Isso também impede as pessoas de ver como realmente somos.

E se neste momento nada acontece como queríamos ou não escutamos das pessoas palavras que gostaríamos de ouvir, não vamos manifestar nossa indignação contra elas, afinal, quem mandou a gente esperar alguma coisa do outro?

O ideal é não criar expectativa além do que se sabe que o outro pode te dar, Quanto maior a porta da expectativa, maior a porta de decepção. Jamais encontraremos alguém que satisfaça nossas expectativas. Assim, quanto menor a expectativa, menor a decepção, e quanto menor a decepção menor a raiva e tristeza decorrente da decepção, maior e melhor é nossa paz e bem estar com as pessoas, consecutivamente ambos não colocarão condições e nem depositaremos uns nos outros as suas projeções.

A projeção é um mecanismo psicológico inconsciente que faz com que conteúdos de nossa psique sejam vistos no outro como características suas, quando na verdade são nossos. Ou seja, "projetamos" nelas as questões e aspectos da nossa própria alma.  Como já dito acima, muitas vezes a culpa nem é da pessoa, ela sempre foi exatamente como é.

Este fenômeno psíquico é inerente a todo tipo de relação humana, mas a afetiva é o ambiente mais favorável para que ela exiba todas as suas garras, fazendo do outro uma tela refletora perfeita na qual são projetados todos os nossos conteúdos inconscientes.

 “Tudo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mateus 7,12).

Jesus morreu sabendo que nem todos dariam valor a seu sacrifício.  Por isso devemos aprender a ajudar todos, não por interesse, mas sim porque temos uma ordem de ter o mesmo sentimento que houve Nele.

Enfim… a decepção nada mais é do que perceber que se estava iludido, enganado sobre algo. Alguém que possamos aprender a fazer o que é certo não pelos resultados, e sim porque é certo fazer o bem, mesmo se não recebermos nada em troca ou mesmo se recebermos o desprezo das nossas boas ações em troca de todo bem que fizemos… isso é amor!!!

Dificilmente alguém passa pela existência sem sofrer uma desilusão, ou ter alguma surpresa desagradável em algum momento da caminhada. Assim, se você está amargando a dor de uma decepção, agradeça a Deus por ter retirado dos seus olhos os empecilhos que lhe impediam a visão.


Gostem das pessoas como elas são e considerem que vocês também já devem ter ferido alguém sem se dar conta disso. Seja o presente dela hoje.

18/07/2015

Você não é evangélico de verdade!!!!


Quem nunca sofreu injustiça por ter falado ou feito alguma coisa contrária à opinião de alguém? E quem nunca ouviu: você não é o dono da verdade!

De acordo com a Constituição do nosso país, temos um direito garantido à liberdade religiosa e de expressão, contanto que falemos sem violência, de modo racional e coerente a nossa crença ou ponto de vista acerca de determinados assuntos, o que Infelizmente não temos visto isso acontecer.

Pelo contrário, que mais temos visto são pessoas escolhendo uma religião, igreja para seguir, aonde muitos vem agindo hipocritamente uns com os outros e tem transformado a fé, o nome, a pessoa de Jesus em filosofia de vida e não um modo de vida real. Outros infelizmente se escondem atrás da expressão livre arbítrio para se prostituir e beber, usar drogas, se enganar, oprimir e impor o medo de em nome de Deus. E o pior é vê-los com atitudes erradas agindo como se só ele estivesse certo, sua denominação fosse a certa, seu pastor o certo e por aí vai...

Em nome da sua fé fazem e dizem coisas para mostrarem que são bondosas, mas na verdade são enganadoras e quase sempre estão defendendo ou usando a revelação bíblica e sua autoridade para repreender os outros, e isso é correto até que não chegue à vez delas que além de recusar, ainda apontam para os erros de quem os alerta. Agora, aqui entre a gente: será que você não é um desses que vem usando o evangelho por conveniência só pra parecer crente na frente dos outros?   

Ok, os outros são assim, você não!

Mas Infelizmente ainda que essa pergunta cause dor aos ouvidos de alguém, digo e afirmo que tem um monte de babaca se dizendo evangélico abdicando dessa liberdade dada por Deus de expressar a Sua verdade para se submeter à escravidão e continuar a seguir a própria razão, ou ouvir quem não precisa ou se calar simplesmente...

O que não falta é evangélico querendo enriquecer, ser reconhecido, ser seguido, obedecido, mas não se dão o menor respeito com o compromisso. Certamente se esquecem de que os outros descobrirão quem realmente é e o que fazem um dia. E que por causa de maus comportamentos, a tristeza, raiva e lastima vem sempre afastando alguma pessoa, onde a mesma incitada ao preconceito o chama de crente falso, louco, extravagante, homofóbico, ignorante...  Além dos escândalos ocultos e tantas outras coisas erradas que andam cometendo livremente nos lares, trabalhos e igrejas, nas redes sociais...   

A grande ironia é que os cristãos que deveriam lutar por preservar sua “certeza da fé”, hoje são os mesmos que se mostram contaminados com o mesmo veneno do ímpio: a promiscuidade mundana. Obviamente, que isso vem sendo dito há tempos pelo Senhor, porém muitos não reconhecem essa contaminação em si, e não discernem por estarem em discordância com o Espirito Santo. “Não ameis o mundo nem o que nele há”, “o amor ao mundo é inimigo de Deus”. “Ide e pregue o evangelho a toda criatura”... Inclusive à vista do comportamento de evangélicos nas redes sociais, nas ruas e nas mídias em geral, temos podido compreender que eles ou a maioria deles, querem a promessa sem o compromisso; as bênçãos sem as obrigações, a humildade com a vida cheia de vaidade. 

Pra maioria dos evangélicos, qualquer vento de doutrina pode fazer alguém descumprir a Palavra de Deus, menos eles! Os outros evangélicos têm defeitos, eles não! Muitos evangélicos têm que refrear a língua, eles não!

- Há evangélico que apresenta uma intolerância contra outro evangélico! Acredito que quem é assim, vem de uma ética falida, ensinada por uma pessoa com atitudes e intuições banais, que demonstra à ansiedade de uma sociedade imediatista, que brigam por exclusividades nas filas dos fastfoods, escravizadas a falsa esperança que limita o seu viver cristão diário.

- Há também evangélico quem não abandona o prazer das bebidas, cigarro, lascívia e tolera a mentira, a falsidade, as fofocas. Só não toleram a Palavra de Deus vinda de alguém que não quer... Enfim, na fé consciente deles está na própria razão, onde todos estão cegos rumando ao abismo, menos eles. 

Esses evangélicos talibãs fazem da bíblia um “calibre 38”, e dão tiro pra todo lado!  Não dá pra bobear com esse falso cristão!  E não duvido que haja maldade nele em sair por aí agredindo as pessoas em nome de Deus. Temos que ficar firme ante a perseguição e loucura desses fanáticos.

Está escrito na bíblia em Mateus 5:10-12 que "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disser todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."  

Se você é um desses ditos evangélicos perseguidores que se misturaram com o mundo, saiba que está cego e fanático e insensato e será visto:

*Como um preconceituoso, mentiroso, falso, enganador e descrente, pois se Deus existisse de verdade para você, ficaria na sua, no ponto de vista dele você deve deixar o próprio Deus resolver. É o que tem feito?...

*Como um crente descontente com a vida que leva com Ele, que ao invés de pregar privilégios pessoais e necessidades terrenas; você deveria sair por ai pregando a mensagem de paz que Jesus deixou. é o que tem feito?

*Como um agressor que procura na religião, bíblia, igreja, enfim, uma base pra agredir, ofender, humilhar, ignorar quem quer que seja que pense diferente da sua fé ou defende atacando o ponto de vista para manter a sua opinião... é o que você tem feito?

*Como um imbecil (fraco) que segue líderes imbecis (tolos) altamente influenciáveis que vivem falando um monte de imbecilidade... (Imbecil - adjetivo e substantivo de dois gêneros 1. que ou aquele que denota inteligência curta ou possui pouco juízo; idiota, tolo. 2.obsl. que ou aquele que é fraco, sem forças.). E você é? Claro que não!

Sorrisos a parte, É importante que verifique se você não está se enganando ao usar a Palavra como escudo para justificar as suas conveniências e seus interesses, caráter e opinião preconceitual; se não está sendo totalmente diferente de Jesus – um cara humilde pacifista e tolerante com as pessoas

Também não é interessante jogar na cara dos que se esquecem de que ficarão frente a frente com O Senhor no juízo. Quem liderar e se apropriar da Bíblia em benefício próprio.  Interessante com certeza sabe disso e que a nó cabe orar por eles e não defendê-los dos erros.

Que eles são falhos, humanos, todos sabem, mas quando os tais erram notoriamente, ao invés de corrigi-los, os fanáticos os protegem dizendo esse versículo: “Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas” (1 Cr 16:22). Se a repreensão vem de Deus, então quem somos nós para julgar né? Mas pensa aí, se fosse com você, tua pessoa tava excluída, em disciplina ou?

Certamente nem você e nem eu deve andar por aí cometendo impropérios, espalhando contendas e maledicências ou sendo conivente com algum fofoqueiro gospel.  Nem ficar ouvindo de qualquer modo alguém que diz ser constituído (???) por Deus. Nem acreditar em alguém que vive sempre usando versículos para defender os títulos e erros dos outros. Se assim o fizer, qual palavra deveria ser usada contra nós? Eu pensei em Hipocrisia, e você?

Seja um evangélico de verdade!

Comece se guardando dos cães religiosos que nos fazem pecar contra Deus e evita essa onda de sair por aí falando mal de tudo em todo o lugar, não acusa, mas intercede por eles – o que é certo tem sabedoria Nele, é honesto, pois:

Ser cristão é tentar viver o Evangelho na vida sem neurose.

Ser cristão é levar a sério o papo de amor ao próximo;

Ser cristão é não ter medo de avisar que a pessoa cheia de pecados vai morrer sim, vai sofrer sim, vai chorar e muito sim, mesmo com o risco de sermos apedrejados e xingados por isso... Mas Deus se encarrega de fazer nossa justiça!  

Ser cristão é entender que o evangelho não é fanatismo e que ele não deve ser usado à força semelhante a um estupro e sim com equilíbrio amor e bom senso.

Ser cristão é mostrar as pessoas ignorantes que o amor não condena o outro ao inferno, e sim a sua falta e a falta de bom senso em doa-lo ao próximo.

Ser cristão é mostrar que o uso da bíblia não é para ganhar nos “debatezinhos” cínicos para parecer santo, ungido e alimentar o ego intelectual de alguém, mas pra instruir a obediência.

Ser cristão é saber diversificar o assunto e falhamos muito nisso todo o momento, e devemos entender que a as pessoas que são chatas, também nos verão como chatas... Coisa que o Evangelho não é.

Alguém poderá dizer que estou generalizando, sem base do que falo, mas eu não tô tomando a atenção pra mim como muitos fazem, apenas estou fazendo anúncio bíblico pra quem tem mente fanática e não enxerga um palmo à frente do nariz acerca dos enganadores...  E aos que querem realmente levar a bíblia a sério; que vivam o evangelho com obediência; que tenham a vida Cristã honesta e que não devam ser tão "desiquilibrados" a ponto de serem idolatras e fanáticos...

Nosso Senhor Jesus luta contra tudo isso, mas ironicamente vários líderes, membros que não querem pagar o preço de serem imitadores do Mestre, preferem ser santos dos tempos modernos: “pop star”, “loucos”, “extravagantes”, ”adivinhadores”, apresentando uma mensagem falsa para atrair a humanidade perdida, pra torná-los vaidosos, cheios de si... "Quem amar a sua vida perdê-la-á, mas quem perder por minha causa achá-la-á”.

É assustador ver esse bando de jovens rebeldes sem causa, dinheiro, e sorte seguindo e/se vendendo (R$) por aí a esse evangelho da fama com discurso bíblico fora do contexto, cheio de ódio e do "eu estou certo", fomentando intolerância e preconceito.
Não há porque também de se envolver em conversas inúteis nas redes sociais, nas instituições e nas esquinas da vida. Vamos falar e ouvir e ler sobre outras coisas também, a vida é um equilíbrio e esse fanatismo está tirando o foco do evangelho verdadeiro, pois ser evangélico é ser racional, sensato, coerente e não repugnante, intolerante, misógino, antiquado, ignorante, conservador, extremista como temos visto...


Então desencanemos! Quem e estiver vendo algo estranho no meio gospel, corre que é uma cilada! Cuidado com as Igrejas cheias de regras pastorais escondidas, redes sociais, sites teológicos, teólogos fariseus além de cultura gospel que anda tornando os perdidos duplamente réus do Inferno por causa falta de vigilância.  E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24:4-14

12/07/2015

Tente lembrar!


Nem sempre estamos com força suficiente para enfrentar os desafios que a vida traz. Nessa dinâmica estamos sempre cansados, tropeçando e caindo; e o que mais precisamos nessa hora é descansar. Entretanto, ao invés disso, sempre estamos procurando alternativas pra sair de uma situação que causamos e momentaneamente nos aflige.

Daí, oramos, mas quase sempre colocando diante de Deus o problema com uma solução já determinada, (Deus vai fazer isso...) ignorando que a decisão final partirá Dele.  Outras vezes o colocamos como se fosse o causador de tamanho sofrimento (estou na prova) ou o convidamos a ser conivente de nossos erros (Deus é comigo) exigindo que nos apoie sempre! Talvez por isso muitas orações não estejam sendo atendidas. O que nos faz queixar, murmurar...

 “Por que você se queixa a ele de que não responde às palavras dos homens? Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba.
Em sonho ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens e eles dormem em suas camas,” Jó 33:13-15

O coração do homem quando está envolvido com angústia, tem a dor aumentada... Aumentando a dor, vêm os medos anteriores, e antes que esses medos tragam a destruição para a sua vida, ele precisa ter força para ser capaz de enfrentar as situações que lhe causam insegurança.

Certamente Deus nos convida a orar em todas as circunstâncias da vida. No nascimento, na morte, na tristeza, na aflição, na perseguição, no tempo da angústia... Mas e quando bate a insegurança? Temos conseguido transformá-la em matéria para a oração a Deus também?

Porque “sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11

É verdade que orar é o melhor caminho, porém ao entregar ao Pai todos os nossos medos, todas as situações ruins de relacionamento, do coração, da própria história de vida, de perda em geral, esquecemo-nos de que Deus ajuda principalmente a quem se ajuda!
É importante orar e crer sim, mas é importante reconhecer e ter a certeza de que quer consegue fazer isso para poder pedir certo. Mas não devemos fazer a oração que nos ajude a reconhecer, rever e resolver não só a causa da nossa aflição, mas para descobrir e administrar a nossa condição de estima no que for preciso para ouvir Dele a solução sem reclamar pela espera.

Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel: O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa? Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. Isaías 40:27-31

Obviamente que não é fácil sair todos os dias e enfrentar o mundo e seus prazeres constantes. Mas Deus cuida de tudo e sustenta todas as coisas que criou. É a paz de Deus, que excede toda a “ansiedade”, e guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4:7

Ah! E não ande vivendo pela felicidade passageira, e saia em busca de experiências que torne sua vida melhor. Conhecer pessoas, conhecer novos lugares, presentear, ajudar os outros na fraqueza, conversar com estranhos na rua, sentir-se abraçado, aprender, estudar, ser útil, e aprenda a brincar com a aflição. Veja ela como um jogo, onde você pode decidir quando terminá-lo no momento que lhe convier.


Tente lembrar-se disso: todas as coisas da natureza obedecem à vontade do Criador onde cada resposta Sua é uma resposta de misericórdia pra nós, seja ela o que esperamos ou não e só Ele tem a visão completa de tudo e sabe o que é melhor pra nos dar! 

11/07/2015

Falei mal ou falei a verdade?


É lamentável ver “evangélico” de todo jeito: fofoqueiro, ladrão, safado, vigarista, adúltero, 171, politico, beberrão, gay... E por aí vai! Esse povo não sabe avaliar a responsabilidade e a dignidade do Evangelho no seu mais nobre sentido: ser obediente, entretanto, ainda há a certeza de que existam profetas “pros nossos dias” pra dizer isso pra eles...

Quem quiser se sujeitar que se sujeitem nessas igrejas que crescem de maneira desiquilibrada por aí, cujo sucesso é medido pelo fracasso da denominação do outro.

Quem quiser se sujeitar que se sujeitem nessas Igrejas que não investem em ensinamento de ordem espiritual, e se você quiser ser um crente à luz do Evangelho deve honrar a vocação e a unção do Senhor que está sobre você, tomando cuidado com o seu exemplo e zelando pelo seu testemunho e não esqueça de que os seus atos falam tão altos quantos as suas palavras!

Digo isso porque ultimamente o que mais se vê é sermão fraudulento pra ludibriar outras pessoas para o exercício da liderança compensatória e interesse próprios do que o sermão da compaixão, da solidariedade e da salvação... E biblicamente isto está sendo comprovadas ao ver os comportamentos dos crentes atuais, nas redes sociais, nas ruas, escolas...

São tantos ignorantes tentando impor por meio de pressão, censura e limite, gritos, intimidações, ameaças e até força humana o poder de Deus. O que resulta na falta de credibilidade aos demais cristãos (missionários) que sofrem humilhação por causa da obcecação desses megalomaníacos, psicóticos e fanáticos da fé.

Aconselho-te aprender de verdade a fazer parte do trabalho evangelístico que é voluntário, ao invés de seguir esse povo que investe a maior parte do seu tempo em “discipular”, treinar, delegar e multiplicar nos seus métodos aquilo que diz ter recebido de Deus, ora templo, ora em casa, ora no monte...  o que não vive... E o pior é ver que existem inúmeros pessoas que querem compartilhar desse modo de ser cristão... Defendendo e apoiando pessoas erradas para saírem bem na fita... Contribuir aquilo que sabe para beneficiar–se num futuro cargo traz qual compensação?

Você acreditaria e aceitaria ajuda de pessoas sem sinceridade, que julgam e desconfiam de tudo? Reconhece que pode estar sendo Idolatra de alguém ou de si mesmo de maneira especial? Você acredita em si mesmo?

Lamento em não concordar, mas não creio que Deus divide a gloria Dele com os novos apóstolos e pastores de hoje em dia, principalmente deseja que os sigamos. Principalmente não creio que existe o tal “título” deles. E os que se apresentam por aí, precisamos testá-los e rejeitá-los (Apocalipse 2:2).   Porém, segundo a Bíblia, eu creio num ministério espiritual que instrua a que todos cheguem à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo (Ef 4.13). Então tomemos a decisão de optar por beber o cálice do Senhor a desejarem os loiros da glória humana.

Porque no corpo de Cristo não existe membro mais importante que outros, ainda que algumas pessoas se achem no direito de inquirir e impor revelações fatídicas em nome de Deus por/para ocuparem posição de maior prestigio. Só que desde quando alguém tem mais merecimento do que o outro na graça divina?

Ninguém. O mesmo direito que você tem, eu também tenho, contanto que ambos a mereçamos, pois a ênfase referente ao corpo de Cristo deve ser dada a quem estiver na humildade e isso só Ele pode dar. Tanto é que em Romanos 12.3, Paulo escreveu: Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, aceitando-vos uns aos outros em amor”. Efésios 4.1-2, o que significa que:

- você sendo membro do Corpo de Cristo não é mais importante que ninguém.

- sua denominação não é melhor ou mais importante que a outra.

- Ninguém e nenhuma denominação têm exclusividade à Graça de Deus.

Desta forma, gaste e invista a sua energia  para somar, multiplicar e não para dividir como temos visto muito fazerem... No entanto, tem sido mais fácil aprender deles os princípios de liderança do que os princípios da fé infelizmente.

Então, ao invés de ser um crente, arrogante, fofoqueiro e hipócrita - um “ je suis superstar” - tente ser ovelha de um único Pastor (Jesus) para que cresça sem o “eu” , senão a sua mascara vai cair e seus resultados positivos no que diz respeito ao ide não renderão frutos se é que já não rendem ou acha que alguém não está te julgando também?

Apocalipse 2:18-29 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a latão reluzente: Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos; e dei-lhe tempo para que se arrependesse; e ela não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a lanço num leito de dores, e numa grande tribulação os que cometem adultério com ela, se não se arrependerem das obras dela; e ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras. Digo-vos, porém, a vós os demais que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conhecem as chamadas profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei; mas o que tendes, retende-o até que eu venha. Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com vara de ferro as regerá, quebrando-as do modo como são quebrados os vasos do oleiro, assim como eu recebi autoridade de meu Pai; também lhe darei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito dia às igrejas.” 

10/07/2015

Desabafo l


Senhor nosso Deus, começo o meu desabafo dizendo que nunca tive meu momento de glória... Já ignorei Sua Majestade divina... Nem me imaginei caminhando em ruas de ouro... Sequer sonhei beber da melhor fonte ainda... Ou pensei comer do melhor fruto... Mas jamais desprezei a Sua promessa idolatrando aos pastores.

Porque tu me tomas neste momento a dizer aos outros: Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. ``Gálatas 1.6,8. "pelo que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente". Guias cegos! Que coais um mosquito, e engulis um camelo. Mateus 23:24.

Mas Deus, quem lê o Evangelho deve lembrar-se disso e que todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos. Provérbios 16:2.  Sou um humano cheio de conceitos e preconceitos, e nesse momento posso estar defendendo um errado, um mentiroso, um fofoqueiro talvez...

Tu sabes que enquanto estiver aqui na terra, jamais deixar de errar nisso, porém, errando menos serei humilde? Refrearei a língua? Então me ensina a direcionar meus interesses e vontades a Cristo para o bem do próximo e sua valorização e não a ofensa.  

Senhor Deus, se estou sendo um menino inconstante, saiba que eu não quero ser, e não permita que a libertinagem dos meus pensamentos corra às soltas, sem algum controle emocional, pois o Seu temor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento. Provérbios 9:10

Se o Senhor me ver como inconstante, quem pode me julgar? O fofoqueiro? Quem humilha o próximo? O soberbo? O que maquina o mal? O hipócrita?

Senhor, quem é digno de se prostrar ante ao Seu trono
escarnecedor com bebida forte? O que ouve o que não edifica? O que fala e promete o que não convém?

Como poderei entrar no Seu reino produzindo Contendas, Fanatismo e Descaso?

Afinal, quem está certo? Aquele que no final é manipulado ou o que tem opinião própria?

Tu me respondes perguntando se Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas malhas? Então poderão também vós fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal. Jeremias 13:23.  E eu respondo perguntando: pode alguém discernir os seus próprios erros? Eu não posso Pai... Então, Purifica-me tu dos que me são ocultos. Salmo 19:12.

Pai, se ainda assim tenho sido um menino inconstante... E se sigo andando atrás de vento de doutrina. Perdoe-me por me afastar do teu verdadeiro Evangelho, e me ajudes a me firmar na Tua vontade, comprometendo-me com a Tua obra. Se eu ouvir o que não for exatamente aquilo que deseja pra mim, me impeça de propagar a quem não pode se defender e as que eu entenda que essa palavra faça a diferença pra todos. E Pai tu és um Deus de amor, e tu tens o melhor para mim e eu recebo esse melhor na minha vida. Eu quero, em Nome de Jesus, pedir perdão e crescer espiritualmente e deixar de ser um menino inconstante para me tornar um adulto na Fé. 

Livra-me Senhor de tudo aquilo que me afasta de Ti, principalmente dos falsos e dos fofoqueiros... Ilumine-me a cada dia para que resplandeça a verdade libertadora trazida por Jesus Cristo até nós. Amém.


08/07/2015

cansado de...

Não, não estou cansado nem um pouco! O que estou sentindo, é apenas um acumulo de decepção na minha mente, por causa da insegurança de muita gente que não sabe esperar e de poucas pessoas que não dá pra confiar.
Não estou cansado por não ver que o tempo passa ou passa rápido sem perceber... Não estou cansado de viver um minuto, uma hora, uma semana, um mês, um ano, passado com pessoas incertas e contrárias ao que penso e não ver mudança, transformações por causa do velho orgulho que elas carregam...
Não estou cansado não... Apenas não sei se devo continuar resistindo às afrontas dos leigos ao meu conhecimento ou insistir em ser paciente a ignorância deles... Sei que devo seguir o vento que a vida trás, não afirmo conseguir, afinal, aqui se faz e aqui se paga! Entretanto, como tudo aquilo que se desdobra na mesma direção pode se tornar cópias iguais, só saberemos o resultado das minhas atitudes quando receber o que o que tenho negado ou dado.
Não estou cansado, só porque finjo que o mundo não existe e de fingir na presença daqueles que me sufoca de tudo. De dizer ao telefone deles, “liguei para saber se você está bem, para sentir uma dor contigo”...
Não estou cansado de me preocupar com quem não se preocupa comigo nem de acordar indisposto, com o coração batendo forte com uma sensação de arrependimento por ter não feito algo por eles...
Não, não estou cansado e se estiver, cansado de quê? 
De ouvir as palavras sem sentido dos hipócritas? Da sensação sem sentido de gente falsa comigo? Da vida sem sentido dos orgulhosos sem caráter?
Talvez o que cansa a gente seja querer alegrar, doar e gostar e como pagamento se angustiar, sofrer, chorar completamente por nada. Sabe por quê?
Cansa pensar e falar, ver e ouvir, sem esconder o que sinto e isso não me faz ser igual a quem quer ser diferente, ou seja, um indiferente que mente e nem sente. Por que há em mim este falso cansaço também... Então confesso que quando pensar em desistir, simplesmente desista ou assuma:
Estou cansado sim, e não preciso enganar ninguém, porque o coração engana até os que me querem bem. Devo aguentar mais um pouco pelos mesmos motivos que me trouxeram ate aqui... Porque alguém me suporta e me tolera e devo fazer o mesmo com elas.

05/07/2015

indiretas


Será que você e eu, não estamos habituados a soltar indiretas em qualquer aspecto de nossa vida sem refletir sobre qual seria o melhor caminho a tomar para expressar nossos sentimentos ao próximo sem feri-la?
Por exemplo, ultimamente sem perceber, vemos muita gente demonstrando altivez às pessoas que as contraria. Usam de indiretas para expressar suas indignações e desabafos toda hora e por qualquer motivo e razão em todo lugar. Há quem ainda não percebeu a realidade que cedo ou tarde não escapará do risco de ter que enfrentar cara a cara as consequências dessas indiretas. Mas não é o nosso caso, pois tanto você quanto eu não temos feito isso, né?   
Porque as nossas condutas tem favorecido o bem-estar do próximo. E estamos sempre dizendo que temos personalidade e sabemos espalhar o amor e a compreensão com sabedoria, e temos ido pessoalmente aos nossos desafetos resolver o que se passa com honestidade sem medo de falar a verdade...  Ok! Só que não!
Infelizmente temos o péssimo costume de expressar sem pensar através de indiretas.  Assim tem sido na nossa vida cristã também. Creio que nem você nem eu gostaríamos de ouvir ou ler algo que vai perturbar e minar a nossa alegria, a nossa paz com ou sem razão ou em qualquer lugar sem motivo.
Muitos de nós ainda insistimos em viver o inverso do que está escrito na bíblia. Continuamos apedrejando as pessoas por causa das nossas opiniões e achismos... Inclusive com fraco conhecimento em relação aos "conhecimentos” da ciência e seus seguidores.
Temos discutido demais acerca de tudo, porém temos visto pouco de nós tomarmos uma atitude acerca da solidariedade e compaixão humana nas suas reais necessidades materiais e espirituais. Poucos também tem se habilitado a dar a cara a bater sobre as próprias atitudes. E cá entre a gente: admitir ser um crentelho hipócrita ninguém quer né?
No entanto, quem iria admitir ser chamado de crentelho esquizofrênico religioso, fanático, lunático, psicopata, nerd, maluco, no ponto de vista de alguém sem reagir? Haja santidade pra isso!
Precisamos reconhecer que temos falhado como cristão na leitura do Evangelho e precisamos sair do Levítico e do Deuteronômio e mergulhar no Sermão da Montanha e aprender que graça, tolerância, mansidão, paciência, bondade, compaixão são verdades ensinadas na bíblia...
Quem não “lê-la” (espiritualmente) de forma coerente, não a “entenderá” (discernimento) e a “utilizará” (julgará) de forma arbitrária para agredir as pessoas por causa do próprio entendimento. Também não adianta afirmar que lê muito a bíblia, porém vive seguindo pensadores, filósofos, escritores, opinadores que enobrece o seu conhecimento, mas te enchem de confusão!
Obviamente, há excelentes autores de livros didáticos, experimentais em diversas áreas. Livros que tem ajudado muitos a se encontrarem na vida profissional, pessoal e espiritual. Mas nada definitivo. Pelo contrário, a maioria até leem certos livros que trazem soluções momentâneas, mas que trazem também pensamentos ruins, vaidades e confusão pro seu entendimento...  
Se com Deus, queremos seguir certinho os Seus mandamentos e não dá pra aguentar tudo, damos vacilada e uma escapada hora e outras, imagina então com conselhos humanos? Mas cada caso, um caso.
Interessante observar que tanto os religiosos quanto os não, quando perguntados sobre o que acontece quando alguém não consegue ler, entender e seguir as leis da bíblia mostram bons argumentos, amor, fogo consumidor, mas a maioria se ofende as pessoas dizendo que Deus baterá, matará, mandará para o inferno, castigará eles se não respeitarem... Mas é pra respeitar ou obedecer afinal?
Engraçado é que na hora que se deve mostrar quem se é na fé (respeito), omite-se usando maus argumentos para responder (desobedecendo) negando, mentindo, aliás, quem não fez/faz isso?  
Quanto ao inferno, bem, pra quem acredita, ele está referido como um lugar desprezível preparado pra gente ruim seja crente ou descrente e existe pra quem quiser pagar pra ver. É pra quem nega a própria fé, a fé sobrenatural que não se explica e desrespeita o conhecimento e experiência dos outros que a tem; O inferno é pra quem diz que ama o próximo, mas se acha no direito de julga-lo e mata-lo. Que atire a primeira pedra quem não usou/usam palavras Imaturas e infelizes como "crentelhos", “ateus”, “macumbeiros” “fanáticos”, etc., para zombar da capacidade intelectual de quem crer num Ser Divino seja ele qual for ou que não tenha nenhuma religião. Quantos de nós não temos nos comportados como preconceituosos esquizofrênicos, psicóticos, religiosos uns com os outros?
Vamos tentar evitar o máximo o uso de indiretas ainda que seja bíblica. Se continuar fazendo isso, fará com quem não crê ou esteja fraco na fé, e doente, considerar a “verdade” uma ofensa, e se ainda assim o fizer por que se achar a voz de Deus, será lembrado pelo  Criador que Ele é o único que diferencia o honesto do zombador, portanto, Deus não precisa que você e eu, na verdade que ninguém faça o Seu trabalho e O defenda dos escarnecedores e seus ataques...
Precisamos falar a verdade cara a cara, sim doa a quem doer. Temos que parar de ser frouxo e usar versículos bíblicos como indiretas pra pessoas nos púlpitos, mídias em geral e principalmente em redes sociais para bloquear/excluir/cutucar e ofender quem está no nosso circulo de convivência e aos que pensam de forma contrária ao nosso ponto de vista. Devemos alertá-las, ensiná-las e ama-las e não oprimi-las.
A nossa fé em Jesus nos dá a liberdade de pregar a verdade só que Nele, vindo Dele. É o que acreditamos! Só que para atrair novos seguidores precisamos do Espirito Santo para sustentar a leitura “prioritária” do Evangelho e não substitui-lo por livros que ajudam nas nossas necessidades pessoais e emocionais, que afastam Jesus de nossas vidas.
Realmente a ausência Dele tem levado muitos a buscarem soluções em outras fontes e com isso a “falta" da leitura bíblica retira de nós o direito a liberdade de expressar a voz de Deus. E perdemos a noção da injustiça que fazemos com Ele. Daí, ainda que alguns neguem, nem percebemos que sem Sua leitura não saberemos usa-la, ou a usaremos erroneamente querendo provar se existem ou não algumas inconsistências literárias, filosóficas e históricas  na crença do próximo.
Será que estamos aptos a atrair novos seguidores pra Cristo com nosso jeitinho de ser? Você se ouviria?
Logico, que não é somente lendo a bíblia que encontraremos a salvação ou a solução dos nossos problemas, (as aflições do mundo são ininterruptas), mas através dela nos tornaremos mais consciente do que ela quer que a gente faça ou diga ante a tudo que vier acontecer... Com essa forma (lendo bíblia) Ele tem nos abençoado nos mínimos detalhes da vida; temos adquirido mais confiança Nele, o único que nos santifica, púrica e nos liberta.
A dor que as indiretas nos acometem é ver que, Infelizmente a maioria que usa é hipócrita, pois critica, ignora, discute, e não fazem nada a favor do que prega. Mas querem calar, afastar, ignorar e até julgar quem decidiu fazer a obra.
Como serão visto como "cristão” julgando tanto, e desejando o mal a seu semelhante?
É exatamente por causa dessa hipocrisia, que muitos circunstancialmente têm estado menos na presença do Espirito de Deus e mais visível aos olhos da carne... Com orgulho eles defendem as suas convicções idolátricas à religião, denominação, conhecimento teológico e ego. Fazendo de tudo para manter a falsa aparência de cristão, mas que na verdade são religiosos que mal cuidam do próprio nariz. (falo espiritualmente por mim).
É verdade também que quem busca apenas o autoconhecimento nos livros de autoajuda, por exemplo, aprende sobre si, mas sobre o próximo não há como garantir, basta ver a quantidade de besteiradas que andam ensinando por aí nas escolas. Estão enchendo a mente dos outros com um monte de ódio e preconceito que a Palavra de Deus não declara.  E isso não se aprende só nos livros da escola, isso tem sido ensinado nas cartilhas das igrejas, nas tvs, na internet, ou seja lá onde for que alguém frequenta. Isso é Lamentável!
Pena que tanto um quanto o outro, esqueça que são humanos criados ou evoluídos. Pena que a nossa humanidade ainda não conseguiu dominar o medo da escuridão ainda que haja “luz”; Pena que os intelectuais da ciência não desenvolveram algo que coloque na mente do homem que deva “matar”, mas não a vida e sim a sede no mundo... Onde estão os que criticam tudo e todos para ajudar quem tem fome de tudo?
Cadê as ONGs para dar uma tapa na cara dos que se dizem ter, mas não são conhecedores da caridade?
Pra quem diz que "Deus" não existe ou pensa que ciência não prova tudo, ou não crê em nada, criticar as ações dos outros teoricamente é o caminho mais fácil. Porém na prática das suas ideias, a maioria não conseguiu ano a ano, impedir que tantas coisas ruins acontecessem por causa do poder de dominar si mesmo e alguma coisa... Quero ver quantos vão se levantar da zona de conforto e se unir aos remanescentes da sensatez?
Unir aos que abriram mão de tudo que possui para o campo ajudar quem precisa...
Não é fácil pra eu falar aqui pra vocês. Eu e uma multidão de missionários, cientistas, professores, religiosos, desempregados, jovens, idosos, homens e mulheres. Enfim, voluntários que um dia já pensou como assim vocês, estamos esperando na pratica para fazer a diferença asa suas teorias. E quem estiver lendo essa intertextualidade escrita, saiba que poucos têm feito alguma coisa pelo próximo a não ser criticar, brigar, contender as ideias, desconfiar... Mas não tiram a bunda do sofá pra fazer a diferença...
Alguns até, creio eu, que desejariam ter neste momento uma bíblia nas mãos, mas não podem por causa das circunstancias, cultura, religião, orgulho, família, profissão, imagem... Portanto, não desperdice essa dádiva que chegou até você agora. Não falo desta carta, mas da sua reflexão! Veja e pense aí:
Se você não acredita, peço que manifeste a sua bondade respeitando quem acredita em Deus. Por favor!
Se você tem Jesus no coração peça que o Espírito Santo ilumine, internalize a Palavra e o guie através da leitura dela afim de que cada texto lido, seja comparado com tudo aquilo que Jesus fez, faz e fará pela a humanidade e o que você esta fazendo e fará igualmente a Ele daqui pra frente já que o seu passado já foi esquecido. Afinal Ele é o Verbo, a Palavra de Deus que se fez carne (João 1). E nEle estão todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Colossenses 2);
Através das leituras seculares você alcançará conhecimento, mas é através da leitura da palavra que obterá sabedoria... Esse é mais um benefício de Deus para aprendermos a ser humildes. Não se esquecendo da gratidão e da misericórdia!  Porque ler por ler traz misericórdia!  Senão estaríamos todos fritos!
E pra finalizar pergunto se o seu exemplo de fé tem sido satisfatório? Você é fofoqueiro e espalhas mentiras nas redes sociais?  Vive postando indiretas? Seus filhos os honram? Seu salario tem rendido?
Se sim pare de compartilhar sua raiva da vida nas pessoas e passe a falar e postar coisas engraçadas para todos, frases inteligentes… mas Independente de suas respostas, pare e medite nas escrituras, não como obrigação, mas como uma forma de gratidão a Deus. Muitos desses que não acreditam nela precisam de você para ouvi-la e não somente querer vê-la através do que lerem, mas poder senti-Lo também.
E esse foi o meu recado!




03/07/2015

E SE O DEFEITO FOR SEU TAMBÉM?


Eu sempre fui extremamente taxado de arrogante e inseguro. Nem eu acreditava em mim mesmo em nada que fazia. Muito menos achei que fosse chegar a algum lugar um dia. Talvez Isso seja resultado do meu passado de presunção é o que me dizem, mas e quando o defeito for seu e não meu?

O meu processo de aceitação infelizmente está sendo árduo, doloroso, sem anestesia, além disso, muito solitário e extremamente demorado... Não justifico meus erros, mas parte deles é da minha "família", pois nunca me colocaram para cima...  Entretanto, Nenhuma pessoa é perfeita, nem eu, nem você, ninguém. E é preciso falar que todos tem defeito, como orgulho, por exemplo, e que as pessoas podem apresenta-lo em diferentes tipos de relacionamento, porém, pessoas orgulhosas nunca admitem que estejam erradas não é mesmo? E muitos não mostram as suas fraquezas e sempre parecem impor um escudo para se proteger.

De verdade, digo que eu não fui pouco feliz na minha vida secular. Eu não me recordo de ter sido muito... E quando isso me acontecia me sentia muito sozinho diante de tanta gente. Sentia um vazio tão grande, parecia que eu estava perdendo alguém importante todo tempo. Hoje nem tanto, mas antes eu não gostava de minha aparência, meu corpo, meu rosto, meu olhar no espelho, tanto que tenho pouquíssimas fotos, mas fingia que isso não me importava. Só que ninguém percebia porque eu sempre me mostrava "autossuficiente" e que não precisava de ninguém para ser "alguém”.

Certamente ou cegamente ninguém percebia o sentimento de tristeza que pairava sobre mim. As pessoas ignoravam a minha presença, falavam muito nas minhas costas, me chamavam de bicho do mato, me falavam que eu era chato, demonizado. E isso doía demais...

Daí eu comecei a ficar a cada dia pior.  Fechei-me para todos, me tornei muito antissocial desde que estas coisas começaram a ter um impacto maior sobre mim. Eu tomei ódio incontrolável à gente ignorante de estudos, porque as ofensas que eu ouvia eram feitas por eles, eu tomei nojo, ódio, repugnância total.

Comecei a perceber que não conseguia mais controlar a tristeza...  não queria mais me prumar, não sentia mais vontade de fazer nada, Eu já estava com depressão.

 Na época não sabia muito bem o que estava acontecendo, porque eu pedia ajuda com minha alma, mas além de achar que se tratava de uma birra, não sabiam muito que fazer, eu acho. Mas Hoje o meu conceito de vida mudou, encontrei Jesus – o verdadeiro - porque o deles eu não conheci e ainda hoje não sei se é o mesmo...

Com Jesus encontrei amigos  e professores de verdade nos hospitais, presídios, nas ruas, cheias de pessoas drogadas, analfabetas, enfim, que me ensinam a arte de ser um cidadão dos céus, um aluno, um discípulo do Evangelho. Foi com eles que aprendi sobre o preconceito, o racismo e uma coisa chamada opinião própria, além disso, conheci a compaixão, solidariedade, altruísmo, voluntariedade.

Comecei a perceber que quem estava errado não era só eu e sim o mundo ao meu redor, as pessoas ao meu redor... Tanto, que depois de muitos anos de depressão, aos poucos eu fui sendo mais eu.

Hoje eu saio na rua do jeito que eu quiser e não me importo com o que as pessoas vão achar. Tem gente que diz que estou sereno, que eu cresci e mudei bastante na fé, afinal quando você é você mesmo a gente fica mais forte, por se amar da forma que é pra amar, sem pressão de ninguém pra te julgar.

Estou falando sobre isso aqui porque recentemente descobri que fugir de si mesmo é impossível e que rever seus conceitos, se amar ou se aceitar é o caminho mais seguro pra ensinar as pessoas a amarem a forma que elas são e não o que aparentam ser.  “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” (1 Samuel 16:7) DEUS vê o coração!

Há uma diferença entre a visão de Deus e a visão do homem. Deus sonda cada um de nós.  Ele não se limita a tempo, a espaço e a circunstâncias.

 Quando falamos com o Senhor, Ele age muito rápido, podemos perceber isso a cada dia, porque Jesus fala muito forte ao nosso coração. Precisamos estar atentos para escutar o Senhor. “Ele vê o escondido, sabe quem anda nas trevas e com ele mora a luz”. (Daniel 2.22.) O nosso Deus vê todos iguais, porque ninguém é digno de justiça própria. Isso significa que estou seguindo o trajeto certo! Não estou querendo me gabar, estou dizendo isso porque eu nunca acreditei que fosse chegar a tal ponto e fazer bem a tanta gente (sim, a muita gente). Isso é maravilhoso e eu só tenho a agradecer a todas que proporcionarem tamanha graça. Perdoe o meu sarcasmo, mas "onde está o letrado e o sábio?" 

Precisamos ajudar a salvar vidas! Nossa vida é um dom de Deus! Então: Peçamos a Deus que nos dê a sua visão espiritual para que possamos ver as pessoas como Ele nos vê.

Precisamos estar continuamente voltados para Cristo senão, a ação de missão da Igreja no mundo, corre o risco de desvirtuar o trabalho evangelístico, de perder a força sobrenatural que anima a prosseguir e de contar apenas com projetos humanos, como em qualquer outra iniciativa humana. Todos tem sua razão de ser em Jesus Cristo, em sua missão e em sua força salvadora, mas não pode deixar de adotar um missionário.

E não ignores o quanto ele seja por dentro, no seu íntimo porque por fora não necessariamente revela o que ela é de verdade. Como precisamos da sua graça e misericórdia.

Felicidade, graça e paz!


fotos

tom caet