30/09/2016

CEGUEIRA ESPIRITUAL


Existe uma estreita relação entre o silêncio e a inquietude na vida. É que ambos nos fazem conhecer o nosso interior. Como não encontro nenhum questionamento pessoal acerca disso, assumo que o meu silêncio é o efeito do meu equilíbrio, pois de que adianta dar importância ao que não deve e querer o que não se sabe o que fazer com ele?


 Erramos quando somos conduzidos pela precipitação e desejo desenfreado em seguir os próprios interesses. Quando desprezamos os ensinamentos, a sabedoria, as ordens e o próximo. Devemos então ter em mente que o  sentimento de quem despreza está ligado à perda de um complemento de sua existência que é a solidariedade.

Solidariedade é a expressão de Deus em nossas vidas, com ela damos continuidade do ministério de Jesus. Nele vivemos interligados. Com Ele nos importamos uns com os outros. Através dele compatibilizamos o preceito bíblico que diz: “Ame o próximo como a ti mesmo”. Mesmo que dentro de uma sociedade competitiva onde cada um procura sempre estar acima dos demais. Deus nos admoestou a não nos contaminar com os povos que perverteriam o coração do povo escolhido... (Dt 7:3-4).

Sem solidariedade, as pessoas se tornam hipócritas e a falsa postura de alguns, fazem a fé cristã ser mal representada na Terra. Digo isso porque a cada dia que passa me entristeço ao ver o desprezo desses que seguem a “Jesus” e desprezam a bíblia, a Sua obra...  Infelizmente a maioria deles também ignoram a narrativa da Parábola do Bom Samaritano quando abandonam o seu próximo.

Esta parábola  foi contada por Jesus a fim de ilustrar que a compaixão deveria ser aplicada a todas as pessoas indistintamente... Num contexto mais amplo, Jesus quer que consideremos e não desprezemos aqueles que não vivem a nossa cultura, tradição e fé.
Infelizmente o pior desafio ainda é vencer todos os obstáculos: morais, desejos materiais e vencer quem pode nos afastar do Evangelho com certas ideias próprias: nós mesmos.  Inclusive, nesses últimos tempos o meu silêncio está fazendo mais estrago do que o barulho das minhas palavras com os outros.

Também me calei com algumas pessoas - não me ausentei delas – apenas fugi dos seus maus juízos limitados e contraditórios. Inclusive partes delas que convivi, não entenderam o que efetivamente se passa comigo nas coisas de Deus.

Notadamente poucas entendem e mostram estar capacitadas a entender o que realmente é bom para si, devido à condição de vida que leva diariamente, ou seja, estão cheios de fofocas, falsidade, crítica, ambições, hipocrisias... Algo que sempre tentam justificar....
N meu caso até onde Deus permite, engulo a ignorância deles, (risos), embora eu reconheça que as ideias que apresento possam estar levando eles a olharem mais os defeitos dos outros do que os seus próprios, também reconheço outro vício terrível que é expor alegremente a eles, os sonhos e projetos de Deus pra mim. Tolamente contei os projetos de Deus considerando a razão intelectual de pessoas que mal saiam da zona de conforto... Que grande equívoco da minha parte!

Também reconheço que errei com a minha tagarelice em ter gerado expectativa neles, por isso convivo com um dos piores sentimentos que existem no homem: a hipocrisia - defeito de quem quer fingir-se de cego para os seus próprios erros, mas não para os erros do outros.

Na realidade, para ser um pouco rude comigo mesmo, digo que NINGUÉM entendeu o que sinto. Porém, dentro do pouco que entendo de Deus, Ele é bom em acalantar, suprir todas as necessidades dos seus... E pelo que aprendi na Sua Palavra, Ele nunca se afasta de quem pensa diferente, ainda que pedagogicamente Ele “silencie”, a Sua amorosa presença nos protege. Portanto, a maioria das pessoas que vivem acomodadas na fé não entende a verdade porque simplesmente não a conhecem e se conhecem não a experimentam e, se experimentam se ensoberbecem e assim, não conseguem avaliar as coisas de Deus, ainda que acreditem que sim. Digo por que eu também pensava que sabia.

Disse pensava, pois hoje quando descrevo o evangelho efetivamente a alguém, dependendo de como elas ouvem, falo com cautela nada mais do que necessário... Não falo pérolas de reflexão, pois não espero que venham a não se aprofundar em entender e praticar... Calo-me com ela! E o silêncio de minhas verdades ainda que discorde de tudo que elas demonstram, vive e guardo dentro de mim...

Sei quão longa é a minha caminhada! Para eu entender a importância do Evangelho foi preciso experimentar o seu “amargo sabor”.  Atualmente vivo o silêncio, o único que pode expressar o meu grito de solidão, mas, a frase que mais desejo seguir é: “Quando falar procure que suas palavras sejam melhores que o seu silêncio”.

Aliás, é nessa área de relacionamento que vejo a ousadia tomando conta. Quantas vezes eu vi e ouvi gente que não esperaram em Deus e perderam a promessa, e acabaram frustradas por precipitações. Pessoas que querem condenar alguém. Quantos frustrados por atos de precipitação.

Pessoas que nos fazem travar uma verdadeira batalha com o domínio de nossas palavras, que nos fazem analisar nossos valores e o que nos permitimos realizar com as nossas emoções.

A conclusão de tudo isso é que o nosso passado de pecado além de ser pessoal, ele está vivo em nossas mentes. E é ele que nos impede de escarnecer... Tocar nele só se for pra trazer paz e felicidade.

Ainda assim consigo ver o cristão verdadeiro como um peregrino neste mundo. De quem que tem a vida cheia de desafios a vencer. De alguém que busca seu crescimento espiritual se compadecendo do próximo.

Deus deu a Salomão a Sabedoria que havia pedido e a “condicional da Benção” era: “Se andares nos meus caminhos e guardares os meus mandamentos também prolongarei seus dias (I Rs 3:14). Não tenho a menor duvida de que a vida é feita de causa e efeito. Portanto, Cada um recebe de acordo com o que dá ao próximo. Se você der ódios e indiferenças, vai recebê-los de volta. Mas se der atenção e carinho, vai ser cercado de afeto e amor. Nunca despreze! Desprezar não é de Deus! Seja um peregrino na terra. Amém!


25/09/2016

Mais “DEUS”, menos “EU” por favor!



Será que idolatria é apenas se prostrar diante de uma imagem?

Não, Idolatria é o ato de adorar, ou reverenciar, ou cultuar, ou amar extremamente, a todo tipo de objetos,  ou “ídolos”, ou “imagens”, ou “seres”, ou “pessoas”, ou a algum elemento da natureza como se estes fossem deuses, e, não exclusivamente como Um único e verdadeiro Deus, criador dos céus e da terra...

Desculpe-me, mas não é falta de conhecimento de quem abandona a Deus ou apega-se a si mesmo. Cultuar a um símbolo, reverenciar uma estátua, é idolatra sim de quem tem o ato de adorar... No dicionário de Português – Michaelis, Adorar tem os seguintes significados :  (lat adorare) vtd 1 Reverenciar, venerar. 2 Amar extremamente, idolatrar. 3 Gostar muito de. 4 Prestar culto a; cultuar.

Quem não crê na existência de Deus é ateísta. Mas aquele que não presta adoração exclusivamente à Deus, e volta-se para outros “objetos” de culto, isto é “coisas ou astros ou animais ou pessoas etc.” é idolatra.  

Diz a bíblia que os ídolos são como um espantalho em pepinal e não podem falar; necessita de quem o leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, e não está neles o fazer o bem. Jeremias 10:5 Portanto, diga não a qualquer tipo de idolatria ou antropolatria! 

Curve-se apenas diante de Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador!   “(…) Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”  (Mateus 4:10) “Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amará o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.  Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mt 22.36-39).







21/09/2016

Carta ao aniversariante anônimo do dia...



Meu querido (a),

Não tem como esquecer esse dia tão especial!  Sim, é o seu aniversário!

O dia em que Deus faz o sol aquecer os corações desafortunados, a lua iluminar os caminhos melancólicos e a chuva nos envolver com seu perfume de terra...

É o dia também que fez brotar no jardim particular “você” pra encantar a todos... E hoje a nossa família, amigos se enche de satisfação porque Ele nos presenteou você.

Bom poder estar participando contigo de mais um ano de sua vida...
Você aniversaria, mas nós que somos presenteados Ao ver o sorriso brilhar em seu rosto.

Quando vemos seus sonhos sendo realizados, e principalmente quando vemos que seus passos estão levando os outros a alcançarem muitas vitórias.  E assim vamos apreciando suas atitudes, com uma alegria sem igual, acreditem!

Bom ver o amor de Jesus em você...  As bênçãos Dele sobre o teu dia!  Por isso eu peço que Ele lhe dê muita saúde, paz e força para superar todos os obstáculos diários... E que jamais lhe falte à perseverança, a energia e fé para conquistar seus objetivos.

Que em seu caminho nunca faltem motivos pra sonhar, amigos pra abraçar, alegria nas piores horas e esperança de amar todo o tempo...

Continue assim, essa pessoa capaz, virtuosa, mostrando ao mundo o que é ser uma pessoa de valor. Só tem uma coisa agora:

Se sentir a tua alma doer um pouco neste momento, não fique preocupada, sou eu pedindo a Deus pra te abraçar bem forte no meu lugar... e se não sentir  dor, ao menos sinta o imenso carinho que tenho por ti.

Tenha um lindo aniversário! E que hoje tudo seja iluminado por sinceros sorrisos e homenagens verdadeiras.

Esteja muito feliz, sempre!  

Deus te abençoe muito... Parabéns!



Salvador, 21 de setembro de 2016.




Meu querido (a),

Não tem como esquecer esse dia tão especial!  Sim, é o seu aniversário!
O dia em que Deus faz o sol aquecer os corações desafortunados, a lua iluminar os caminhos melancólicos e a chuva nos envolver com seu perfume de terra...
É o dia também que fez brotar no jardim particular “você” pra encantar a todos... E hoje a nossa família, amigos se enche de satisfação porque Ele nos presenteou você.
Bom poder estar participando contigo de mais um ano de sua vida...
Você aniversaria, mas nós que somos presenteados Ao ver o sorriso brilhar em seu rosto.
Quando vemos seus sonhos sendo realizados, e principalmente quando vemos que seus passos estão levando os outros a alcançarem muitas vitórias.  E assim vamos apreciando suas atitudes, com uma alegria sem igual, acreditem!
Bom ver o amor de Jesus em você...  As bênçãos Dele sobre o teu dia!  Por isso eu peço que Ele lhe dê muita saúde, paz e força para superar todos os obstáculos diários... E que jamais lhe falte à perseverança, a energia e fé para conquistar seus objetivos.

Que em seu caminho nunca faltem motivos pra sonhar, amigos pra abraçar, alegria nas piores horas e esperança de amar todo o tempo...
Continue assim, essa pessoa capaz, virtuosa, mostrando ao mundo o que é ser uma pessoa de valor. Só tem uma coisa agora:
Se sentir a tua alma doer um pouco neste momento, não fique preocupada, sou eu pedindo a Deus pra te abraçar bem forte no meu lugar... e se não sentir  dor, ao menos sinta o imenso carinho que tenho por ti.
Tenha um lindo aniversário! E que hoje tudo seja iluminado por sinceros sorrisos e homenagens verdadeiras.

Esteja muito feliz, sempre!  

Deus te abençoe muito... Parabéns!

Caetan Capellan

Salvador, 21 de setembro de 2016.

o servir...


Mt. 6:24 – “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (ou as riquezas).
O que é servir?

1. Realizar trabalho em favor de alguém;
2. Prestar culto/adoração/louvor/reconhecimento (Músicas);
3. Obedecer (fazer a vontade) ao seu senhor;
4. Suprir necessidades de alguém;
a) Servir Ativamente: quando todos os itens acima estão presentes no seu ato servil.
b) Servir Passivamente: quando um ou mais dos itens acima estão faltando no ato servil.

A ESCOLHA É: servir a Deus ou servir à outra coisa. Você estará sempre servindo.

O serviço cristão deve ser ativo. É este tipo de atitude que Deus espera de nós e que nos aproxima Dele e realmente mostra o nosso amor e agradecimento. É este tipo que será recompensado no céu, e que continuaremos a fazer na Nova Jerusalém. Aqui, servimos como filhos.

O serviço passivo é um pouco mais difícil de compreender. Deus continuadamente transforma o mal que nós fazemos em um bem maior. Este bem nem sempre é evidente. Então, quando a pessoa age com egoísmo, ela estará fazendo mal a si mesmo, com certeza. O detalhe é que as pessoas não vivem isoladas. Cada ação que tomamos no nosso dia-a-dia pode influenciar várias outras pessoas, inclusive numa faixa de tempo bem ampla. Assim, uma má ação poderá ter reflexos em pessoas que, de fato, nem conheceram, muito tempo depois.

Na igreja recém-criada (Atos 2 em diante), houve uma grande perseguição aos cristãos, levando alguns deles á morte. Mas a maioria destes cristãos se espalhou por cidades, terras, países vizinhos. E, por onde passavam (como não podiam fixar residência – estavam fugindo), iam falando sobre o Jesus que ressuscitou! Estavam cumprindo o “IDE”, mesmo sem querer. O mal (a perseguição) foi transformado num bem (divulgação do evangelho pelo mundo). Os perseguidores, logicamente, não estavam fazendo a vontade de Deus, mas Deus os usou para um bem maior. Eles “serviram” a Deus, mas como uma ferramenta, um instrumento. Logo, não podem receber os “louros” do serviço.

A questão é que nós não escolhemos entre “servir” e “não servir”. Nossa escolha se encontra em “servir a Deus” ou “servir à outra pessoa (ou coisa)”. Sempre estaremos a serviço de alguém ou de algo, seja um ser espiritual, outra pessoa, coisas ou até mesmo uma ideologia/filosofia.

Quando novatos na fé se convertem, automaticamente eles vão querer servir a Deus de alguma forma, principalmente como forma de agradecimento. A dificuldade que surge é que eles não sabem exatamente o que é servir a Deus. Se perguntarmos pras pessoas na igreja o que é servir ao Senhor, muitos vão afirmar que é trabalhar na igreja, seja como diácono, professor de escola bíblica, obreiro, pastor, ou, o mais normal de acontecer, como integrantes do grupo de louvor.

Se servir é isto, então eu só sirvo a Deus nos momentos em que estou desempenhando meu cargo na igreja? E o restante do tempo? No meu trabalho secular, nos meus estudos da faculdade, no meu relacionamento familiar e com os amigos, e até no sexo, quem é meu Senhor, aquele a quem sirvo?

Nesse momento, alguns vão afirmar que basta seguir os preceitos morais ensinados na bíblia (como não mentir, não roubar) para estar servindo a Deus. Mas, ao mesmo tempo, dizem que o trabalho na igreja tem mais valor do que o secular. Será que para servir ao Senhor, de todo nosso coração, precisamos (todos) nos tornar pastores ou missionários?

É claro que não. Esta ideia advém de um entendimento parcial do nosso propósito aqui nesta vida. Logo no início de Gênesis, antes mesmo da queda do homem, você verá que a tarefa do homem era cultivar e cuidar da terra que Deus tinha dado. Não existe, nem mesmo no novo testamento, a  ideia de que se devem largar nossos trabalhos seculares para nos dedicarmos exclusivamente à igreja. É evidente que, em alguns casos, isto pode e deve acontecer. Cada um tem um chamado. Agora, o indivíduo tem uma alta habilidade na medicina, ou é um cineasta talentoso, ou um artista. É um dom nato, dado por Deus. Deveria este indivíduo, na sua ânsia de servir a Deus, deixar de lado este talento e investir tempo numa coisa que ele não saiba fazer direito, como cantar, por exemplo?

Acho que é por isso que sentimos tanta falta de cristãos em inúmeros setores. Faltam políticos, educadores, cineastas, artistas, administradores, psicólogos, médicos, cientistas, fisioterapeutas, sociólogos, historiadores, marketeiros... Gente que podia fazer a diferença no mundo, mostrando a multiforme sabedoria de Deus em suas vidas, e acabam se anulando e pensando erradamente que servir a Deus é praticamente morar dentro da igreja.
Não estou dizendo que devemos abrir mão do trabalho nas nossas congregações, nem mesmo que devemos atribuir menor valor ao trabalho eclesiástico. 

Meu objetivo é deixar claro que seu trabalho “secular” tem tanto valor quanto o seu trabalho “religioso”. Nos dois casos, você deve dar glórias e graças a Deus. Vamos cuidar para não nos tornarmos crentes “esquizofrênicos”, que agem de uma forma na igreja e de forma distinta fora dela. Jesus nos deu liberdade; vamos agir usufruindo dela! Deus nos deu dons, vamos usá-los para louvar a Deus e atingir outras pessoas com o amor dEle!

Graças a Deus por tudo isso!

Agora, faça a tua escolha.. o que você vai servir hoje? Agora? Amanhã?

Pare, pense, reflita e ore para que o Espírito Santo o encha de sabedoria para a escolha certa!


só observo...




O pastor de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar. A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central.

O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora. Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia.

Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.

A curiosidade do pastor crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali.

O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim. Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que ficava apenas alguns momentos  porque a fábrica era longe dali.

E disse a oração que fazia:
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'

O pastor, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse. 

'É hora de ir' - disse Jim sorrindo. Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.

O pastor ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes. Teve então, um lindo encontro com Jesus. Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...

'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não  sei bem como devo orar, mas penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando. '

Certo dia, o pastor notou que Jim não havia aparecido.

Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo.

Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante.

A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada!

Ao encontrá-lo, o pastor colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira: 

- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!

Parecendo surpreso, o velho virou-se para o pastor e disse com um largo sorriso:
- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:

'Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias. Agora sou eu quem o está observando... e cuidando! ' 


Jesus é sempre o melhor amigo. Deus o abençoe lhe fazendo uma visita especial...

  SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO(a)! 
 
TENHA  UM  LINDO  DIA!

20/09/2016

Honestidade.



Atualmente tem sido uma pena ver pessoas envergonhando a fé evangélica. Pessoas deturpando e pregando determinados textos bíblicos para promover o medo ao povo que não lê, estuda e pouco s e interessa em conhecer a palavra de Deus. Também entristece ver tantas pessoas que não sabem adorar a Deus de forma limpa, sem interesses emocionais, políticos ou financeiros. E o pior acontece quando querem corromper os seguidores decentes, honestos, bondosos com cargos, elogios e idolatrias e cursos ideológicos... Triste também é ver que ainda existe quem acha que ser convertido o torna o suprassumo da santidade!

O que dizer então das denominações religiosas que sufocam as pessoas demais com esse papo de não toque no ungido de Deus?

Tá demais a ignorância do povo! Eu também sou ungido de Deus, você é ungido de Deus... Saul era ungido de Deus, Davi não tocou no ungido, Davi não matou o safado, porque ele estava utilizando base bíblica, mas Davi arrasou Saul assim mesmo quando pegou um pedaço do manto...

Ocorre que atualmente há tantos pregadores do medo atuando com pregações performáticas e manipulação, confirmando essa frase e usando ela fora do contexto e da verdade bíblica para arrancar dinheiro, reconhecimento, autoridade para manter o povo na linha de segurança deles e os protege-los... Enfim, dizem que o nosso caráter está moldado naquilo que fazemos quando ninguém está olhando. Então qual a diferença entre um bandido que rouba na vida e um pastor que engana o povo de pouca fé?

Espero que sua resposta seja: nenhuma diferença! Pois, bandidos e safados, devem pagar pelos seus erros - embora um conhecedor da palavra devesse pagar mais... Mas a questão aqui é a seguinte: quase nunca se vê alguém utilizar a palavra com honestidade para corrigir tais enganos e enganadores... Talvez por causa da hipocrisia, medo ou por não serem cristãos honestos. Digo isso com pesar no coração, mas tá na hora de fazer uma reflexão, rever essas doutrinas, conceitos, e tentar compreender o nosso tempo. Nunca esquecendo que sempre vemos o cisco no olho dos outros, mas não a trave no nosso. Sim, teremos que tirar a trave do próprio olho, para assim poder tentar ajudar os outros. Vamos tentar o seguinte:

Em primeiro lugar, aprender a ser honesto na fé cristã. Respondendo: que uma vez crente é preciso ser convencido, intrometido ou prepotente?

Obviamente a sua resposta seria: nenhum deles! Ótimo. Porque todos sabem que para seguir Jesus Cristo temos que ser Manso e Humilde e ter Discernimento, ter uma linguagem moderada, ser exemplo e dar exemplo em tudo.  Além de respeitar sempre! E principalmente ver o outro com um olhar de honestidade, com olhar de DEUS…

Em segundo lugar, não se canse de lamentar ao ver a falta desse conceito entre os cristãos. Eles podem ser vitimas da ignorância, da necessidade, do engano cultural. Já que sabemos que a palavra honestidade gramaticalmente tem seu uso meio que deturpado. Tentemos utilizar corretamente luz do dicionário, porém, sabendo que seremos humilhados por outros ou seremos chamados de “careta” “hipócrita” “dono da verdade”...  Saiba que por ter o caráter amplo da honestidade - o que não é tão fácil exercer - seremos ofendidos por fazer o que é certo porque existem as ditas convenções religiosas que nem sempre espelham a realidade, que formalizam e firmam várias doutrinas intolerantes.

Em terceiro lugar, devemos, portanto reconhecer que a honestidade é uma qualidade de ser verdadeiro; de não mentir, de não fraudar, de não enganar, de não omitir, de não dissimular... Logo, honesto é aquele que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida correta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades.  A pergunta que não quer calar é a seguinte: Conhece alguém assim tão honesto?

Se sim, então essa pessoa repudia a malandragem a esperteza desses que querem levar vantagem em tudo que envolva a fé, é obediente ao Evangelho que  diz assim em Levíticos 19,17: Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado. Gálatas 6,1 IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Romanos 16,17 E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; DESVIAI-VOS DELES. 1 Coríntios 5,11 Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; COM O TAL NEM AINDA COMAIS. Porém, o texto mais significativo encontra-se em Mateus 18: Se o teu irmão pecar, vai corrigi-lo a sós. Se ele te ouvir, ganhaste o teu irmão. Se não te ouvir, porém, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda questão seja decidida pela palavra de duas ou três testemunhas. Caso não lhes der ouvido, dizei-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja der ouvido, TRATA-O COMO O GENTIO OU O PUBLICANO.

Realmente esses textos nos mostram que todos estão debaixo do sangue de Jesus e da graça de Jesus. Todos pecam e carecem da graça de Deus, todos são pecadores, não há um justo sequer se não fosse pela graça e misericórdia Divina estaria todo mundo frito agora.

Quero frisar que a minha salvação está em Cristo, não em denominação A ou B e nem em opiniões dos homens, por isso, desconfio sempre, vigio e ignoro quando alguém vem falando manso ou do que não vive pra mim. Acredito em Deus, e sei que ele cuida da minha alma, mas da vida terrena, quem cuida sou eu. Particularmente sou a favor de entregar para justiça terrena, estes safados trasvestidos de cristãos que abusam da fé religiosa, que abusam da fé alheia… mas nunca deixei de acreditar nas coisas de Deus, e se elas parassem de existir em mim, certamente estarei desviado da minha caminhada.

A Besta existe, ela tem um nome, chama-se ignorância. E o anticristo são todos que se beneficia em manipular pessoas que não são capazes de assumir suas responsabilidades e por não poderem assumir, nomeiam uma “divindade terrena” para responder por elas.
A minha maior crise nos dias de hoje é a crise de valores, onde luto pra não ser como a maioria é, ou seja, vivem de forma egoísta, cruel e violenta. Sendo assim, é necessário ter bons exemplos cristãos, pois a transmissão de importantes valores consiste no testemunho e base de um futuro mais prazeroso sustentado na Palavra de Deus. 

Lembre-se que Deus nos criou para ser livres e que Ele tem um propósito para restaurar todas as áreas da nossa vida. Prossigamos! Celebramos a vida que Jesus nos concede hoje. Só Ele oferece-nos as ferramentas necessárias para quebrar amarras antigas e ajuda-nos a preparar o caminho para entender o Evangelho em toda a sua plenitude.

Obviamente, "retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes". (Tito 1:9) nunca se esquecendo de também que é nossa obrigação denunciar pecado, as coisas erradas e “não sede conformados com este mundo, mas sede transformada pela renovação do vosso entendimento, para que experimente qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". (Romanos 12:2) "Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor". (1 Timóteo 5:

Obedecer é o sentido teológico que transcende o significado de se abster de alimento mundano. Pratiquemos o jejum espiritual – como o momento em que o corpo se priva daquilo de que gosta e se entrega, sem reserva, à comunhão íntima com o Criador e Salvador. Essa comunhão se desenvolve na presença de Deus, ouvindo Sua voz por meio da Bíblia e em oração, reagindo ao que Ele fala.

Concluo dizendo que Deus nos Deus dois ouvidos, dois olhos, dois furos no nariz para respirar, mas apenas uma boca pra falar. Eu digo com base bíblica, em Tiago 1.19-20 diz: Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Tiago 1:19-20;


Muita gente pensa que sabe tudo, mas ainda é uma criança diante dos olhos daquele que realmente sabe tudo: o meu Senhor Jesus Cristo! Então por favor, não julguem a minha atitude aqui ou qualquer outro sem ter certeza dos propósitos do mesmo. Sejam inteligentes afinal é isso que nos define ser diferentes dos animais… E só mais uma coisa, lembrem-se: Deus é amor, mas também é justiça! Deus abençoe a todos!

19/09/2016

Cheio de si...


Como filhos de Deus, tomemos cuidadas com pessoas que se dizem Cristãs, e estão cheia de preconceito, achismos e que ainda deturpam a verdade. Muitos deles não conhecem e muitos não aceitam o poder libertador de Jesus e a sua proposta de salvação.  Da mesma forma, não creia em quem não se disponibiliza a aprender e dar ouvidos aos que o podem ensinar também.

Não é fácil conversar com cristãos idolatras cujo trabalho, carro, casa, igreja é realmente algo mais importante pra eles... E nem tente dizer: o mais importante é ter Jesus pra eles... Entretanto recomendaria a todos que experimentassem não dizer qualquer coisa pra cortar a conversa ou amizade com eles. Deixemos simplesmente a conversa fluir e o pensamento deles chegar ao fim, depois decidimos ou não afastar dessa pessoa. Tomar uma atitude honesta com essas pessoas pode torna-las menos ofensivas, mais amorosas. Quem sabe elas não vão apreciá-lo mais, mesmo que não saibam que foi você se afastou delas?

Especulações a parte, digo que indiscutivelmente, a nossa fé cristã só acontece se dermos ouvidos ao conhecimento bíblico, cujo Pastor Jesus – o único - trouxe-nos a revelação. Ele nunca vai nos deixar afastar da fé e da razão. Razão que não pode ser alcançada por quem se limita à mente humana, às suas possibilidades, aos seus próprios esforços, à sua capacidade, a seu conhecimento e descoberta pessoal.

O Senhor Jesus nunca usou Sua Palavra, conhecimento para distrair, oprimir ou entreter os que O rodeavam, muito menos usou Seu poder para corresponder a um pedido que não fosse de vontade séria e honesta. Com Ele em nossas vidas não há como viver sem regras. Senão seria uma vida de libertinagem, a qual a Bíblia condena dizendo que não devemos por ocasião da liberdade dar ocasião à carne (Gl. 5:13; Rm. 7:8).

Quem carrega uma vontade tão hostil e um coração cheio de orgulhoso e autossuficiência desse jeito, não abre espaço para a revelação divina. Porque um crente verdadeiro não fecha a porta à fé em Cristo. Não está convertido ainda quem faz isso... Pois vive de aparência, afastado da verdade... Estão cheios de si. E por isso saem das amizades e dos caminhos de Deus... Em 1 João 2:19 declara: “Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos...

As pessoas infelizmente olham as circunstâncias e se guiam por aquilo que querem. E quando elas são confrontadas pela realidade, elas sempre afirmam a necessidade de estar certa ou afirmar que alguém está errado menos elas. Mas esse comportamento tem contaminado alguns e encorajados a outros a manter o engano como defesa da sua fé, ou seja, se defendem e se justificam de seus erros ofendendo, humilhando, ignorando o seu semelhante sendo ele quem for e o pior, usando a bíblia. Inclusive, alguns insistem no velho hábito de excluir do seu circulo de convivência quem não apoia esse tipo de ação... Daí surge as seguintes perguntas: Alguma vez você foi corrigido por alguém e o agradeceu por ele ter provado que você estava errado nas suas atitudes ou ideias? Afinal pra você é melhor estar sempre certo ou ser pacifico com os outros?

Independente das suas respostas, sempre se vê por aí alguém que quer que as suas posições sejam respeitadas e entendidas por todos. No entanto, quantos de nós não gastamos uma boa parte de nosso tempo e energia tentando provar que estamos certos seja no trabalho, na escola, em casa e até na igreja, e que os outros estão errados em algum ponto de vista qualquer?

Definitivamente existe uma resposta bíblica e clara para tudo e ela recomenda que tenhamos em tudo domínio próprio.  Só que a falta desse domínio vem contribuindo para a ruina de muitos ditos cristãos que querem ser ouvidos e entendidos, e por não sê-los, têm por hábito corrigir os outros provocando ressentimentos e afastamento...

 Isso acontece porque muitas pessoas, consciente ou inconscientemente, acreditam que deve, por algum motivo mostrar seus pontos de vista acerca da sua fé, só que não tem como considerar como Cristão, alguém que crê no sacrifício que Jesus fez por nós, mas não considera o jeito de ser do outro!

Certamente que ninguém tem que sacrificar suas ideias ou opiniões para agradar alguém, mas podemos descobrir o prazer da participação e do testemunho da felicidade de outras pessoas, que é muito mais compensador do que a batalha de egos.

Uma estratégia excelente para todos nós seria nos tornarmos mais pacíficos e amorosos com as pessoas. Praticar o respeito com elas, permitir a alegria de acharem que estão certas... Paremos de corrigi-las. Deixar a glória para elas. Já que os cães sempre serão cães, da mesma forma que os lobos não podem se transformar em ovelhas, vale o que  Jesus disse: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem.” (Mt 7:6).

Creio que este assunto deva causar divisões em nosso meio, há pecados muito mais sérios e danosos que este aqui discutido. Porém, acho recomendável que o crente seja tolerante, e respeitoso assim ele não dará nenhuma margem ao mau testemunho, não estimulará nenhum irmão mais débil ao pecado, utilizará seus recursos financeiros naquilo que de fato glorifique (Is. 55:2) a Deus e não terá a mesma aparência dos mundanos.

Busque o perdão de Deus e deixe um pouco essa "influência da rede social" que tem “educado” muitos a descrença. “Se alguém quiser seguir-me, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16:24)


13/09/2016

tolinho...


Meninice, imaturidade da idade, sempre houve, sempre haverá.Quem nunca cometeu tolices? 

Certamente a maturidade vem com o tempo. Aliás, o tempo está lindo lá fora... Quem sabe Deus irá trabalhar em nossas vidas amanha e sorriremos da tolice praticada hoje? 

Tem muitos santarrões que adoram apontar o dedo ao invés de ajudar a levantar alguém. Aproveitam-se da "internet" para condenar e vomitar o recalque que tem de uma pessoa, sendo que às vezes fizeram coisa pior com elas, por exemplo: se afastaram pelos seus próprios motivos, criticam, questionaram sem sequer respeita-lo... Vamos parar pra pensar sem vigiar... E não pecar e escandalizar o próximo com certas opiniões.

Certamente que a melhor disciplina vem do Senhor, porque só Ele pode julgar, porque só Ele conhece os motivos e a vida dos pecadores! Precisamos analisar melhor as situações antes de criticar ou se afastar de alguém, isso é um vício dos intolerantes!

Diz o Evangelho que se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.

Há quanto tempo você vem produzindo frutos do seu entendimento e comportamento cristão com alguém? Já pensou em parar de viajar nas próprias concepções e usar menos o evangelho pra se esconder, ofender ou justificar alguns fatos que considera usando de desculpas?

Todos têm desavenças de ideias. E se formos parar pra questionar o comportamento de alguém, e se afastar dela por qualquer coisa, então precisaremos fazer uma autoanalise também, pois a situação pode ser contrária, ou seja, a pessoa é que pode ter se afastado da gente por causa das nossas falhas. E em qual sentido você não entendeu que onde não há vírgula numa passagem bíblica, não nos cabe colocar nada?

Quero dizer com isso que se não temos nada de edificante para falar com uma pessoa, não seria melhor ficar quietinho no nosso lugar ou você acha que profeta de verdade vai ter medo de nossas ameaças e opiniões?

Presta atenção que tudo isso é muito serio! E eu vou provar que essa ideia de criticar sem olhar ao redor não tem nada a ver com disciplina bíblica: e farei sem precisar exclui-lo ou mandar indireta nas redes sociais, simples assim!

Bom, brincadeiras a parte, como crentes não devemos ficar postando mensagens pra criar polemicas que distorcem a palavra de Deus ou criar confusão na cabeça de pessoas sem conhecimento quando falamos com ele acerca do  evangelho. Embora tenha um monte de demônios que ficam prostrados nos sofás com o smartphone na mão fuxicando e mandando indiretas nas redes sociais... Enquanto fogo tá pegando lá fora. A questão é o que estamos fazendo com o acesso a fragilidade das pessoas que o Senhor nos deu pra ajudar, orar?

Temos que pregar a verdade, doa a quem doer, porque esse povo que vem contra a palavra é porque vivem na prática do pecado e querem achar brechas para não ter que largar o pecado; mas eu louvo a Deus que ainda existam crentes com comprometimento com as escrituras e não se dobram para o mundo...  A disciplina de Deus vai muito mais além do afastamento do de alguém, Ele fez o vaso e Ele mesmo o refaz. O homem é que é cheio de "achômetros" acha que tá todo mundo errado enquanto que eles soberbamente se acham os certos. Mas eu concordo que a pessoa precisa rever seus próprios atos. Pois pecado é pecado e sempre será pecado! O que defendo é a ideia de um mundo com mais amor, pois o ódio só leva a divisões!

o que não sou a favor é de  espalhar discriminação só pelo fato de alguém agir de maneira diferente da minha. Quando crucificaram Cristo, o que Ele respondeu?

"PAI OS PERDOE. ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM." 

Espero que todos substituam as críticas por orações, isso sim é atitude de um Cristão Genuíno!
Deus abençoe a sua vida de todos!




estou desviado...


Pensa comigo!
 Jesus  sabia que o jovem rico não iria se converter, e mesmo assim se mostrou e fez a proposta pra ele... 

Sendo assim é o evangelismo uma obrigação do crente, mesmo que não seja para conversão de alguém, pelo menos para testemunhar Jesus na vida dele!

Porque ter Jesus na vida é seguir suas ordenanças...  Comer do suor do seu rosto, saber que o sol nasce sobre bons e maus, onde os mais fortes ou mais valentes nem sempre vencerão a guerra, que o real tesouro não é terreno! Dessa forma fitando os olhos no que é duradouro, prosseguir para o alvo... Mas por acaso você já parou pra pensar que pode estar aprisionado à religiosidade e vivendo de aparência e que Independente de estar em igreja, Deus sempre coloca recursos em nossas mãos para que da alguma forma possamos aliviar a dor das aflições Entre outras coisas?

Pois bem, a Fé cristã só faz sentido onde temos a certeza que mais uma vez podemos ter parte com Deus graças a Jesus Cristo. No entanto, a palavra contemporânea chamada "religião" hoje tem um sentido mais abrangente, Por exemplo: "crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência.” Nesse caso o que não falta são deuses renomados...

E neste sentido, qualquer crença pode ser chamada de religião, pode ser seita, alienação ou qualquer outra coisa, até mesmo dentro do cristianismo existem pessoas que não se ligam a Deus como deveriam. Enfim, o que eu quero dizer com isso tudo é que se a palavra religião for usada no sentido de religação a Deus, e frequentar uma igreja pra dizer que somos "libertos" nela, achando que só é salvo quem está lá, ela realmente é herética... Não dá para confiar em uma pessoa que pensa assim, dá?  

Isso aqui não é uma critica ou um embate, é apenas uma sequência no raciocínio que pretendo alcançar... Faço-lhe o convite de tentar pensar comigo, só isso!

Sabemos que a Bíblia possui um conjunto de regras para e como deve ser o culto pessoal e a adoração a Deus, portanto, não existe improviso nem nada criado fora dela aleatoriamente como temos visto acontecer...  Se Deus já estipulou a maneira como quer ser louvado e adorado, não há motivo pra tanta invencionice humana basta ler o evangelho e viver, Tá tudo escrito!

Agora se as pessoas tem uma visão do que está acontecendo ao seu redor acerca dos enganos das igrejas e suas lideranças, mas se cala diante das mazelas do outro só lamento pela alienação que vive!

Apesar de muitos não fazerem nada exatamente porque só tem a “visão” ao contrário dos que tem uma convivência diária e conhecimento direto desses problemas. Como no meu caso que vivo sempre buscando na palavra de fato o que Deus diz sobre tudo para exorta-los... Afinal é tempo de dar um basta em muito desses faladores de "eis que te digo" e alerta-lo para o que está escrito e liberta-los da religiosidade. Lembre-se que Jesus condenou os fariseus, não porque ele era contra a religiosidade em si, mas porque eles eram hipócritas demais, não viviam o que pregavam, viviam de aparência. Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. “Mateus 5:20.

Mas é lamentável saber que o deus da maioria dessas pessoas religiosas seja o dinheiro e a luxúria. Cegos não entendem que dar gloria e aleluia na igreja não significa quase nada se não viver uma vida cristã honesta. Isso é fato! Agora quem nunca notou na sua própria igreja gente que dá glória a Deus, fala aleluia e em línguas estranhas, mas durante a semana vive uma vida fora dos padrões bíblicos?  

São pessoas que não querem seguir os mandamentos de Jesus, porque amar seu próximo, evangelizar é impossível, utópico, inalcançável... A saber, através da Escritura devemos Julga-los segundo a reta justiça (João 7:24), pois a Bíblia deixa expresso qual e como é o adorador verdadeiro. E não devemos concordar com quem ama a teologia de vantagens, onde Cristo não é o centro dos pensamentos, e sim de desejos, prazeres e sonhos... Que eu saiba o Senhor não tinha nem onde reclinar a cabeça e tem gente querendo luxo...  

Você pode até fazer parte de uma congregação, mas isso não te faz viver em união com os frutos do Espírito. “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas”. (At 17.24-25) Congregar não significa que deva ser em um prédio com CNPJ.  Ainda que pessoas não se reúnam em templos, é Deus que vê os corações, pois nosso corpo é o Templo do Espírito apresentado como Sacrifício vivo em culto racional, na vida e não apenas em um momento seguindo um ritual intercalado em dias e horários...

Acho que as pessoas não foram treinadas para viver a palavra e sim treinadas para frequentar igrejas.  Deus é muito mais do que instituições humanas e não lançaria fora alguém somente pelo fato de não fazer parte de uma "torcida organizada". 

Certamente não existe doutrina principal para o homem conhecer do que a da salvação. Aos nossos olhos muitos queimarão no fogo do inferno. ..."Neste caso, quem pode ser salvo” (Mc 10.26)?

Por fim digo que realmente a salvação pertence a Deus. Enquanto a mim em relação ao sistema, sim estou desviado, mas acima de tudo, confiando em Deus!


  E Jesus por ser o salvador dá a quem quiser sem precisar dar satisfação a nenhum de nós, ou alguém se atreve a ser o seu conselheiro?



12/09/2016

“deboche”


Quem sou eu pra falar o que alguém deva ou não fazer, eu nem sei se ao menos ela se importa com alguma causa especifica que digo, mas tá difícil evitar e aturar a ironia de pessoas ignorantes. Mas cansei de gente que não se pode encostar o dedo nas suas ideologias que eles já começam a reclamar. Mas é curioso como usam seus preconceitos como uma manifestação legítima da liberdade de expressão para impedir as dos outros. Entretanto, a desculpa religiosa é sempre a mesma, diz que são ciúmes, inveja, intolerância, preconceito, perseguição etc.

Não é a minha estratégia ser preconceituoso com ninguém. Mas a questão é a seguinte: quem, nesse mundo, tem imunidade contra zombarias? Quem tem o direito de não se sentir ofendido com os deboches ideológicos dos outros?

Ninguém pode dizer que detém a verdade. As ideologias sejam elas quais forem são caminhos diferentes que levam ao topo da mesma montanha. Assim, naturalmente, isso é um apelo fortíssimo à mente que é amplamente tolerante. Em geral, Pensem, pensem o que quiserem. Mas pense antes no que quer falar para não ter que ouvir o que não quer. “Eduque-se”!


Esse é um propósito de vida. Existe um verdadeiro propósito para sua vida, e existe uma maneira certa e uma maneira errada de viver sua vida. As escolhas que fazemos hoje não apenas nos afetam aqui, mas também na eternidade. Por outro lado, Não importa de que modo se vive ou naquilo em que se acredite, pois o destino de todos é o pó.

MEDO DE QUÊ?




Estava conversando com uma pessoa e quando falamos de “medo”, a pessoa pelo fato de ter vivenciado algo ruim ela se sentiu ainda mais constrangida por saber que é algo absurdo e imaturo o que sente e fugiu da conversa...

É verdade que estamos vivendo com muito estresse nos dias de hoje, muita pressão e cobranças sociais e em alguns casos o “medo” tem sido uma válvula de escape, ou melhor, uma despressurização. Porém, as pessoas que se isolam por “medo”, hoje em dia, não lutam contra a realidade relacionada com a sua história de vida, e não conseguem transitar com mais confiança e serenidade. Quando perceberem que o medo limita sua vida, que traz um forte incômodo ou reduz ou retira seu lazer, prazer e alegria, terá que reconsiderar o momento de reconstruir certas vivências para se encher novamente daquilo que mais necessitamos diante da vida, que é a coragem, ousadia e autonomia das boas escolhas.

Infelizmente a grandeza das virtudes religiosas vem se apagando e surge em seu lugar a imagem da individualidade, às paixões, e divisão social mascarada pela imagem da igualdade...  De fato o medo de algumas pessoas sempre está articulado à ignorância delas diante à realidade, ou seja, vivem num vício excepcional e vergonhoso que acontece como algo natural e essencial pra eles.

Nas minhas conversas diárias, sempre uso a expressão "tenha conhecimento" ou sempre me refiro a isso, explicando alguma coisa que nos fará seguir honestamente na vida, e superar as dificuldades de realização profissional onde o homem que, sem se precipitar nem hesitar, vai tão longe quanto pode pra desvendar os segredos do poder e da sabedoria diversa... A questão é: Qualquer pessoa pode ter conhecimento?

Digo que sim, mas será preciso desafiar e vencer seus medos naturais. Qualquer pessoa pode tentar tornar-se um homem de conhecimento; mas poucos o conseguem, realmente, e isso é também é natural. Porque os inimigos do saber os sucumbem. Ninguém quer perder... Perder e Aprender nunca são o que se espera e o medo rondando à sua presença terá posto um fim à sua busca. Por exemplo: Usar de feitiços ou adivinhação para ver o resultado dos seus desejos realizados, algo que nem sempre se sabe se os objetivos finais serão alcançados. Se o propósito é falho; sua intenção é vaga. Não conseguindo, Talvez você se torne um tirano orgulhoso e enganador, ou um pobre coitado e inofensivo. Entretanto, com Jesus se vence o medo. Com Ele adquirimos a clareza do Espírito Santo que apaga o medo e nada se oculta. Porém nunca duvide disso. Pois Essa clareza que é tão fácil de obter, elimina o medo, mas cega também.

Se o homem sucumbir a esse poder Vai precipitar-se, ou vai ser impaciente ou um palhaço. E nesse estágio quase nem nota que terá perdido a batalha. Seu inimigo o terá transformado num homem cruel e caprichoso individualista. Se ceder ao medo, nunca o vencerá, porque se desviará do conhecimento e nunca mais tentará. Mas se procurar aprender durante, acabará dominando o medo. Se conseguir ver que a clareza e o poder, sem controle, são piores do que os erros, ele chegará a um ponto em que tudo está controlado. O homem que ignora até o fim de sua jornada, a saber, e quase sem perceber encontrará seu último inimigo: a velhice!

 O Homem tem estado em luta permanente, consigo e com os outros homens, na eterna tentativa de se firmar e de ser reconhecido como pessoa que busca a liberdade e capacidade de fazer escolhas e responsabilizar-se pelas consequências das escolhas certas ou erradas, para viver. Para tanto é necessário fazer escolhas o tempo todo. Mas o medo é visto como núcleo da existência humana, pois para existir o indivíduo é obrigado a fazer opções que nem sempre sabemos em que irá dar... Entretanto, existe uma maneira de encarar tudo isto.

Lembre-se de que estamos num relacionamento uns com os outros. E Deus é amor, e o amor Dele é uma via de duas mãos de direção.


"Por que o pecado (não mais) terá domínio sobre vocês, uma vez que já não estão debaixo da Lei (como escravos), mas sob a graça." (Romanos 6:14

11/09/2016

individuaçao


Não tenho pretensão de brincar com a fé de alguém, admito um pouco de ironia, mas alguns tópicos são relevantes, entretanto, os textos aqui são desenvolvidos, são importantes no processo terapêutico e merecem uma atenção especial do ponto de vista cognitivo-comportamental cristão. Não quero propagar ou denegrir a fé, embora automaticamente fica incluído um quadro clínico – seu traço psicológico – que serão abordados por quem não entende a eficácia da nossa conversão e no nosso comportamento cristão. Estamos sendo vistos por todos a todo o momento que fique claro!
Assim começo esse texto: descrevendo o conflito de uma vida ministerial:

O cara mais underground que existe é o diabo que vive panfletando convites nas ruas pra que o vejam nas igrejas tocar cover das canções celestiais com sua banda formada de instrumentistas mundanos (líderes decaídos). E uma plateia histérica que pega fogo quando rolam os festivais de ilusões ou arrecadação para seus próprios interesses...

Opa, esse evento é muito bom, com ele vou poder realizar meus sonhos de consumo e poder, pois as igrejas e seus ministros fazem uns lances maneiro e falam de assuntos muito importantes de conscientização do mundo. Mas pera aí: coisas do mundo eu aprendo no mundo e nas escolas, e na igreja, o que eu aprendo?

Caramba, estou me sentindo um velho com tantas criticas... Carl G. Jung chamaria isso de "processo de individuação", o que se realiza por volta dos quarenta anos ou mais no meu caso, quando fazemos o primeiro balanço de nossa existência.

O que significa então, que não sou suficientemente eu mesmo quando faço criticas ou quando procuro agradar a uns e outros sem os respeitar; às vezes querendo passar uma imagem ideal ou fictícia para eu ser amado, outras vezes, ser reconhecido, compreendido...

 Sinceramente, acho que talvez tenha levado a sério demais a falsa ideia de vida afetiva ou espiritual que não estava em conformidade com o que era pra ser biblicamente entendido. 

 Ok! Reconheço que a partir de ontem ou hoje... Terei um melhor conhecimento de minha individualidade e compreenderei melhor a minha sensibilidade crítica... Só que não! Lol, rsrsrsr, kkkk...

Não pretendo continuar a estar experimentando a ausência de mim mesmo tentando me encontrar ou encaixar em algum lugar supostamente bom, porque alguém disse que é, sabe se lá! Infelizmente tornamos órfãos de pais vivos. Vivendo uma solidão a dois, ou seguindo a multidão de um só pensante. Com medo de perder a riqueza celestial, ou de se envergonhando da própria pobreza estabelecida pela fé. Nem quero ser falso amigo ou irmão como a maioria o é, ou seja, sorriem com os lábios, porém chorando raivosamente com o coração. Não me imagino estar do lado de alguém ausente ou de estar longe de alguém tão perto, e de estar perto e não ser próximo também. Chega de chorar por fora, com medo de demonstrar o conhecimento que adquiri e compartilha-lo com a alegria que tenho por dentro.

Mas tudo tem saída quando se está no amor de Jesus. Ah! Porque o amor Dele é terra fértil. Onde se plantando tudo floresce e dá frutos de bondade, de paz, harmonia, respeito e alegria. E se você ainda deseja ser um bom pai, amigo, pastor, irmão, etc., e quer conduzir alguém por pastos verdejantes, ainda que sofra decepções, tropeços e derrotas, ame as pessoas como elas são e faça com que os caminhos delas sejam suavizados com paz e amor. Eis aí um bom começo de viver bem na terra. O mandamento de Deus é amar, não dominar, é acolher, não amedrontar, é cuidar, não abater, pois em meio a essa questão da submissão a Templos, denominações o que mais se vê são os exageros e o uso perverso do texto sagrado para justificar desmandos inaceitáveis. Que chorem os que não aceitam as critica que faço, pois é o amor que regula a relação afetiva que Deus tem por mim...

Seria absurdo, na perspectiva bíblica, ignorar os ensinamentos que pratico e trocar por qualquer outra coisa! Mas alguém vai dizer que sou arrogante e irresponsável.... Bem, se eu não posso criticar alguém, ninguém pode me criticar também! Simples assim!
Ao contrário de muitos, tento alertar para certas passagens das Escrituras e peço a Deus que nos dê coragem e bom senso pra falar delas. Pois todos nós sabemos que o texto bíblico é inspiração santa, mas também precisamos compreender pelo nosso entendimento para adequar alguns preceitos e pôr em prática!

Quando Jesus nos dá autoridade, antes nos ensina que devemos usa-la com a consciência de quem presta um serviço a outrem, porque, antes de tudo, a pessoa foi cativada pelo amor de Deus e não pelo mérito nosso. Onde há amor sincero, há conflitos, mas sempre são resolvidos buscando o melhor para o outro. E como disse Jesus que seria “necessário nascer de novo”. Digo a quem quiser se libertar dos modismos religiosos e suas idolatrias, que se desconstrua diante do “doutor”, “formado”, “ungido” pela sua presunção de ser o que são. Ao qual Jesus não os poupará. Mas faça sem trapaças, por favor.

E por fim acredito que todas as circunstâncias sejam elas boas ou ruins são apenas experiências. Só cabendo a você mesmo entender  tudo que acontece com você, ainda que não aceite ou concorde com outros pontos de vista, afinal, opinião, até Deus tem e as muda conforme as pessoas mudam o comportamento delas. Por exemplo, quando Deus enviou uma mensagem de julgamento para o povo do Israel antigo, ele disse: 
“Pode ser que eles deem atenção e abandonem os seus maus caminhos. Se isso acontecer, então eu mudarei de ideia a respeito da desgraça que estou planejando fazer cair sobre eles por causa das suas más ações.” — Jeremias 26:3, 

Mas se Deus é por nós, quem será contra?




fotos

tom caet